No final de 1899, a Laurin & Klement apresentou as suas primeiras viaturas motorizadas equipadas com motores monocilíndricos projetados internamente, o que significa que ao longo dos últimos 125 anos, o fabricante automóvel sediado em Mladá Boleslav produziu 15 milhões de motores, consolidando-se como um dos fabricantes de sistemas de motorização com maior tradição no mundo.
E a Škoda Auto assinala este marco histórico com a produção do motor número cinco milhões da série EA 211 lembrando que a marca Škoda Auto é responsável pelo desenvolvimento de motores a gasolina até 1.6 litros para todo o Grupo Volkswagen.
Motores têm sido desenvolvidos e fabricados em Mladá Boleslav há 125 anos, tornando a Škoda num dos fabricantes com maior tradição no mundo. A empresa está a celebrar este marco significativo com a produção do motor número cinco milhões da série EA 211. Desde 1899, foram fabricados mais de 15 milhões de motores, incluindo unidades tecnicamente inovadoras, como o primeiro motor de oito cilindros em linha da Europa Central (1907); motores com bloco de alumínio fundido sob pressão na classe de um litro (1964); e os modernos sistemas de propulsão MPI e TSI. A experiência da Škoda na produção de motores é ainda reforçada pela decisão do Grupo Volkswagen de confiar à marca o desenvolvimento de motores a gasolina até 1.6 litros para todo o Grupo.
"A tradição da Škoda Auto no desenvolvimento e produção de motores, começou há 125 anos e é demonstrada pelo impressionante marco de 15 milhões de motores fabricados até agora em Mladá Boleslav. Estamos a celebrar este feito com a produção do motor número cinco milhões da série EA211, utilizado em vários veículos do Grupo Volkswagen na Europa e no dinâmico mercado em crescimento da Índia. Agradeço a toda a equipa por esta conquista notável, que destaca a experiência da Škoda na produção de sistemas de motorização dentro do Grupo Volkswagen."
Andreas Dick, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para Produção e Logística
Marcos históricos: das motorizadas e motores para aeronaves aos V8 automóveis
Apenas quatro anos após a fundação da Laurin & Klement em 1895, a gama de bicicletas Slavia foi ampliada com a inclusão de um motor a gasolina auxiliar, seguido pouco depois pela primeira motorizada Slavia Type A em 1899. Esta motorizada era equipada com um motor monocilíndrico projetado internamente, com 1,25 cv de potência, marcando o início da tradição de 125 anos na produção de motores em Mladá Boleslav.
Em 1904, o L&K Type CCCC tornou-se a primeira motorizada do mundo equipada com um motor de quatro cilindros em linha. No ano seguinte, um motor de combustão - um V-twin de quatro tempos, arrefecido a líquido, com um litro de capacidade - foi instalado no primeiro automóvel da Laurin & Klement, o Voiturette A. Em 1907, a Laurin & Klement apresentou o FF, o primeiro motor de oito cilindros em linha do seu género na Europa Central, seguido pela produção do motor para aeronaves L&K Type EL em 1910.
Em 1929, já sob a marca Škoda, iniciou-se a produção em grande escala em Mladá Boleslav. O portfólio de motores da época incluía motores fiáveis de quatro cilindros com um litro de capacidade, bem como unidades de seis e oito cilindros em linha e motores a diesel. Um marco particularmente significativo para o desenvolvimento e produção de motores em Mladá Boleslav, foi a introdução de blocos de motor em alumínio fundido sob pressão, para o Škoda 1000MB em 1964. Esta patente original checa foi inovadora para a sua época. Atualmente, a técnica de fundição sob pressão de alumínio continua a ser utilizada nos mais recentes motores da série EA 211.
Cinco milhões de motores EA 211: o papel vital da Škoda dentro do Grupo Volkswagen
Em 1991, a Škoda integrou o Grupo Volkswagen e começou a fornecer motores a outras marcas do Grupo apenas seis anos depois. A capacidade de a empresa em desenvolver motores potentes, eficientes e tecnologicamente avançados, aliada à elevada precisão na produção em grande escala, foi destacada em 2012 com o início da produção de motores EA 211, começando com o então novo 1.0 MPI. Subsequentemente, a Škoda assumiu total responsabilidade pelo desenvolvimento dos motores MPI para todo o Grupo Volkswagen e, em 2014, inaugurou um centro de motores ultramoderno, que inclui instalações avançadas de testes capazes de lidar com motores com potências até 400 kW.
Em março de 2023, o Grupo Volkswagen decidiu transferir gradualmente para a Škoda a responsabilidade por toda a série de motores EA211. Com foco na eficiência, economia e conformidade com os novos padrões de emissões através de soluções técnicas inovadoras, a empresa desenvolve agora motores de combustão para 50 gamas de modelos de sete marcas do Grupo Volkswagen. Estes incluem os motores 1.0 MPI, 1.6 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI (PHEV) e 1.5 TSI.
Recentemente, o fabricante automóvel checo celebrou também a produção do seu sistema de bateria número 1.000.000.
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