top of page
Foto do escritorRedação Europa

60º aniversário da fábrica do Tramagal festejado com lançamento da versão totalmente elétrica da gama Canter


60º aniversário da fábrica do Tramagal festejado com lançamento da versão totalmente elétrica da gama Canter

A Fuso eCanter, geração totalmente elétrica da gama Canter, está a ser o protagonista de um roadshow por todo o País, por ocasião do lançamento no nosso mercado. Esta iniciativa ganha especial simbolismo num ano em que a fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada no Tramagal, está a assinalar o seu 60º aniversário.


A Fuso eCanter pode ser vista nos concessionários da marca de norte a sul do país, onde estará presente em várias versões para test-drive. Será a oportunidade para conhecer aquele que é o primeiro veículo elétrico produzido em Portugal e que chega ao nosso mercado com mais de 20 versões, incluindo 4 opções de pesos brutos, 2 tipos de cabine, 6 distâncias entre eixos, 3 tipos de bateria e 2 níveis de potência.


Trata-se da gama mais completa de sempre de um modelo que faz parte da história do transporte/distribuição em Portugal. Lançado pela primeira vez no nosso país há 52 anos, a Fuso Canter já vendeu mais de 82 000 unidades a nível nacional, existindo mais de 15 000 em circulação. Atualmente, a Canter é líder da sua classe em Portugal, com cerca de 30% do mercado.


Gama diversificada

A eCanter oferece uma escolha de seis distâncias entre eixos (entre os 2500 e os 4750 mm) e opções de peso bruto admissível entre as 4,15 e as 8,55 toneladas. Ao nível do motor elétrico,são disponibilizadas unidades de 150 cv (variantes com peso bruto de 4,15 a 6 toneladas) ou 175 cv (de 7,49 e 8,55 toneladas).


Consoante a distância entre eixos, estão disponíveis baterias com três níveis de capacidade distintas: S, M e L. Estas baterias utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), que se caracterizam por uma longa vida útil e maior eficiência na energia utilizável, para o que contribui fortemente uma unidade motriz totalmente instalada no eixo traseiro, simplificando a cadeia cinemática. A bateria da variante S apresenta uma capacidade nominal de 41,3 kWh e permite uma autonomia de até 70 km, enquanto a opção M ascende aos 82,6 kWh, com autonomia até 140 km. Por último, a variante L oferece uma capacidade nominal de 123,9 kWh e uma autonomia de 200 km, um valor claramente acima da distância habitualmente percorrida nos circuitos de distribuição ligeira.


A unidade de carregamento suporta tanto corrente alternada (CA) como corrente contínua (CC).

O Sistema Combinado de Carregamento CCS é o padrão, sendo as operações de carregamento possíveis com uma potência de até 104 kW. O carregamento rápido CC (dos 20 até aos 80%) faz-se em aproximadamente 24 minutos (S), 26 minutos (M) ou 39 minutos (L). Já o carregamento CA (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, também em função da bateria.


Em Portugal, os preços começam nos 66 000€ da versão 4S15e com bateria S, indo até aos 126 500€ da 9C18e equipada com a bateria L, de maior capacidade.


Roadshow eCanter – locais e datas

• 4-14 abril: Autocávado, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo

• 15-21 abril: Filinto Mota, Maia

• 22 abril-5 maio: Auto Reno, Paços de Ferreira

• 6-15 maio, CAM, Rio Tinto

• 16-26 maio: Rolcar, Vila Nova de Gaia

• 27 maio-5 junho, MCoutinho, Marco Canaveses e Vila Real

• 6-16 junho, Corvauto, Aveiro

• 19-28 junho, Carby, Faro e Portimã

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Pottenza Global Consulting
bottom of page