A Fuso eCanter, geração totalmente elétrica da gama Canter, está a ser o protagonista de um roadshow por todo o País, por ocasião do lançamento no nosso mercado. Esta iniciativa ganha especial simbolismo num ano em que a fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada no Tramagal, está a assinalar o seu 60º aniversário.
A Fuso eCanter pode ser vista nos concessionários da marca de norte a sul do país, onde estará presente em várias versões para test-drive. Será a oportunidade para conhecer aquele que é o primeiro veículo elétrico produzido em Portugal e que chega ao nosso mercado com mais de 20 versões, incluindo 4 opções de pesos brutos, 2 tipos de cabine, 6 distâncias entre eixos, 3 tipos de bateria e 2 níveis de potência.
Trata-se da gama mais completa de sempre de um modelo que faz parte da história do transporte/distribuição em Portugal. Lançado pela primeira vez no nosso país há 52 anos, a Fuso Canter já vendeu mais de 82 000 unidades a nível nacional, existindo mais de 15 000 em circulação. Atualmente, a Canter é líder da sua classe em Portugal, com cerca de 30% do mercado.
Gama diversificada
A eCanter oferece uma escolha de seis distâncias entre eixos (entre os 2500 e os 4750 mm) e opções de peso bruto admissível entre as 4,15 e as 8,55 toneladas. Ao nível do motor elétrico,são disponibilizadas unidades de 150 cv (variantes com peso bruto de 4,15 a 6 toneladas) ou 175 cv (de 7,49 e 8,55 toneladas).
Consoante a distância entre eixos, estão disponíveis baterias com três níveis de capacidade distintas: S, M e L. Estas baterias utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), que se caracterizam por uma longa vida útil e maior eficiência na energia utilizável, para o que contribui fortemente uma unidade motriz totalmente instalada no eixo traseiro, simplificando a cadeia cinemática. A bateria da variante S apresenta uma capacidade nominal de 41,3 kWh e permite uma autonomia de até 70 km, enquanto a opção M ascende aos 82,6 kWh, com autonomia até 140 km. Por último, a variante L oferece uma capacidade nominal de 123,9 kWh e uma autonomia de 200 km, um valor claramente acima da distância habitualmente percorrida nos circuitos de distribuição ligeira.
A unidade de carregamento suporta tanto corrente alternada (CA) como corrente contínua (CC).
O Sistema Combinado de Carregamento CCS é o padrão, sendo as operações de carregamento possíveis com uma potência de até 104 kW. O carregamento rápido CC (dos 20 até aos 80%) faz-se em aproximadamente 24 minutos (S), 26 minutos (M) ou 39 minutos (L). Já o carregamento CA (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, também em função da bateria.
Em Portugal, os preços começam nos 66 000€ da versão 4S15e com bateria S, indo até aos 126 500€ da 9C18e equipada com a bateria L, de maior capacidade.
Roadshow eCanter – locais e datas
• 4-14 abril: Autocávado, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo
• 15-21 abril: Filinto Mota, Maia
• 22 abril-5 maio: Auto Reno, Paços de Ferreira
• 6-15 maio, CAM, Rio Tinto
• 16-26 maio: Rolcar, Vila Nova de Gaia
• 27 maio-5 junho, MCoutinho, Marco Canaveses e Vila Real
• 6-16 junho, Corvauto, Aveiro
• 19-28 junho, Carby, Faro e Portimã
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