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A abordagem da Mazda em relação a um futuro livre de acidentes

A abordagem da Mazda em relação a um futuro livre de acidentes

À medida que os automóveis se tornam cada vez mais baseados em software, os indicadores de compra tradicionais, como, por exemplo, a capacidade de aceleração, estão a começar a ser substituídos por outros indicadores mais direcionados para o conforto, e, principalmente, a segurança, ocupam as posições cimeiras quando se trata de considerar a compra de um veículo novo.


No caso da Mazda, tal situação coloca um desafio interessante. Como é que se concebe um automóvel tão seguro quanto possível, sem deixar de proporcionar prazer de condução? E para levar as coisas ainda mais longe, tal como a Mazda tem feito com a sua filosofia de segurança proactiva, como utilizar a tecnologia para criar uma sociedade automóvel isenta de acidentes e mais capacitada para os condutores?


Takahiro Tochioka, Director do Programa de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) no Departamento de Planeamento Estratégico de Desenvolvimento da Mazda, explica que o objectivo de mitigação de riscos tem uma abordagem humana.

“Oferecemos tecnologia de segurança automóvel que lhes permite desfrutar da condução do carro sem que isso os atrapalhe”.
A abordagem da Mazda em relação a um futuro livre de acidentes

Presentemente conhecida mais formalmente como Mazda Proactive Safety, esta perspectiva constitui a pedra angular deste departamento de investigação e desenvolvimento da Mazda, após ter sido inicialmente introduzida no início da década de 2010. Foi aqui que a Mazda duplicou a aposta na criação de funções de segurança inovadoras.


Com um renovado enfoque no hardware do automóvel, tudo - desde a posição do banco do condutor até ao campo de visão - foi meticulosamente examinado e, se necessário, sujeito a um novo exame mais alargado dos chassis dos veículos, para aumentar o desempenho de segurança dos mesmos. Seguiu-se uma segunda fase, mais centrada no software e na tecnologia. Já fortemente empenhada em medidas de segurança reforçadas, a Mazda pretendeu passar ao patamar seguinte e começou a trabalhar em caraterísticas ainda mais avançadas. O culminar deste processo foi o desenvolvimento de um conjunto de tecnologias de segurança denominado i-Activsense - incluindo radares de ondas milimétricas, câmaras, avisos de saídas involuntárias das faixas de rodagem e comutação automática dos faróis - concebido para ajudar o condutor a estar consciente de possíveis riscos de segurança rodoviária diante do automóvel.


“Colocamos sempre o condutor em primeiro lugar.” – Takahiro Tochioka

A abordagem da Mazda em relação a um futuro livre de acidentes

Presentemente, prosseguindo o seu objectivo de registar, até 2040, zero acidentes fatais causados pelos seus automóveis novos, a Mazda deu novo passo em frente com a introdução do Mazda Co-Pilot Concept. Tal como a sua denominação sugere, trata-se de uma abordagem de segurança ainda mais avançada que actua como se o condutor contasse com uma ajuda extra, ou um par de “olhos bondosos”, como descreve a Mazda, de um Co-Piloto sentado ao seu lado, com a tarefa de supervisionar o que se passa no interior do automóvel e as próprias condições do condutor.


“Estamos agora em posição de poder inovar ainda mais e criar algo revolucionário.” – Koichi Kojima

Kojima, também ele Director do Programa ADAS/AD na Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Controlo Integrado, explica como tudo começou.

“Por exemplo, no Japão, enquanto o número total de acidentes rodoviários graves tem vindo a diminuir graças ao avanço das tecnologias de segurança, os acidentes causados por doença súbita do condutor têm vindo a aumentar”, sublinha. “Isto levou-nos a criar medidas de segurança mais avançadas.”
A abordagem da Mazda em relação a um futuro livre de acidentes

Através deste sistema Mazda Co-Pilot Concept, a Mazda aperfeiçoou o Cruising & Driving Support (CTS) com o Unresponsive Driver Support.

“O automóvel monitoriza constantemente o estado do condutor através de uma pequena câmara instalada no painel de bordo. Quando detecta que o condutor tem os olhos fechados ou está distraído, ou quando as mãos do condutor não estão no volante, alerta-o sob a forma de travagem háptica ou de orientação por voz, antes de imobilizar a viatura. Nessa altura, faz também uma chamada de emergência e destranca as portas para uma eventual operação de socorro ao condutor.”

Foco no Mazda CX-80

O recém-lançado Mazda CX-80 vem equipado de série com um vasto conjunto de funções de segurança, nomeadamente, a avançada tecnologia de segurança i-Activsense da Mazda, na qual se incluem sistemas como o Road Keep Assist (Assistência à Manutenção na Estrada), que fornece alertas e assistência caso detecte que o veículo se desvia da estrada, o Blind Spot Monitoring (Monitorização do Ângulo Morto), nas mudanças de faixas de rodagem, e um Monitor 360° with See-Through View (Visibilidade Transparente).


Como explica Koichi Kojima, a tecnologia Cruising & Driving Support (CTS) with Unresponsive Driver Support (Apoio à Velocidade de Cruzeiro e à Condução com Apoio a um Condutor Quem Não Responde) está agora integrado no novo Mazda CX-80. Como testemunho dos esforços de Investigação e Desenvolvimento em matéria de segurança rodoviária da Mazda, esta avançada funcionalidade de segurança exigiu um trabalho conjunto com as autoridades governamentais para a sua implementação em segurança.


“Para podermos integrar este tipo de tecnologia, tivemos de trabalhar em estreita colaboração com as autoridades relevantes, de forma a garantir que a nossa inovação não violava as leis ou as regulamentações inerentes, ao mesmo tempo que melhorávamos a segurança rodoviária para os condutores e ocupantes”, refere Kojima.
“O automóvel monitoriza constantemente o estado do condutor.”  - Koichi Kojima
A abordagem da Mazda em relação a um futuro livre de acidentes

Este mais recente desenvolvimento de tecnologias de segurança da Mazda constitui uma vantagem inestimável, mas o legado que deixa é o facto de Kojima e a sua equipa terem desenvolvido internamente todos os elementos tecnológicos a partir do zero. Por outras palavras, toda a informação acumulada ao longo do processo de desenvolvimento está solidamente preservada nos laboratórios de I&D da Mazda.


“Temos um conhecimento total do nosso próprio sistema, com toda a informação e experiência internas partilhadas por toda a equipa”, sublinha Kojima. “Estamos agora em posição de poder inovar ainda mais e criar algo revolucionário para o futuro.”

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