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A Dacia com mais de 1 milhão de automóveis equipados com GPL

A Dacia com mais de 1 milhão de automóveis equipados com GPL

A Dacia acaba de informar que ultrapassou 1 milhão de unidades com o combustível GPL distribuídos por toda a sua gama - Sandero, Sandero Stepway, Logan, Duster e Jogger.


Os números são somados desde 2010, e no final de julho de 2024, a Dacia era líder no mercado europeu de GPL, com uma quota de 67%, e com quase 40% dos clientes da marca a optarem por automóveis a GPL.

A Dacia com mais de 1 milhão de automóveis equipados com GPL

Também em Portugal, a Dacia é a líder de vendas incontestada no segmento dos automóveis movidos a Bi-Fuel (GPL+Gasolina), com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel a ser responsável por mais de 65% das vendas dos modelos Sandero, Sandero Stepway Jogger e Duster.


O sistema bicombustível, que passou a chamar-se ECO-G 100, em 2020, fornece até 170 Nm de binário a partir das 2.000 rpm e é mais potente do que a versão a gasolina (com mais 10 cv e mais 10 Nm), consome menos 10% e emite menos 10% de CO2. A sua pegada de carbono é menor e liberta menos 90% de partículas finas.


A Dacia com mais de 1 milhão de automóveis equipados com GPL

Há 14 anos que a Dacia testa e aperfeiçoa a tecnologia do grupo propulsor ECO-G100. Esta é incorporada de fábrica nos seus automóveis e é tão robusta e fiável como um motor a gasolina.


Os automóveis são concebidos e construídos para funcionar a GPL e o depósito está situado no compartimento onde se encontra a roda sobresselente nos outros automóveis, pelo que não ocupa espaço no depósito de gasolina ou na bagageira. Os modelos a GPL têm as mesmas garantias de, 3 anos ou 100.000 quilómetros, de todos os outros automóveis da gama Dacia.


O grupo propulsor ECO-G 100 é acessível na aquisição e económico na utilização O GPL é um dos combustíveis mais baratos do mercado: custando até 40% menos do que a gasolina sem chumbo 95, por exemplo, poupando cerca de 40 euros de cada vez que enche o depósito.


A Dacia com mais de 1 milhão de automóveis equipados com GPL

Esta tecnologia permite ainda aos proprietários beneficiarem de benefícios fiscais (menos penalizações ambientais, reconversão do IVA, isenções totais ou parciais do imposto de registo em função do país e do tipo de cliente).


Um automóvel bicombustível a gasolina e a GPL funciona igualmente bem com qualquer um dos combustíveis. Tem dois depósitos separados, cada um com cerca de 50 litros, consoante o modelo. E é simples de utilizar: o condutor pode mudar manualmente de um para o outro, ou o automóvel pode mudar automaticamente para a gasolina quando o depósito de GPL estiver vazio.


O grupo propulsor ECO-G 100 tem uma autonomia recorde de até 1.500 km e em Portugal o publico nacional vem aproveitando esta autonomia, sendo a Dacia líder de vendas incontestada no segmento dos automóveis movidos a Bi-Fuel (GPL+Gasolina), com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel a ser responsável por mais de 65% das vendas globais da marca: 65% do Sandero, 90% do Jogger e 70% do novo Duster.

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