A Dacia acaba de informar que ultrapassou 1 milhão de unidades com o combustível GPL distribuídos por toda a sua gama - Sandero, Sandero Stepway, Logan, Duster e Jogger.
Os números são somados desde 2010, e no final de julho de 2024, a Dacia era líder no mercado europeu de GPL, com uma quota de 67%, e com quase 40% dos clientes da marca a optarem por automóveis a GPL.
Também em Portugal, a Dacia é a líder de vendas incontestada no segmento dos automóveis movidos a Bi-Fuel (GPL+Gasolina), com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel a ser responsável por mais de 65% das vendas dos modelos Sandero, Sandero Stepway Jogger e Duster.
O sistema bicombustível, que passou a chamar-se ECO-G 100, em 2020, fornece até 170 Nm de binário a partir das 2.000 rpm e é mais potente do que a versão a gasolina (com mais 10 cv e mais 10 Nm), consome menos 10% e emite menos 10% de CO2. A sua pegada de carbono é menor e liberta menos 90% de partículas finas.
Há 14 anos que a Dacia testa e aperfeiçoa a tecnologia do grupo propulsor ECO-G100. Esta é incorporada de fábrica nos seus automóveis e é tão robusta e fiável como um motor a gasolina.
Os automóveis são concebidos e construídos para funcionar a GPL e o depósito está situado no compartimento onde se encontra a roda sobresselente nos outros automóveis, pelo que não ocupa espaço no depósito de gasolina ou na bagageira. Os modelos a GPL têm as mesmas garantias de, 3 anos ou 100.000 quilómetros, de todos os outros automóveis da gama Dacia.
O grupo propulsor ECO-G 100 é acessível na aquisição e económico na utilização O GPL é um dos combustíveis mais baratos do mercado: custando até 40% menos do que a gasolina sem chumbo 95, por exemplo, poupando cerca de 40 euros de cada vez que enche o depósito.
Esta tecnologia permite ainda aos proprietários beneficiarem de benefícios fiscais (menos penalizações ambientais, reconversão do IVA, isenções totais ou parciais do imposto de registo em função do país e do tipo de cliente).
Um automóvel bicombustível a gasolina e a GPL funciona igualmente bem com qualquer um dos combustíveis. Tem dois depósitos separados, cada um com cerca de 50 litros, consoante o modelo. E é simples de utilizar: o condutor pode mudar manualmente de um para o outro, ou o automóvel pode mudar automaticamente para a gasolina quando o depósito de GPL estiver vazio.
O grupo propulsor ECO-G 100 tem uma autonomia recorde de até 1.500 km e em Portugal o publico nacional vem aproveitando esta autonomia, sendo a Dacia líder de vendas incontestada no segmento dos automóveis movidos a Bi-Fuel (GPL+Gasolina), com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel a ser responsável por mais de 65% das vendas globais da marca: 65% do Sandero, 90% do Jogger e 70% do novo Duster.
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