top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

A importância dos carregadores rápidos no apoio à adoção de veículos elétricos

A importância dos carregadores rápidos no apoio à adoção de veículos elétricos

Os carregadores rápidos permitem a recarga rápida de veículos elétricos a bateria (BEVs) e são essenciais para apoiar as viagens de longa distância com BEV e aliviar a chamada “ansiedade de autonomia”.


À medida que a UE regista um aumento na adoção de BEV, a disponibilidade e a colocação estratégica de carregadores rápidos públicos ao longo das autoestradas e principais estradas tornam-se cada vez mais essenciais.


Atualmente, existem aproximadamente 3 milhões de BEV nas estradas da União Europeia (EU), estando disponíveis cerca de 75 000 carregadores rápidos públicos. Isto traduz-se numa proporção de aproximadamente 30 BEVs para cada carregador rápido. Ao contar com os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) – que também dependem da mesma infraestrutura de carregamento – este rácio sobe para cerca de 52 automóveis por carregador rápido.


À medida que o número de automóveis eléctricos continua a crescer, a expansão da rede de carregadores rápidos será vital para satisfazer as crescentes exigências dos utilizadores de veículos eléctricos.


“Precisamos da adoção em massa de carros elétricos em todos os países da UE para atingir as ambiciosas metas de redução de CO2 da Europa”, afirmou a Diretora Geral da ACEA, Sigrid de Vries. “Isto não acontecerá sem a disponibilidade generalizada de infraestruturas de carregamento público rápidas e convenientes em toda a região. Os carregadores rápidos são essenciais para a transição para a mobilidade com emissões zero.”

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page