A fabricante Solaris fornecerá quatro autocarros Urbino alimentados a hidrogénio e com 12 metros. A empresa que iráoperar os veículos é a Artois Mobilités para a rede de transporte TADAO no norte de França. O contrato será concluído no início de 2025.
A oferta da Solaris Bus & Coach foi selecionada num concurso lançado pela autoridade de transportes públicos Artois Mobilités em colaboração com o Grupo Transdev e o escritório central francês de compras para transportes públicos CATP (Centrale d'Achat du Transport Public). A encomenda inclui quatro Solaris Urbino 12 a hidrogénio. Os autocarros serão entregues e integrados na frota da transportadora no início de 2025. O novo pedido está alinhado com as orientações estratégicas para a transformação ambiental do aglomerado, em particular a descarbonização dos transportes públicos.
"Existem uma série de argumentos a favor do hidrogénio. Em primeiro lugar, é absolutamente isento de emissões durante a operação. Além disso, existem vantagens significativas, tais como longas autonomias, um processo de reabastecimento rápido, flexibilidade na gestão de uma frota de veículos a hidrogénio e uma viagem distintamente tranquila. Felicito a Artois Mobilités por esta decisão e aguardo com expectativa a nossa cooperação", afirmou Brice Bonavia, Diretor da Solaris France.
As células de combustível de última geração com uma potência total de 70 kW serão montadas no teto do Solaris Urbino 12 a hidrogénio. Os autocarros serão equipados com baterias de tração Solaris High Power, que suportam a célula de combustível durante os picos de procura de energia elétrica. O hidrogénio Urbino encomendado contará com ar condicionado de alta eficiência através de uma bomba de calor. Os autocarros da Artois Mobilités serão adicionalmente equipados com o sistema de monitorização e gestão remota de frotas eSConnect. De acordo com a mais recente regulamentação, os autocarros cumprirão as normas GSR2, incluindo um sistema que informa a presença dos utentes e passageiros no ângulo morto do veículo.
O fabricante disponibiliza autocarros a hidrogênio em dois comprimentos, 12 e 18 metros. Estas soluções de última geração para os transportes públicos já foram implementadas em 25 cidades de toda a Europa. Mais de 220 autocarros a hidrogénio Solaris Urbino transportam passageiros em cidades como Barcelona, Bratislava, Frankfurt, Madrid, Poznan e Veneza. De referir que o fabricante está em processo de conclusão de uma encomenda de 22 autocarros a hidrogénio para a Île-de-France Mobilités.
Comments