A Suzuki Motor Corporation (Suzuki) e a Toyota Motor Corporation (Toyota) decidiram reforçar ainda mais a colaboração no fornecimento de um modelo SUV elétrico a bateria (BEV) desenvolvido pela Suzuki para a Toyota. Este novo modelo está programado para ser fabricado na Suzuki Motor Gujarat, na Índia, a partir da primavera de 2025.
As atividades da Suzuki e da Toyota têm as suas raízes em Enshu - a parte ocidental da província de Shizuoka no Japão - e ambas as empresas aceitaram o desafio de mudar as suas atividades de teares para automóveis. Desde que o Presidente da Suzuki (atual Conselheiro Sénior), Osamu Suzuki, e o Presidente da Toyota (atual Chairman), Akio Toyoda, começaram a explorar parcerias comerciais em 2016, ambas as empresas envolveram-se numa ampla colaboração, com o objetivo de proporcionar às pessoas liberdade de movimento e prazer de condução. Os domínios de colaboração são diversos e incluem a produção e o fornecimento mútuo de veículos, bem como a disseminação de veículos eletrificados. Como resultado, o lançamento no mercado de veículos em colaboração expandiu-se para o Japão, Índia, Europa, África e Médio Oriente.
O novo modelo foi concebido exclusivamente como um BEV e a unidade BEV e a plataforma adotada para este SUV foram desenvolvidas em conjunto pela Suzuki, Toyota e Daihatsu Motor Corporation, utilizando os pontos fortes de cada empresa.
Comentário do Presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki
“A Suzuki vai fornecer o nosso primeiro BEV à Toyota a nível mundial. Estou grato pelo facto de a colaboração entre as duas empresas se ter aprofundado desta forma. Enquanto continuamos a ser concorrentes, vamos aprofundar as nossas colaborações para resolver questões sociais, incluindo a realização de uma sociedade neutra em carbono através de um caminho com a abordagem multi-tecnologias”
Comentário do Presidente da Toyota, Koji Sato
“Ao tirar partido da unidade e da plataforma BEV que desenvolvemos em conjunto, daremos um novo passo na nossa colaboração no domínio dos veículos eletrificados. Isto permitir-nos-á oferecer aos clientes de todo o mundo várias opções que contribuem para uma sociedade neutra em carbono. Gostaríamos de aprender com os pontos fortes de cada um, competir e desenvolver esforços conjuntos com base num caminho com a abordagem multi-tecnologias”.
Comentários