
O Relatório Económico e de Mercado da ACEA fornece dados sobre as vendas, produção e comércio de veículos na Europa e no mundo.
Após um período de estagnação prolongada, a economia da UE regressou ao crescimento em 2024 e prevê-se que o PIB acelere para 1,5% em 2025.
A trajetória desinflacionista que começou no final de 2022 na UE continuou e diminuiu ainda mais para 2,6% em 2024.
Prevê-se que a taxa de desemprego diminua, atingindo os 5,9% na UE em 2025, contra os 6,1% em 2024.
Registos de carros
Em 2024, as vendas globais de automóveis atingiram 74,6 milhões de unidades, marcando um aumento de 2,5% em relação a 2023. Particularmente na Europa (EU) o setor cresceu 0,8% em 2024, com as vendas totais a atingirem 10,6 milhões de unidades.
Já na América do Norteas vendas mantiveram-se resilientes em 2024, com a região a registar um crescimento de 3,8%.
Um olhar para os mercados asiáticos revela vendas no Japão a diminuírem 7% em 2024, enquanto a Coreia do Sul registou uma diminuição de 5,1%.
Com uma forte recuperação no último trimestre de 2024, as vendas de automóveis chineses atingiram quase 23 milhões de unidades, representando 31% das vendas globais de automóveis.
Produção de automóveis
Em 2024, o fabrico global de automóveis totalizou 75,5 milhões de unidades.
A produção automóvel da UE caiu 6,2%, uma vez que a confiança da indústria permaneceu notavelmente mais fraca do que noutros sectores industriais europeus.
Na América do Norte, a produção também diminuiu para 3,2%, resultando em 11,4 milhões de automóveis produzidos no ano passado.
A produção automóvel sul-americana aumentou 1,7% face a 2023, impulsionada pelo Brasil, que registou um aumento de 6,3%, produzindo cerca de 1,9 milhões de automóveis.
A China, que registou um aumento robusto de 5,2%, solidifica ainda mais a sua posição como o maior produtor mundial de automóveis, com uma quota de mercado de 35,4%, enquanto a produção no Japão e na Coreia do Sul diminuiu 8,6% e 1,2%, respetivamente.
Importações e Exportações
Apesar das diminuições nas importações e exportações, tanto em valor como em volume, a UE manteve um excedente comercial superior a 81 mil milhões de euros em 2024, embora isto representasse uma diminuição de 5,9% em comparação com 2023.
Em 2024, a China manteve a sua posição como principal origem de importações de automóveis novos da UE em termos de valor, reivindicando uma quota de mercado de 17,2%.
Embora os Estados Unidos tenham continuado a ser o parceiro comercial número um em 2024, o valor das exportações de automóveis fabricados na UE para os EUA caiu 4,6%.
Os EUA e o Reino Unido representam, em conjunto, quase metade do valor das exportações de automóveis novos da UE. Em termos de volumes de exportação, registou-se um declínio generalizado nos principais destinos da UE.
Registos de veículos comerciais
Em 2024, a América do Norte liderou com um aumento de 1,7% nas vendas em relação a 2023, atingindo 4 milhões de unidades e representando uma quota de mercado de 30%.
As vendas de novas carrinhas na UE também aumentaram 8,3%, tal como o segmento dos autocarros (+9,2%). Em contraste, os novos registos de camiões na UE diminuíram 6,3% em 2024, totalizando 327.896 unidades.
No ano passado, o gasóleo continuou a ser a escolha preferida dos novos compradores de veículos comerciais na UE.
Produção de veículos comerciais
A produção global de carrinhas diminuiu 4,6%. A América foi a única região que viu a sua produção aumentar no ano passado.
Em 2024, a produção global de camiões diminuiu 8,3%, contrastando com o aumento de 37,1% na América do Sul, particularmente o Brasil.
A produção mundial de autocarros no ano passado atingiu as 362.005 unidades, um aumento de 10,3% face a 2023.
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