A Air India, propriedade do Grupo Tata, divulgou oficialmente as encomendas anteriormente feitas para 10 aviões de fuselagem larga A350 e 90 aviões da família A320 de corredor único. Além disso, selecionou o Flight Hour Services-Component (FHS-C) da Airbus para a sua crescente frota de A350.
O último pedido de aeronaves, que já está incluído na carteira de encomendas de 2024 da Airbus, junta-se às 40 aeronaves da família A350 e 210 da família A320 encomendadas pela Air India em 2023. A carteira total de encomendas da Air India para aeronaves Airbus é agora de 344, com seis A350-900.
O pacote de serviços FHS-C ajudará a otimizar o desempenho e a fiabilidade da crescente frota de A350 da Air India. Este contrato confirma a posição da Airbus como o maior fornecedor de serviços de manutenção do A350 com potência horária no mundo.
As encomendas de aeronaves e serviços fazem parte do programa contínuo de modernização da frota da Air India.
Natarajan Chandrasekaran, presidente da Tata Sons e da Air India, afirmou: “Com o crescimento de passageiros da Índia a ultrapassar o resto do mundo, a sua infraestrutura a melhorar significativamente e uma população jovem aspirante cada vez mais globalizada, vemos um argumento claro para a Air India expandir a sua frota futura para além das encomendas firmes de 470 aeronaves feitas no ano passado. Estas 100 aeronaves Airbus adicionais ajudarão a posicionar a Air India no caminho para um maior crescimento e contribuirão para a nossa missão de transformar a Air India numa companhia aérea de classe mundial que liga a Índia a todos os cantos do mundo”.
“Tendo testemunhado pessoalmente o crescimento formidável do setor da aviação indiano nos últimos meses, estou feliz por ver a Air India renovar a sua confiança na Airbus com esta encomenda adicional para a nossa família A320 e aviões A350”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus. “Através desta parceria contínua, estamos empenhados em apoiar o sucesso do plano de transformação “Vihaan.AI” da Air India sob a visão e liderança da Tata.”
A Air India iniciou as suas operações com o A350 em janeiro de 2024. Isto marcou a entrada em serviço desta aeronave widebody da Airbus no mercado indiano.
O A350 é a aeronave widebody mais moderna e eficiente do mundo e líder de longo alcance na categoria de 300 a 410 lugares, voando eficientemente em qualquer setor, desde rotas de curta distância a rotas de ultralonga distância até 9.700 milhas náuticas. O seu design limpo inclui tecnologias de ponta, aerodinâmica, materiais leves e motores de última geração que, em conjunto, oferecem 25% de vantagem no consumo de combustível, custos operacionais e emissões de CO₂, bem como 50% de redução de ruído em comparação com a anterior geração do concorrente.
Já o A321neo é o maior membro da família A320neo, a mais vendida da Airbus. Incorpora motores de nova geração e Sharklets, o A321neo traz uma redução de ruído de 50% e mais de 20% de economia de combustível e redução de CO₂ em comparação com as aeronaves de corredor único da geração anterior, ao mesmo tempo que maximiza o conforto dos passageiros.
O Airbus Flight Hour Services (FHS) é um serviço abrangente de material e manutenção baseado num pagamento contratual de taxa horária fixa. A FHS-C fornecerá à Air India serviços de componentes totalmente integrados, incluindo stock de peças no local, em Deli. Também proporcionará à companhia aérea acesso a conjuntos regionais mutualizados de peças sobressalentes da Airbus, bem como serviços de reparação e engenharia para uma vasta gama de peças substituíveis. Os níveis de serviço garantidos e a experiência em engenharia de componentes da FHS-C permitirão à Air India beneficiar da disponibilidade maximizada da aeronave e da poupança de custos de manutenção operacional.
Comments