
A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) emitiu o Certificado de Tipo para o Airbus A321XLR equipado com motores Pratt & Whitney GTF™. Isto segue-se à certificação do A321XLR com motor CFM LEAP-1A em julho de 2024 e abre caminho para que a primeira aeronave do cliente com motores Pratt & Whitney entre ao serviço ainda este ano.
Christian Scherer, CEO de aviões comerciais da Airbus, afirmou:
“O A321XLR já demonstra a sua grande versatilidade ao atravessar o Atlântico nas operações diárias. Com a certificação e entrada em serviço do A321XLR com motor GTF, veremos mais operadores a introduzir esta aeronave revolucionária.
O A321XLR está lado a lado com os widebodies na frota de uma companhia aérea. Introduz a flexibilidade para adicionar capacidade, abrir novas rotas ou mesmo continuar a operar rotas existentes quando a procura é variável. Tudo isto queimando menos 30% de combustível por assento do que as aeronaves concorrentes da geração anterior. A nova cabine Airspace do A321XLR proporcionará conforto aos passageiros em viagens de longa distância em todas as classes.
O primeiro A321XLR completou o seu voo inaugural em junho de 2022. Seguiu-se um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves de teste. Em 2024, o A321XLR entrou ao serviço. Até ao momento, foram encomendados mais de 500 unidades do Airbus A321XLR.
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