Sediado em Viry-Châtillon, o grupo Renault acaba de confirmar seu novo centro de engenharia em Viry-Châtillon, centro de excelência em engenharia que entrará em funcionamento no final de 2024 e, desde o início, trabalhará nos projetos de futuro do Grupo e da marca, mantendo uma sólida presença no desporto automóvel.
Esta transformação implicará a reafectação de recursos e competências atualmente afetados ao motor de F1 já que a marca anunciou que vai parar de desenvolver motores para a categoria. A cada colaborador hoje envolvido no projeto será oferecida uma posição na Hypertech Alpine em Viry-Châtillon.
A dimensão do projeto e a sua ambição em termos de tecnologias de ponta apoiarão a estratégia de crescimento da marca e os seus objetivos de expandir a sua gama de veículos, com 7 modelos até 2030.
Os projectos a desenvolver pela Hypertech Alpine são os seguintes:
O futuro Supercar da Alpine: o centro de Viry-Châtillon irá acelerar o desenvolvimento do futuro modelo da gama Alpine.
As tecnologias de baterias do futuro: o Hypertech Alpine será responsável pelo desenvolvimento a curto e médio prazo das baterias dos automóveis desportivos da marca. A longo prazo, estas equipas desenvolverão igualmente atividades de investigação e desenvolvimento avançado sobre a química das células de densidade energética ultraelevada, em particular com a tecnologia de baterias de estado sólido, em condições de funcionamento extremas para aplicações do tipo Supercar.
As novas tecnologias de motores elétricos: o Hypertech Alpine realizará atividades de I&D sobre estas tecnologias em colaboração com a Ampere, para se preparar para os avanços tecnológicos esperados na próxima geração de veículos elétricos.
O programa de desportos motorizados: A experiência de Viry-Châtillon é amplamente reconhecida e reflete-se em vários programas existentes que serão reforçados. Estes incluem o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), as corridas de clientes ou a Fórmula E e o Rally-Raid para marcas parceiras.
A unidade de controlo da F1: Na sequência do processo de consulta e do diálogo com os representantes dos trabalhadores em Viry-Châtillon, a Alpine decidiu criar uma unidade de controlo da F1. Esta unidade terá como objetivo manter os conhecimentos e as competências dos trabalhadores neste desporto e permanecer na vanguarda da inovação dos diferentes projetos do Hypertech Alpine.
CRIAÇÃO DO PROJECTO HYPERTECH ALPINE
Na sequência do processo de consulta com os representantes dos trabalhadores, durante o qual as discussões foram construtivas, de acordo com o grupo Renault, a direção da Alpine confirma o seu projeto de transformar o local num centro de excelência em engenharia e alta tecnologia até ao final de 2024. As atividades de Fórmula 1 em Viry, excluindo o desenvolvimento de um novo motor, continuarão até ao final da época de 2025.
A cada trabalhador afetado por este projeto de transformação será proposta uma nova posição na Alpine Hypertech.
Será implementada uma unidade dedicada, composta por representantes da direção, dos recursos humanos e dos trabalhadores, para trabalhar nas diversas medidas de apoio à transformação, nomeadamente nos programas de formação necessários para o arranque dos novos projetos.
“A criação deste centro Hypertech Alpine é fundamental para a estratégia de desenvolvimento da Alpine e, mais amplamente, para a estratégia de inovação do Grupo. Trata-se de um ponto de viragem na história da unidade de Viry-Châtillon, que assegurará a continuidade de um “savoir-faire” e a inclusão das suas competências raras no futuro ambicioso do Grupo, reforçando simultaneamente a posição da Alpine como “garagem da inovação”. O seu ADN de competição continua a ser uma pedra angular da marca. Continuará a alimentar um projeto industrial e automóvel sem precedentes, graças, nomeadamente, à Hypertech Alpine”, afirma Philippe Krief, CEO da Alpine.
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