A procura por automóveis na Europa aumentou 2% no passado mês em comparação com julho de 2023 de acordo com a Jato Dynamics.
Os dados são de 28 mercados europeus, que somaram um total de 1,03 milhões de unidades que foram registadas na região, levando o número de registos acumulados no ano para quase 7,9 milhões. O crescimento foi particularmente proeminente na Polónia (+19%), Portugal (+27%), e Eslováquia (+12%). Houve também ligeiros aumentos no Reino Unido (+3%), Itália (+5%) e Espanha (+5%). Em contraste, os registos de veículos diminuíram na Alemanha (-2%), França (-2%), Bélgica (-7%), Países Baixos (-4%) e Irlanda (-5%).
Os SUV em alta
Na última década, os SUV têm vindo a aumentar sua popularidade. Em julho, representavam 54% de todo o registos de veículos – um novo recorde para o segmento. No mês passado, 554 mil novos SUV foram registados, um aumento de 6% face a julho de 2023. Como resultado, o volume acumulado no ano de SUV atingiu os 4,2 milhões unidades, um aumento de 5%.
Enquanto a Toyota, a BMW, a Mercedes e o Grupo Geely cresceram no segmento dos SUV, o grupo Volkswagen lidera o mercado em volume. 26% dos SUV matriculados eram do grupo Volkswagen, seguidos pelo grupo Hyundai-Kia com 12% e Stellantis com 11,5% do mercado.
Os C-SUVs (compactos modelos) foram os que tiveram maior procura, registando 210,6 mil unidades – um aumento de 3%. O crescimento do segmento foi também conduzido por B-SUVs (modelos menores) com um aumento de 14% – registando 204,3 mil unidades.
Os E-SUV (modelos grandes) registaram 27,6 mil unidades, e os F-SUV (modelos de luxo) registaram 5.022 unidades, um aumento de 23% e 32%, respetivamente.
Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, que comentou:
“Os consumidores na Europa têm agora acesso a mais opções do que nunca e os SUV são a opção mais confortável e desejável para muitos. Isto, juntamente com a crescente disponibilidade de modelos acessíveis, está a ajudar consumidores façam a mudança dos segmentos tradicionais para os SUV.”
A procura por BEVs diminuiu
A procura de veículos eléctricos caiu em Julho, tendo a sua quota de mercado diminuído de 14,6% em Julho de 2023 para 13,5% no último mês. Segundo dados do JATO, foram registados 139,3 mil novos carros elétricos no mês passado, uma queda de 6% face a julho de 2023.
Munoz, afirmou: “A falta de clareza em torno dos incentivos para aquisição e também quanto ao futuro dos VE continua a representar uma barreira para a confiança dos consumidores quando consideram a compra de um veículo electrico. Estes factores, juntamente com o baixo valor residual dos VE, contribuíram para o declínio observado em Julho.”
A BMW liderou o ranking das marcas que mais venderam veículos elétricos no mês passado, com um aumento de 35% face ao ano anterior. Este foi um desempenho forte em comparação com Tesla, que registou uma queda anual de 16%. Embora o Tesla Model Y e o 3 continuem a dominar o ranking BEV acumulado no ano, perderam terreno recentemente.
As últimas novidades da BMW - incluindo o iX1, i4 ei5 - tiveram um bom desempenho em julho, enquanto o novo iX2 registou mais de 1.300 unidades. Atualmente as vendas deste tipo de veículos pela BMW superam claramente os das grandes concorrentes Mercedes e da Audi.
Crescimento do Sandero continua
O Dacia Sandero foi o carro mais procurado da região julho, registando 22,4 mil unidades – um aumento de 34%, o que representa 3.000 unidades a mais do que o segundo automóvel mais vendido, o Volkswagen T-Roc. Os 10 automóveis com melhor desempenho em julho foram cinco SUVs e cinco hatchbacks.
Comments