top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Audi RS 4 Avant edition 25 celebra os 25 anos com edição limitada de 250 unidades


Para celebrar o 25º aniversário do RS 4, a Audi está a lançar um modelo especial, a Audi RS 4 Avant edition 25. Com detalhes exclusivos no interior e no exterior e a icónica cor Amarelo Imola, faz lembrar o Audi RS4 Sport. O Audi RS 5 Sportback performance edition também recebe uma atualização de potência com mais 15 kW (20 cv). Ambos os modelos estão limitados a 250 unidades cada.


Nos anos 90, a Audi estabeleceu a ideia da carrinha desportiva com a Audi Avant RS2 e a Audi S6 plus. No entanto, o primeiro modelo RS da quattro GmbH (atualmente Audi Sport GmbH) foi a RS4 Avant da geração B5 de 1999. Comparado com o Audi S4, entrou em cena com uma carroçaria de vias alargadas e um motor biturbo de seis cilindros de 2,7 litros desenvolvido em colaboração com a Cosworth, que na altura tinha uma potência impressionante de 280 kW (380 cv). A versão mais desportiva da primeira geração do RS 4 chegou ao mercado em 2001 com o RS4 Sport. As suas características incluíam uma suspensão ainda mais baixa, bancos mais envolventes, escape desportivo e um volante em camurça. A RS 4 Avant edition 25 faz eco do design memorável deste veículo e é, ele próprio, a versão mais desportiva da atual série B9.


Motor: mais 20 cv de potência

A evolução no motor e as alterações na suspensão e nas jantes proporcionam uma performance impressionante. O V6 biturbo da nova RS 4 Avant edition 25 entrega uma potência de 346 kW (470 cv) com um binário máximo de 600 Nm, o que representa um aumento de 15 kW (20 cv) face à RS 4 Avant  


A versão mais desportiva da gama A4 acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, sendo 0,4 segundos mais rápida do que a Audi RS 4 Avant. O veículo tem uma velocidade máxima de 300 km/h e sistema de travagem de cerâmica RS de série. O escape desportivo RS plus com ponteiras em preto mate gera uma sonoridade intensa.


Suspensão afinada para uma dinâmica exemplar

A Audi RS 4 Avant edition 25* está equipado de série com a suspensão desportiva RS pro, uma suspensão coilover ajustável manualmente que assegura uma combinação perfeita entre dinâmica e conforto. Este elemento confere ao modelo de aniversário uma redução de 10 milímetros na altura ao solo face à RS 4 Avant. Além disso, os clientes podem baixar manualmente a altura em mais 10 milímetros, resultando num máximo de 20 milímetros mais baixa do que o modelo de série.



O veículo também vem equipado com o diferencial desportivo quattro, que assegura uma maior agilidade e o envio de mais potência para o eixo traseiro para aumentar o prazer de condução, especialmente no modo de condução “dinâmico”. O software atualizado da transmissão permite tempos de passagem de caixa mais rápidos e uma distinção visivelmente maior entre os vários modos de condução.


Exclusivamente para a Audi RS 4 Avant edition 25, o camber negativo do eixo dianteiro foi aumentado para dois graus e foram instalados braços de controlo mais rígidos, resultando numa superior aderência e melhor comportamento para velocidades em curva mais rápidas. Uma subestrutura fixa no eixo traseiro proporciona um feedback mais preciso da suspensão e uma melhor performance global. Este facto é ainda reforçado pelo diferencial Torsen melhorado.


Jantes e pneus: performance de topo para todo o género de utilização

Para colocar toda essa potência na estrada, a RS 4 Avant edition 25 está equipada de série com os pneus Pirelli P Zero Corsa de alta performance, concebidos para estrada e para circuito. Os pneus são montados em jantes de liga leve de 20” maquinadas em Palladium mate. As jantes forjadas, conhecidas da RS 4 Avant equipada com o pacote de competição, são otimizadas em termos de peso e foram melhoradas visualmente. Além disso, têm um offset modificado de ET 22 para ET 18 para sublinhar o carácter desportivo.


Os clientes recebem também um kit composto por um segundo jogo de jantes, os pneus Pirelli P Zero Trofeo RS semi-slick e o sistema Pirelli Track Adrenaline. Os pneus são especificamente concebidos para pista e são montados em jantes de liga leve exclusivas de 20” em preto mate.


Devido ao seu composto de borracha específico e ao piso assimétrico, os pneus Pirelli P Zero Trofeo RS oferecem uma aderência excecional em piso seco, aumentando assim a estabilidade e a aderência lateral. O sistema exclusivo Track Adrenaline inclui sensores sofisticados nos pneus, que fornecem ao condutor informações em tempo real sobre a pressão e a temperatura dos pneus, uma unidade de controlo de alta performance e uma aplicação para telemóvel dedicada, compatível com Apple Car Play e Android Auto. Através do Pirelli Track Adrenaline, o cliente terá acesso a informações em tempo real e a ações recomendadas para uma gestão otimizada dos pneus em pista.


Mais um pormenor: além dos pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo RS e do Pirelli Track Adrenaline System, os clientes recebem também um par de luvas para utilização em pista. Fabricadas pela Alpinestars, foram especialmente concebidas para a edição especial e, tal como esta, apresentam detalhes em amarelo.



Design: uma homenagem ao RS4 Sport (B5)

Para comemorar a cor do RS4 Sport, a nova série especial da RS Avant também é apresentada em Amarelo Imola. O Cinzento Nardo e o Preto Mythos estão igualmente disponíveis como cores exteriores.


Vários elementos de design exclusivos tornam a edição comemorativa verdadeiramente especial. Por exemplo, os frisos das janelas laterais são em preto brilhante e, pela primeira vez, a RS 4 apresenta uma incrustação preta nos faróis traseiros. Os anéis e as letras Audi também são em preto brilhante, e os faróis Matrix LED apresentam molduras escurecidas específicas da família RS. As barras de tejadilho foram removidas para dar ao veículo uma silhueta mais plana e desportiva.


O equipamento de série inclui vidros fumados com proteção solar para o portão traseiro e para os vidros laterais. Um destaque único: a inscrição “RS 4 edition 25 years” está gravada nos vidros entre os pilares C e D. O pacote de aparência Carbon matte foi concebido exclusivamente para esta edição, incluindo lâminas dianteiras, abas laterais e extensões das soleiras, bem como o clip do difusor e as caixas dos espelhos retrovisores em Carbono mate.


O interior, com costuras decorativas amarelas, faz lembrar a combinação de couro Alcantara preto/amarelo do RS4 Sport de 2001. Pela primeira vez, os tapetes têm um logótipo RS 4, e o tradicional losango vermelho da Audi Sport e as letras RS pretas são agora também amarelas. O aro do volante, os apoios de braços em pele nas portas, a consola central em Alcantara preta e a zona da caixa de velocidades apresentam costuras da mesma cor. As baquets RS com costuras em favo de mel e o encosto em carbono apresentam uma impressionante combinação de pele preta/Dinamica com costuras amarelas contrastantes. Diretamente abaixo do encosto de cabeça encontra-se a inscrição RS 4 na mesma cor. Os logótipos nas soleiras das portas e a projeção LED ‘RS’ no piso são em branco.


As letras com acabamento mate na consola central indicam a numeração sequencial de cada unidade, de 1 a 250. Os clientes da RS 4 Avant edition 25 podem selecionar um fundo branco para o conta-rotações e o velocímetro através do MMI – um tributo à Audi Avant RS2 de 1994, onde os mostradores analógicos vinham inicialmente com fundo branco. O Launch Control, que explora ao máximo o potencial de aceleração da RS 4 Avant edition 25, assinala o momento ideal para arrancar com a máxima performance.


De acordo com o historial do conceito, os clientes podem optar por encomendar um volante em camurça com fundo plano e marcação central, exclusivos da Audi. Este é dotado de costuras decorativas amarelas e a parte superior da alavanca da caixa de velocidades tem acabamento em camurça preta. A Audi recomenda o uso de luvas para a utilização deste volante.



Cronógrafo exclusivo

Em simultâneo com o lançamento da Audi RS 4 Avant edition 25, a coleção Audi apresenta o Chronograph RS 4 Avant edition 25 years. O relógio reflete vários detalhes do veículo, como um mostrador em carbono e detalhes em amarelo, como o logótipo RS 4, o ponteiro central dos segundos do cronómetro e a costura contrastante na bracelete em pele. Tal como o modelo da série especial, o cronógrafo também está limitado a 250 unidades.


Audi RS 5 mais potente: performance edition com 346 kW (470 cv)

O RS 5 também recebe uma atualização de potência: o V6 biturbo no novo Audi RS 5 Sportback performance edition (consumo de combustível combinado em l/100 km: 9,8-9,7; emissões combinadas de CO2 em g/km: 222-220) surge com uma potência de 346 kW (470 cv) e um binário máximo de 600 Nm, o que representa um aumento de 15 kW (20 cv) em comparação com o RS 5 Sportback (Consumo de combustível combinado em l/100 km: 10,0-9,5; emissões combinadas de CO2 em g/km: 226-215). Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, ou seja, uma melhoria de 0,2 segundos em comparação com o RS 5 Sportback (Consumo de combustível combinado em l/100 km: 10,0-9,5; emissões combinadas de CO2 em g/km: 226-215). A velocidade máxima é de 300 km/h. O Audi RS 5 Sportback performance edition* também vem equipado de série com a suspensão desportiva RS pro com direção dinâmica e um diferencial Torsen melhorado.


Produção

Produzido em cooperação com a Audi exclusive, a RS 4 Avant edition 25 sai da linha de produção em Ingolstadt juntamente com os A4, S4 e RS 4.

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page