Byd Dolphin Surf tem mais de um milhão de unidades produzidas
- Redação Europa
- 1 de jul.
- 3 min de leitura

O exemplar número um milhão do BYD Dolphin Surf saiu da linha de produção da fábrica de Xi’an, China. O marco histórico alcançado apenas 27 meses após a estreia mundial do modelo torna o veículo do segmento A o mais vendido da história.
Conhecido como Seagull na China e Mini na América Latina, o BYD Dolphin Surf está disponível em Portugal na versão Active (30 kWh) por 20.885 euros, e tem vindo a redefinir as expectativas globais em relação aos veículos elétricos compactos, ao oferecer tecnologia de ponta, elevada eficiência e um nível de equipamento e segurança elevado num veiculo do tipo subcompacto.
O exemplar número um milhão saiu da linha de montagem da fábrica de Xi’an apenas 27 meses após o lançamento do primeiro veículo, tornando-se o modelo mais rapidamente vendido da história no seu segmento.
A Vice-Presidente Executiva da BYD, Stella Li, afirmou:
“O Surf tem vindo a estabelecer recordes desde o seu lançamento, liderando as tabelas mensais de vendas do seu segmento mais de 20 vezes em pouco mais de dois anos. Já afirmámos, aquando da recente apresentação europeia, que é uma estrela global, que facilita a transição para a mobilidade sustentável – e estamos entusiasmados por ver um milhão destes veículos a circular em todo o mundo. Seja ele Seagull, Mini ou Surf, a fórmula do seu sucesso é clara: um veículo 100% elétrico acessível, prático, versátil e equipado com as tecnologias mais úteis da BYD.”
O modelo tem desempenhado um papel determinante no crescimento do mercado global de veículos elétricos compactos. A sua chegada à Europa – onde os veículos de nova energia representam apenas 9% dos segmentos A e B – irá contribuir para a aceleração da adoção da mobilidade elétrica no continente.
Com 3.990 mm de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.590 mm de altura, o Dolphin Surf oferece proporções ideais para as ruas estreitas e os lugares de estacionamento reduzidos das cidades europeias. A utilização inteligente da plataforma e-Platform 3.0 desenvolvida pela BYD permite, ainda assim, um habitáculo espaçoso e uma bagageira comparável à de modelos de segmentos superiores – tornando-o numa excelente escolha como único veículo para famílias pequenas ou utilizadores profissionais.

Em Portugal, o Dolphin Surf está disponível com diversas configurações que se adaptam às necessidades de cada condutor. A versão de entrada, Active, combina uma bateria de 30kWh com um motor de 65kW. A versão Boost partilha o mesmo motor, mas com uma bateria maior de 43,2kWh, permitindo uma autonomia combinada WLTP de 322 km e até 507 km em ciclo urbano. O topo de gama, Comfort, associa a bateria de maior capacidade ao motor mais potente do segmento (115kW/156cv), acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 9,1 segundos.
Independentemente do nível de equipamento, todas as versões do modelo incluem de série um amplo conjunto de tecnologias: ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e câmara de marcha-atrás, luzes diurnas em LED, funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), entrada e arranque sem chave (via NFC), cruise control adaptativo, ar condicionado e espelhos laterais com regulação elétrica.
A versão Boost acrescenta bancos dianteiros com regulação elétrica, limpa para-brisas com sensor de chuva e espelhos exteriores rebatíveis eletricamente, além de jantes de liga leve de 16 polegadas. Por sua vez, a versão Comfort inclui câmara de visão 360º, faróis LED, vidros traseiros escurecidos, iluminação nos espelhos exteriores, bancos dianteiros aquecidos e carregador sem fios para smartphones.
O Dolphin Surf está disponível em Portugal na versão Active (30 kWh) por 20.885 euros, Boost (43,2 kWh) por 24.990 euros e Comfort (43,2 kWh) por 27.990 euros, PVP sem despesas de legalização e transporte.
Comments