top of page
Foto do escritorRedação Europa

CAF fornecerá 22 comboios intercidades Oxygène para a linha Bordéus-Marselha da SNCF

CAF fornecerá 22 comboios intercidades Oxygène para a linha Bordéus-Marselha da SNCF

A operadora francesa SNCF Voyageurs confiou mais uma vez na empresa espanhola CAF para o fornecimento de 22 comboios Intercités, denominados Oxygène, que servirão a linha Bordéus-Marselha, e que se juntam aos 28 comboios contratados em 2019 para as linhas Paris Limoges-Toulouse e Paris-Clermont-Ferrand.


O contrato inicial de unidades Oxygène contemplou a opção de alargar a oferta até 75 comboios adicionais. O novo acordo assinado para mais 22 comboios representa um valor superior a 400 milhões de euros.


A compra de novo material circulante Intercités é financiada pelo governo local através da autoridade que gere a rede TET (Trains d’Équilibre du Territoire), comboios de média e longa distância distância que prestam serviço entre as principais cidades francesas não ligadas por alta velocidade.


Uma nova experiência para os passageiros a médias e longas distâncias

Os comboios Intercités Oxygène oferecem uma capacidade total de 420 lugares (317 lugares na 2ª classe e 103 na 1ª) com um elevado nível de conforto. Os assentos, confortáveis, ergonómicos e com encosto integrado, foram desenhados especialmente para este comboio, com uma estética que presta homenagem aos bancos que equiparam os primeiros comboios Corail há 50 anos.


Estarão também equipados com luzes de leitura LED, tomadas elétricas e portas USB, bem como WiFi de alta velocidade.


CAF fornecerá 22 comboios intercidades Oxygène para a linha Bordéus-Marselha da SNCF

A acessibilidade e a facilidade de circulação dentro do comboio são reforçadas por uma ampla corredor, proporcionando também um espaço específico para bicicletas, para além de uma amplo número de espaços para bagagem. O comboio Intercités Oxygène possui também uma área para serviço de catering.


O novo pedido consolida a carga de trabalho da fábrica da CAF em Reichshoffen

Os 22 novos comboios serão fabricados na totalidade nas instalações que a CAF possui em Alsácia, onde já está a ser produzida a maior parte dos 28 comboios do pedido inicial. Esse acordo para comboios adicionais garante trabalho da fábrica de Reichshoffen até ao ano de 2029.


Com 250 anos de história industrial e ferroviária, a fábrica de Reichshoffen, que emprega 740 pessoas, é hoje uma importante fábrica do grupo CAF, graças ao seu escritório engenharia e design, que reúne mais de 130 engenheiros e técnicos capazes de conceber um comboio completo, bem como a sua capacidade industrial flexível e instalações de ensaio veicular.

Validação e testes de conformidade em curso.


CAF fornecerá 22 comboios intercidades Oxygène para a linha Bordéus-Marselha da SNCF

Atualmente a CAF realiza testes destinados a validar o design e o desempenho do comboio Oxygène, com a recolha e registo de provas do bom funcionamento do material circulante, verificar o cumprimento dos requisitos ferroviários franceses e europeus.


Está previsto que os testes de homologação sejam realizados a partir do outono de 2025 na rede ferroviária francesa durante vários meses. Finalmente, a partir de 2026, realizará testes de circulação dos comboios Oxygène em condições reais nas linhas a que se dedinam: Paris-Clermont-Ferrand e Paris-Limoges-Toulouse. Depois ultrapassar com sucesso as diferentes fases programadas, as autoridades de segurança ferroviária emitirão a autorização correspondente, etapa essencial para iniciar o seu serviço comercial.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page