O Rally Vidreiro Centro de Portugal marca o final da edição 2024 do Campeonato de Portugal de Ralis e conta com a presença do Citroën Rally Team com José Pedro Fontes e Inês Ponte ao volante do Citroën C3 Rally2.
Menos de um mês depois do Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves/Verin, onde conquistou o quarto lugar, o Citroën Rally Team volta à competição para discutir a última prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2024, o Rali Vidreiro Centro de Portugal, uma organização do Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG), que se desenrola em pisos de asfalto, nos dias 11 e 12 de outubro. A missão de José Pedro Fontes e Inês Ponte é conquistar uma recordista sexta vitória na prova disputada nas estradas de asfalto do centro de Portugal.
A dupla do Citroën Racing Team tem profundo conhecimento das estradas onde se realiza a prova do CAMG, tendo José Pedro Fontes cinco vitórias e Inês Ponte quatro sucessos, num rali onde o bicampeão de Portugal de Ralis se sente “em casa”. Assim sendo, José Pedro Fontes quer igualar o piloto com mais vitórias na Marinha Grande (Adruzilo Liopes com seis triunfos) e colocar Inês Ponte no pódio dos copilotos com mais pódios no Rali Vidreiro Centro de Portugal.
Conhecido pelos troços com pisos desgastantes e velocidade elevada (médias quase sempre acima dos 100 km/h), o Rali Vidreiro levará ao limite pilotos e máquinas ao longo dos 110,32 km de classificativas do evento. A probabilidade de erros é maior que em outras provas, pelo que é necessário estar profundamente concentrado e comprometido para andar sem faltas neste terreno. Com as suas cinco vitórias, José Pedro Fontes conhece como poucos esta prova que, em 2024, tem um perfil um pouco diferente.
Mantendo o desafio de classificativas como São Pedro de Moel e Mata Mourisca, a prova arranca com a dupla passagem pelos 14,40 km de São Pedro de Moel antes da Super Especial de Alcobaça. O derradeiro dia de prova fica quase igual com os 16,47 km de Mata Mourisca e os 10,82 km de Pombal a serem percorridos por duas vezes, ficando para o final a dupla passagem pelos 12,72 km de Alfeizerão. Será uma versão mais longa do troço e a segunda passagem será a Powerstage.
O objetivo de José Pedro Fontes e Inês Ponte será fechar a temporada de 2024 com chave de ouro e juntar mais uma vitória ao palmarés do Citroën Racing Team, tentando, por outro lado, finalizar a competição nos três primeiros lugares do Campeonato de Portugal de Ralis 2024.
José Pedro Fontes está motivado para “tentar igualar o número recordista de vitória na prova do Automóvel Clube da Marinha Grande. Queremos terminar a temporada 2024 em alta com um triunfo e a conquista de um lugar no pódio da competição. Tudo faremos para isso, contando com um Citroën C3 Rally2 bem preparado pela Sports&You. Sabemos que os nossos rivais também querem brilhar neste fecho de temporada e, assim, resta-nos dar o nosso melhor, cientes do valor da equipa e de todos os que dela fazem parte. É, para nós, muito importante assegurar um bom resultado neste último do rali do ano, ainda para mais num conjunto de troços que é muito do meu agrado e no qual temos garantido ao longo dos anos diversas classificações de relevo.”
O RALI VIDREIRO CENTRO DE PORTUGAL EM RESUMO
Oitava prova do CPR 2024, o Rali Vidreiro Centro de Portugal, é também pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis e Clássicos de Ralis 2RM, Campeonato de Portugal de GT, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis e Campeonato Promo de Ralis.
A prova corre-se entre sexta-feira, dia 11 de outubro e sábado, dia 12 de outubro, com uma estrutura composta por 2 Etapas, 6 seções e 9 Provas Especiais de Classificação (4 percorridas por duas vezes, e uma super especial) que representam 110,32 km cronometrados, num percurso total de 417,25 km.
Com quartel-general no Parque de Negócios de Alcobaça, a secção pré-competitiva decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (08h00 às 09h30), Qualificação (09h30 às 10h00) e Shakedown (10h00 às 12h30), tendo como palco o troço de Alcobaça.
A 1ª Etapa e a primeira e segunda secções do rali realizam-se na sexta-feira (11 de outubro) a partir das 13h45 para cumprir a passagem pelos troços de São Pedro de Moel (14,40 km às 14h30 e 17h00) e a super especial Alcobaça (1,50 km às 21h00). Entre os dois primeiros troços há um Reagrupamento (Parque da Cerca Marinha Grande – 1h30) e entre a primeira e a segunda seção há uma Assistência Remota (Marinha Grande – 10 min.). Antes da Super Especial há um reagrupamento em Alcobaça (2h27) e, após a mesma, os pilotos vão para o Parque de Assistências (45 min.) antes de entrar em Parque Fechado no Parque de Negócio de Alcobaça às 21h50.
A 2ª Etapa e segunda, terceira, quarta, quinta e sexta secções realizam-se no sábado (12 de outubro) a partir das 07h40 para cumprir a dupla passagem pelas classificativas de Mata Mourisca (16,47 km às 09h00 e às 11h30), Pombal (10,82 km às 09h40 e 12h10) e Alfeizerão (12,72 km às 15h00 e 17h00), sendo a segunda passagem por esta classificativa a PowerStage. Haverá uma passagem pelo Parque de Assistência (Parque de Negócio de Alcobaça) antes da primeira classificativa (15 min.), entre a quarta e a quinta secções (30 min.) e duas assistências remotas entre a terceira e quarta secções (Pombal, 15 min.) e entre a quinta e sexta secções (São Martinho do Porto, 15 min.). Há Reagrupamentos no final da terceira secção (Pombal, 20 min.), no final da quarta secção (Alcobaça, 20 min.) e antes da Powerstage (São Martinho do Porto, 15 min.) e entrada em Parque Fechado (Parque de Negócios de Alcobaça, 18h00). A cerimónia do Pódio será realizada no Mosteiro de Alcobaça às 19h00.
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