A 19º edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à Serra do Caramulo entre os dias 6, 7 e 8 de Setembro.
A Rampa Histórica Michelin, prova anualmente realizada durante o Caramulo Motorfestival, vai voltar a contar com cerca de 140 equipas de diversas nacionalidades. Os automóveis clássicos e de competição são seleccionados a dedo pela organização, que privilegia sempre a raridade e interesse histórico dos veículos participantes, o que confere um carácter único a esta prova.
A prova contará novamente com as categorias Chronomasters – onde os automóveis pré-guerra e os Fórmula V estarão em grande destaque – e Speedmasters, na qual a aposta é centrada nos automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.
O evento contará igualmente, e como é já apanágio, com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e em convívio com o público, e que inclui nomes como Filipe Albuquerque, Carlos Tavares, Ricardo Megre, Pedro Villas-Boas, Hipólito Pires, Fernando Peres, Joaquim Rino, Nuno Caetano, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, entre outros. O nome do piloto principal convidado será revelado já na próxima semana e será uma estreia nos grandes eventos nacionais.
Celebrações em destaque
O Caramulo Motorfestival é também um evento feito de celebrações, destacando-se desde logo nesta 19ª edição a comemoração do centenário da MG, dos 125 da Fiat e da Opel, com concentrações de modelos históricos referentes às marcas aniversariantes.
As celebrações vão assinalar também os 90 anos sobre o lançamento do Citroën Traction Avant (conhecido como “Arrastadeira”), os 70 anos da estreia do Mercedes-Benz 300 SL “Asas de Gaivota” e ainda os 50 anos do lançamento do Volkswagen Golf, verdadeiro ícone do automóvel popular.
O Dia D, que celebrou em 2024 os seus 80 anos, será também assinalado no Caramulo Motorfestival, com uma exposição e desfile de veículos militares da Segunda Guerra Mundial.
O universo das duas rodas em destaque
As duas rodas vão estar novamente em destaque no maior festival motorizado em Portugal, desde logo na Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e bicicletas que voltará a receber marcas e clubes, assim como concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios, e artigos alusivos aos veículos de duas rodas.
Museus e Exposições para visitar
O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.
A edição de 2024 será também marcada pela exposição temporária “Uma Paixão sobre Rodas - Colecção André Villas-Boas”, que abarca um conjunto de automóveis, motos, artigos de memorabilia e de automobilia que retratam as vivências e a profunda ligação emocional de Villas-Boas ao mundo do universo a motor.
Já no Caramulo Experience Center, o espaço museológico criado pelo Museu do Caramulo dedicado à paixão motorizada, que celebrou recentemente o seu segundo aniversário, poderão ser contemplados veículos que habitualmente se encontram longe dos olhares do público, como dois autênticos monolugares de Fórmula 1, o Jordan 199 e o Sauber C18 (ambos de 1999, e pertencentes ao período em que os motores V10 dominavam a categoria máxima do desporto automóvel).
Um programa com entrada livre e para toda a família
A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, com música durante todo o evento, sempre com entrada livre.
A Motorlândia, um autêntico parque de diversões dentro do Pavilhão Municipal do Caramulo, contará com a Pista Júnior, uma pista de karts eléctricos, um Gaming Center com jogos e simuladores, e uma pista de Slot Cars, com corridas para todas as escalas e idades.
Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Air Show, o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.
A organização lança o repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com um desafio renovado: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira viagem no tempo. Seja com um chapéu, um lenço, um par de óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do desporto motorizado.
Todos os que se apresentarem vestidos a rigor, estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo Motorfestival como merchandising e brindes exclusivos, entre outros.
Para mais informação sobre o Caramulo Motorfestival, clique em www.motorfestival.pt.
Comments