De acordo com dados divulgados pela ACEA, apenas três países da União Europeia (EU), que cobrem cerca de 20% da superfície da UE – Países Baixos, França e Alemanha – albergam quase dois terços (61%) de todos os pontos de carregamento disponíveis na UE.
O outro terço (39%) está distribuído por 24 estados membros, cobrindo quase 80% da superfície da região, uma conta que naturalmente não está equilibrada e que, na prática, tem um relacionamento direto com a segurança que o comprador sente (além de questões financeiras, claro) em adquirir veículos elétricos.
Os Países Baixos – o país com a maior percentagem de infraestrutura de carregamento – têm 52 vezes mais pontos de carregamento do que a Roménia (2.754), que é cerca de sete vezes maior em termos territoriais.
No estudo realizado pela entidade fica claro que existe uma correlação significativa entre a disponibilidade de pontos de carregamento públicos e as vendas de veículos eléctricos a bateria (BEV). Países como a Alemanha, os Países Baixos, a França e a Bélgica, que estão entre os cinco primeiros em termos do maior número de carregadores, também apresentam algumas das maiores quotas de mercado para BEVs.
Top 5: países com MAIS pontos de carregamento públicos na UE
Holanda (144.453)
Alemanha (120.625)
França (119.255)
Bélgica (44.363)
Itália (41.114)
Top 5: países com MENOS pontos de carregamento público na UE
Croácia (1.074)
Estônia (683)
Letônia (535)
Chipre (329)
Malta (101)
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