O Citroën Rally Team regressa à ação no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com o Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves/Verin, organização do Clube Aventura do Minho (CAMI), que vai para a estrada entre os dias 13 e 14 de setembro. Bicampeões de Portugal de Ralis, José Pedro Fontes e Inês Ponte vão apresentar-se aos comandos do seu habitual Citroën C3 Rally2, preparado pela Sports & You.
Após o excelente segundo lugar conquistado no Rali de Castelo Branco, a luta pelo campeonato ganhou mais um protagonista, mas o infortúnio no Rali Vinho da Madeira, quando discutiam uma muito possível vitória, e a combinação dos resultados finais da prova insular acabaram por colocar o Citroën Rally Team longe do primeiro lugar do CPR. Evidentemente que a diferença pontual para os primeiros é grande, mas a dupla não vai desistir da luta e parte para o Rali da Água com objetivos muito claros.
“Conhecendo muito bem a prova transmontana, tendo, inclusivamente, vencido a sua edição de 2021 ao volante do C3 Rally2, após uma luta intensa com dois adversários, e rubricado um terceiro lugar na edição do ano passado, acreditamos que podemos lutar pela vitória no asfalto transmontano, tendo os olhos postos, agora, no pódio do campeonato, que está a uma mão cheia de pontos de distância”, refere José Pedro Fontes.
Fontes e a sua navegadora querem vencer a prova transmontana e agarrar o pódio do CPR 2024 depois “de na Madeira, o meu rali favorito, ter acabado de forma infeliz para nós. Regressamos à ação cientes de que a vitória no campeonato está fora do nosso alcance, numa temporada que não correu como tínhamos idealizado. Mas de nada vale estar a lamentar o que já aconteceu. Vamos para o Rali da Água com uma missão clara: vencer a prova, entrar no pódio final do campeonato, tendo como objetivo estar nessa posição no final da época.”
O RALI DA ÁGUA – TRANSIBÉRICO – EUROCIDADE CHAVES/VERÍN EM RESUMO*
Sétima prova do CPR 2024, o Rali da Água - Transibérico - Eurocidade Chaves/Vérin é herdeiro do antigo Rali do Alto Tãmega, que foi parte do CPR entre 1983 e 1992, sendo considerado, por muitos, como um dos melhores ralis em piso de asfalto do nacional de ralis.
Agora organizado pelo CAMI Motorsport e com um formato muito compacto, o rali tem a particularidade de começar no país vizinho, em Verín, terminando em Chaves, com 9 provas especiais de classificação, divididas entre os dias 13 e 14 de setembro (sexta-feira e sábado). Um décimo troço espetáculo, disputado em Chaves, e que não fará parte das contas finais da prova, encerrará o Rali da Água - Transibérico - Eurocidade Chaves /Verín.
A estrutura da prova compõe-se por 2 Etapas, 4 secções e 9 Provas Especiais de Classificação (três delas de dupla passagem), 108,47 km cronometrados integrados num percurso total de 256,40 km. A estes troços junta-se uma classificativa espetáculo, com 1,74 km, desenhada no centro de Chaves, a fechar o programa, e que, apesar de ser obrigatória para todos os concorrentes ainda em prova, não influi na classificação final, pretendendo-se, com isso, um brinde ao muito público que é esperado.
Com quartel-general no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (Chaves) a secção pré-competitiva decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (08h00 às 09h00), Qualificação (09h30 às 10h00) e Shakedown (10h00 às 11h30), tendo como palco o troço de Nogueirinhas (4,00 km).
A 1ª Etapa e a primeira secção do rali realizam-se na sexta-feira a partir das 17h00, com partida em Verín (Espanha), para cumprir a passagem pelos troços de Transibérico (6,60 km, às 19h48), Termas de Chaves (11,14 km, às 18h39) e Alto Tâmega (10,03 km, às 19h32). Após o final destas três classificativas, as viaturas entram no Parque de Assistências (Av. Heróis de Chaves às 20h05) e depois para o Parque Fechado (20h53) situado no Parque do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.
A 2ª Etapa e as restantes secções realizam-se no sábado a partir das 09h30, para cumprir uma dupla passagem pelas classificativas de Eurocidade (11,50 km, às 10h14 e às 14h04), Verín (15,78 km, às 11h05 e 14h55) e Chaves (12,20 km, às 12h00 e 16h30), com a segunda passagem por este último troço com o estatuto de PowerStage. O dia integra uma passagem pelo Parque de Assistência entre a segunda e a terceira secções e um Reagrupamento (Soutelinho da Raia) antes da PowerStage.
Finda a sequência oficial de troços, que define a parte competitiva do rali, segue-se a SuperEspecial Rota Termal (1,74 km às 17h06), um troço-espetáculo desenhado no centro de Chaves e que é obrigatório para todos os pilotos ainda em prova, mas que não influi na classificação final do rali, findo o qual os carros dão entrada em Parque Fechado (Praça António Ribeiro Carvalho, Chaves).
A cerimónia do Pódio será realizada junto ao Centro Coordenador de Transportes de Chaves, pelas 20h15.
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