
A Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal está pronta para o arranque do Campeonato de Portugal de Ralis 2025, com Kris Meeke e Stuart Loudon a estrearem-se com as cores da Toyota em GR Yaris Rally2 no Rallye Serras de Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras de Basto 7 e 8 de março.
Está tudo pronto para o arranque do Campeonato de Portugal de Ralis, um dos melhores campeonatos nacionais de ralis da Europa, pela qualidade das suas provas e pelo cartaz de luxo que este ano apresenta. E a TGR Caetano Portugal contribui significativamente para este impulso positivo do CPR, apresentando um projeto que aponta aos primeiros lugares, com o já conhecido GR Yaris Rally2, que desde a sua estreia tem mostrado qualidade e excelentes resultados. A juntar a uma máquina vencedora, uma dupla vencedora: Kris Meeke, campeão português em título e o seu navegador Stuart Loudon, foram aposta do projeto da Caetano Portugal para este CPR 2025, um desafio que teve uma pronta resposta positiva por parte do piloto britânico que foi campeão nacional em 2024.
O primeiro desafio de 2025 não poderia ser mais diferente. Os míticos troços que fazem parte do Rallye Serras de Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras de Basto são o cenário perfeito para colocar à prova os concorrentes do CPR. Numa prova que conta também para o Troféu Europeu de Ralis, os desafios são bem conhecidos de Kris Meeke, que já percorreu várias vezes os troços que compõem esta prova, seja como concorrente do campeonato nacional, seja como piloto do mundial de ralis.

Para esta prova, Meeke assume a vontade de lutar pelos primeiros lugares, mas recorda todos os desafios que irá encontrar e que não vão facilitar a sua chegada às posições cimeiras:
“Estamos finalmente de volta aos troços. Estou muito entusiasmado com a minha estreia pela TGR Caetano Portugal e com o GR Yaris Rally2. Mas este entusiasmo tem de ser temperado com uma dose de cautela. Carro novo, estrutura nova, num rali de grande exigência. Vamos querer lutar pelos primeiros lugares, mas sabemos que a concorrência é forte e estamos ainda em fase de adaptação a uma nova realidade. Já conheço os troços deste rali, alguns dos melhores troços da Europa. Mas apesar deste conhecimento, ainda nos falta tempo com o novo carro. Por isso, vamos encarar esta prova com a determinação de sempre, mas com a noção plena da tarefa que temos pela frente.”
Kris Meeke: Um nome que dispensa apresentações
Kris Meeke é um piloto de ralis britânico nascido em 1979 na Irlanda do Norte. Começou a sua carreira em 2000 e venceu o British Junior Rally Championship em 2002. Em 2009, conquistou o título do Intercontinental Rally Challenge (IRC).
No WRC, estreou-se em 2011 e conquistou a sua primeira vitória no Rally da Argentina em 2015. Também venceu em Portugal e Finlândia (2016), além de México e Catalunha (2017).
Em 2018, ingressou na Toyota Gazoo Racing - WRT, saindo no final de 2019. Em 2023 iniciou a sua participação em provas portuguesas e em 2024, foi campeão do Campeonato de Portugal de Ralis. Conta com 9 vitórias e 85 classificativas ganhas no CPR.
Meeke é reconhecido pelo seu talento e por passagens por várias equipas de topo ao longo da carreira. O seu estilo tipicamente britânico não deixa os fãs indiferentes. Meeke encarna os ralis no seu estado mais puro, com vontade de ser sempre o mais rápido, independentemente da vantagem face à concorrência. É por isso um dos favoritos do público e uma das maiores estrelas deste CPR 2025, pelo seu CV e pela sua postura dentro e fora dos troços.

3 Toyota GR Yaris no arranque do CPR
Para além do GR Yaris Rally 2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, existem mais dois GR Yaris Rally 2: O da Teodósio Motorsport com a dupla Ricardo Teodósio e José Teixeira e ainda outra dupla da Auto Açoreana: Rúben Rodrigues e Estêvão Rodrigues.
Rallye Serras de Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras de Basto - O primeiro grande desafio do ano
O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto abrirá o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2025 nos dias 7 e 8 de março. Com um total de 510,98 km, inclui 113,21 km contra o cronómetro, distribuídos por 11 troços e uma City Stage de 1,23 km.
As atividades pré-competitivas começam na sexta-feira, 7 de março, com o Shakedown às 08h00. A primeira etapa arranca em Boticas, englobando três classificativas: Boticas / Vale do Tâmega 1 (9,64 km) às 15h43, Boticas / Sr. do Monte 1 (11,53 km) às 16h21 e Montim 1 (8,74 km) às 17h49. Mais tarde, às 21h00, os pilotos enfrentam a City Stage de 1,23 km.
A segunda etapa decorre no sábado, 8 de março. O dia inicia-se com Luílhas 1 (9,78 km) às 08h00, seguido de Cabeceiras de Basto 1 (10,68 km) às 09h03. As segundas passagens por Luílhas e Cabeceiras de Basto acontecem às 10h30 e 11h33, respetivamente.
Após a assistência em Fafe, a competição prossegue com Seixoso 1 (9,97 km) às 14h06 e Lameirinha 1 (11,18 km) às 15h04. A segunda passagem por Seixoso ocorre às 16h34, e o rali encerra com Lameirinha 2, a Power Stage, às 17h32.
A cerimónia de pódio e a entrega de prémios terão lugar às 19h00 no Parque Mártires do Fascismo (Feira Velha) em Fafe. No total, os troços cronometrados representam 22,1% da prova, com 396,57 km de ligações.

Campeonato de Portugal de Ralis (CPR): Oito provas, um objetivo
O Campeonato de Portugal de Ralis deste ano mantém um equilíbrio entre superfícies, com quatro etapas em terra e quatro em asfalto, decorrendo entre março e outubro. O calendário inclui provas de prestígio internacional, como o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, que integra o Troféu Europeu de Ralis (ERT), tal como o Rali Vinho Madeira. O Vodafone Rally de Portugal, parte do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). Em todas estas provas, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal entra com o foco nos primeiros lugares, pretendendo lutar pelo título desde o primeiro até ao último metro:
Campeonato de Portugal de Ralis
7 - 8 março Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto
27 - 29 março Rallye Casinos do Algarve
2 - 3 maio Rali Terras D'Aboboreira
15 - 18 maio Vodafone Rally de Portugal
13 - 14 junho Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão
31 julho - 2 agosto Rali Vinho da Madeira
19 - 20 setembro Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves Verín
17 - 18 outubro Rallye Vidreiro Centro de Portugal
Commentaires