Os registos mensais de automóveis de passageiros novos na Europa em Novembro diminuíram 1,7% em termos homólogos. De acordo com os dados da JATO Dynamics que faz uma análise mais abrangente e de mais mercados, 1.054.043 unidades foram registados em 28 mercados europeus em Novembro, considerando o volume acumulado do ano de veículos novos, com um total de 11.847.573 unidades, o aumento é de apenas 0,8% em comparação com o período homólogo do ano passado, o que representa a estagnação do mercado de automóveis novos.
Em Novembro, os “cinco grandes grupos” fabricantes de automóveis da Europa – Grupo Volkswagen, Stellantis, Grupo Renault, BMW Grupo e Grupo Mercedes-Benz – foram responsáveis por 65% do total das vendas.
As construtoras japonesas seguiram com um 13% de quota de mercado, enquanto as marcas coreanas foram responsáveis por 7,5% do total das vendas. Os Estados Unidos vieram logo a seguir, com a Tesla e a Ford a representarem 5,9% de total de registos mensais, enquanto as empresas automóveis da China mantiveram 6,7% de quota de mercado no mês passado.
O crescimento mais expressivo em novembro veio do Grupo Renault (+8,6%), Toyota (+9,8%) e Geely (+16%). Em contrapartida, quedas de dois dígitos foram registadas pela Stellantis, Hyundai-Kia, Ford, Tesla e Nissan. As alemãs Mercedes-Benz e BMW também registaram dados negativos no mês passado.
Novembro também assistiu a mudanças significativas numa marca, a Skoda, que ocupou a terceira posição no índice de vendas mensais, graças aos bons resultados dos modelos Fabia, Enyaq e Kodiaq.
BEVs ganham quota de mercado
Embora os registos globais tenham registado uma tendência decrescente, a procura de BEV na Europa aumentou 0,8% em termos homólogos. A quota de BEV aumentou para 17,4% em novembro de 2024, em comparação com 17,0% em novembro de 2023. O crescimento foi mais forte no Reino Unido (+58%), Países Baixos (+44%), Noruega (+30%) e Bélgica (+17%), enquanto a procura caiu bastante em países como França e Alemanha, com quedas de 25% e 22% respectivamente.
Os modelos elétricos do Grupo Volkswagen representaram 26% dos registos mensais de BEV na Europa no mês passado, com os volumes a aumentaram 16%. Por outro lado, a Tesla registou uma queda de 28% nos volumes à medida que continua a enfrentar atrasos associados à atualização do seu Model Y. A Tesla foi o segundo maior vendedor de BEVs, seguido pelo BMW Group e pela Stellantis, que ocuparam as terceira e quarta posição, respetivamente.
Os desempenhos mais destacados do mês vieram das fabricantes que produzem na China, juntas registaram mais de 24.100 unidades de BEVs em novembro, com principal destaque para a Volvo, a Polestar e a Lotus, logo atrás da Tesla.
As empresas da China também aumentaram sua participação na categoria BEV, de 12,5% em novembro de 2023 para 13,2% no mês passado. O crescimento foi impulsionado pela Leapmotor (+296%), agora fazendo parte das marcas Stellantis, BYD (+127%), Xpeng (+93%) e Geely (+33%).
Dacia Sandero continua a dominar o mercado Europeu
Entre os dez primeiros em termos de vendas totais, o Volkswagen Tiguan, Peugeot 208, Toyota Yaris e Volkswagen T-Roc registam o maior crescimento no comparativo ano a ano. Já o Dacia Sandero consolidou a sua posição como o veículo mais popular da região, ampliando a sua diferença para o Volkswagen Golf, que ocupa o segundo lugar na classificação acumulada no ano.
Outros fortes desempenhos em Novembro foram sentidos pelos modelos Renault Captur, Toyota C-HR, Skoda Fabia, Peugeot 3008, Skoda Kodiaq, Jeep Avenger, BMW Série 5 ou Suzuki Swift.
Comentários