top of page
Foto do escritorRedação Europa

Dacia Sandero mantém a liderança na Europa, à frente do Tesla Model Y e do Volkswagen Golf

Dacia Sandero mantém a liderança na Europa, à frente do Tesla Model Y e do Volkswagen Golf

Os registos mensais de automóveis de passageiros novos na Europa em Novembro diminuíram 1,7% em termos homólogos. De acordo com os dados da JATO Dynamics que faz uma análise mais abrangente e de mais mercados, 1.054.043 unidades foram registados em 28 mercados europeus em Novembro, considerando o volume acumulado do ano de veículos novos, com um total de 11.847.573 unidades, o aumento é de apenas 0,8% em comparação com o período homólogo do ano passado, o que representa a estagnação do mercado de automóveis novos.


Em Novembro, os “cinco grandes grupos” fabricantes de automóveis da Europa – Grupo Volkswagen, Stellantis, Grupo Renault, BMW Grupo e Grupo Mercedes-Benz – foram responsáveis ​​por 65% do total das vendas.

Marcas mais vendidas na Europa em Novembro
Marcas mais vendidas na Europa em Novembro

As construtoras japonesas seguiram com um 13% de quota de mercado, enquanto as marcas coreanas foram responsáveis por 7,5% do total das vendas. Os Estados Unidos vieram logo a seguir, com a Tesla e a Ford a representarem 5,9% de total de registos mensais, enquanto as empresas automóveis da China mantiveram 6,7% de quota de mercado no mês passado.


O crescimento mais expressivo em novembro veio do Grupo Renault (+8,6%), Toyota (+9,8%) e Geely (+16%). Em contrapartida, quedas de dois dígitos foram registadas pela Stellantis, Hyundai-Kia, Ford, Tesla e Nissan. As alemãs Mercedes-Benz e BMW também registaram dados negativos no mês passado.


Novembro também assistiu a mudanças significativas numa marca, a Skoda, que ocupou a terceira posição no índice de vendas mensais, graças aos bons resultados dos modelos Fabia, Enyaq e Kodiaq.


BEVs ganham quota de mercado

Embora os registos globais tenham registado uma tendência decrescente, a procura de BEV na Europa aumentou 0,8% em termos homólogos. A quota de BEV aumentou para 17,4% em novembro de 2024, em comparação com 17,0% em novembro de 2023. O crescimento foi mais forte no Reino Unido (+58%), Países Baixos (+44%), Noruega (+30%) e Bélgica (+17%), enquanto a procura caiu bastante em países como França e Alemanha, com quedas de 25% e 22% respectivamente.


Modelos híbridos Plug-In (esquerda) e Elétricos (direita) mais vendidos
Modelos híbridos Plug-In (esquerda) e Elétricos (direita) mais vendidos

Os modelos elétricos do Grupo Volkswagen representaram 26% dos registos mensais de BEV na Europa no mês passado, com os volumes a aumentaram 16%. Por outro lado, a Tesla registou uma queda de 28% nos volumes à medida que continua a enfrentar atrasos associados à atualização do seu Model Y. A Tesla foi o segundo maior vendedor de BEVs, seguido pelo BMW Group e pela Stellantis, que ocuparam as terceira e quarta posição, respetivamente.


Modelos mais vendidos na Europa em Novembro
Modelos mais vendidos na Europa em Novembro

Os desempenhos mais destacados do mês vieram das fabricantes que produzem na China, juntas registaram mais de 24.100 unidades de BEVs em novembro, com principal destaque para a Volvo, a Polestar e a Lotus, logo atrás da Tesla.


As empresas da China também aumentaram sua participação na categoria BEV, de 12,5% em novembro de 2023 para 13,2% no mês passado. O crescimento foi impulsionado pela Leapmotor (+296%), agora fazendo parte das marcas Stellantis, BYD (+127%), Xpeng (+93%) e Geely (+33%).


Dacia Sandero continua a dominar o mercado Europeu


Entre os dez primeiros em termos de vendas totais, o Volkswagen Tiguan, Peugeot 208, Toyota Yaris e Volkswagen T-Roc registam o maior crescimento no comparativo ano a ano. Já o Dacia Sandero consolidou a sua posição como o veículo mais popular da região, ampliando a sua diferença para o Volkswagen Golf, que ocupa o segundo lugar na classificação acumulada no ano.


Outros fortes desempenhos em Novembro foram sentidos pelos modelos Renault Captur, Toyota C-HR, Skoda Fabia, Peugeot 3008, Skoda Kodiaq, Jeep Avenger, BMW Série 5 ou Suzuki Swift.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page