top of page

Dakar: Daniel Sanders nas motos e Henk Lategan nos carros vencem prologo da edição 2025

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 3 de jan.
  • 2 min de leitura
Henk Lategan
Henk Lategan

Daniel Sanders está habituado a deixar a sua marca no início do Dakar e assim foi mais uma vez, ao vencer o prólogo de hoje assim como fez em 2022. O vencedor da prova em Marrocos terminou 12s à frente do vencedor do W2RC 2024, Ross Branch, bem como do estreante mais proeminente do rali.


No seu primeiro dia no Dakar como piloto oficial da KTM, o jovem catalão de 19 anos foi o piloto mais rápido do Rali 2. No entanto, a categoria perdeu imediatamente o detentor do título, Harith Noah, quando o piloto da Sherco caiu, fraturou o pulso e foi forçado a abandonar prematuramente a corrida.


Daniel Sanders
Daniel Sanders

Já nos automóveis, Henk Lategan, 5.º da classificação geral em 2023 e ausente em 2024, regressou vitorioso à prova: o sul-africano triunfou hoje com o melhor tempo no prólogo. Venceu por uma margem bem curta à frente do Ford Raptor pilotado por Mattias Ekström, enquanto Nasser Al Attiyah no seu Dacia completou o pódio do dia, a 20s do vencedor do dia.


Os tempos do prólogo não contam para a classificação geral da categoria automóvel, o que é um alívio para Guillaume de Mévius, que sofreu um furo e perdeu 4’16’’ ao trocar uma roda.


Quanto à presença luso/brasileira, o Português João Ferreira em Mini foi o quinto mais rápido, mostrando que pode estar na disputa para uma vitória inédita para Portugal. Já o piloto oficial da Toyota Gazoo Racing Europe, o brasileiro Lucas Morais, terminou com o oitavo melhor tempo, neste “aperitivo” que terminou com os 10 primeiros separados por apenas 40 segundos e 5 carros diferentes neste Top 10 de uma prova que promete ser uma das mais disputadas de sempre.


João Ferreira
João Ferreira e Filipe Palmeiro

No seu primeiro dia no Dakar, o norte-americano Corbin Leaverton conseguiu o melhor tempo na classe Challenger, batendo por apenas 4s o seu companheiro de equipa na Red Bull Off-Road Junior Team, o Português Gonçalo Guerreiro, ele que tem como navegador o experiente brasileiro Cadu Sachs. Os seus dois perseguidores mais próximos são também a dupla líder no ranking W2RC da categoria: Nicolás Cavigliasso (11’’ atrás) e o actual campeão Yasir Seaidan (19’’ atrás).


Corbin Leaverton
Corbin Leaverton

Outro estreante americano, Brock Heger, venceu na categoria SSV ao volante de um Polaris, à frente do argentino Jeremías González Ferioli e do detentor do título Xavier de Soultrait. A batalha está em curso entre os pilotos da Sébastien Loeb Racing e os veículos Can-Am conduzidos por Sara Price e ‘Chaleco López’, respetivamente 4º e 5º hoje.



Mitch Van den Brink
Mitch Van den Brink

O estreante na categoria de camiões, Vaidotas Žala, quase fez uma estreia de sonho, terminando em 2º lugar, apenas 7’’ atrás do vencedor do dia, Mitch Van den Brink, e especialmente 16’’ à frente do detentor do título, Martin Macík.


Após os resultados do prologo e a possibilidade de escolha da ordem de partida para a primeira etapa, a dupla vencedora escolheu largar da 11ª posição


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page