São nada menos que 63 os carros Ultimate alinhados para a 47ª edição, com especial foco nas equipas que vão lutar pela vitória nos 5.115 quilómetros de especiais mapeados entre Bisha e Shubaytah.
Três máquinas de última geração vão estrear-se no Dakar com pilotos de classe mundial ao volante: Nasser Al Attiyah e Sébastien Loeb nos Dacia Sandriders, equipa que ainda conta com a experiente piloto espanhola Cristina Gutiérrez. Os também espanhóis, Carlos Sainz e Nani Roma vão estrear o Ford Raptor e terão como companheiros de equipa Mattias Ekström e Mitch Guthrie, todos eles legítimos candidatos à vitória.
A X-raid preparou uma versão totalmente nova para o Mini este ano, com um motor a gasolina e que também já deixaram ótimas referências. Os carros serão pilotados por nomes como os experiente e rápidos como Guerlain Chicherit, Guillaume de Mévius (segundo no último Dakar e terceiro em Marrocos), para não falar do promissor piloto português de 24 anos, João Ferreira acompanhado do seu habitual navegador Filipe Palmeiro.
Guillaume de Mévius e Guerlain Chicherit nos
Todos os olhares estarão virados para as novidades, mas a armada Toyota Hilux continua a ser a grande favorita, com pilotos do calibre de Yazeed Al Rajhi, Lucas Moraes e Giniel de Villiers, sem esquecer os jokers como a dupla Price-Sunderland e o lituano Rokas.
Já Stéphane Peterhansel, passará o primeiro mês de Janeiro longe das dunas do Dakar desde 1994 e é a ausência mais notada.
Com tantas novidades é bom recordar que no Dakar ninguém conseguiu levar uma máquina acabada de sair do forno à vitória desde os tempos de Ari Vatanen com a Peugeot, que triunfou com o 205 Turbo 16 em 1987 e depois com o 405 — o seu herdeiro técnico— em 1989, sucesso que teve sequência com o também histórico Citroën ZX em 1991.
Imagens Press A.S.O.
Comments