top of page
Foto do escritorRedação Europa

Dakar: Primeira etapa com muita estratégia para evitar sair na frente amanhã

Dakar: Primeira etapa com muita estratégia para evitar sair na frente na etapa crono de 48 horas

Daniel “Chucky” Sanders repetiu a sua prestação no Dakar 2022, onde também venceu as duas primeiras etapas. O australiano deixou o seu rival mais próximo na etapa, Ricky Brabec, a mais de dois minutos. Uns impressionantes 25 minutos já separam agora o líder do décimo classificado!


Ross Branch fez uma corrida sólida para ficar em terceiro lugar na etapa e na geral, mas ficou abalado ao saber no final que o seu companheiro de equipa Hero, Sebastian Bühler, tinha abandonado a corrida depois de cair e magoar o ombro 68 quilómetros após o início da especial.


Dakar: Primeira etapa com muita estratégia para evitar sair na frente na etapa crono de 48 horas

Automóveis com muita tática e momento de espirito Dakar

Seth Quintero da Toyota foi o protagonista do dia. O norte-americano tem 20 vitórias em etapas na Challenger, seis das quais conquistou com a tenra idade de 18 anos em 2021. Hoje, cruzou a linha de meta no coração do acampamento em Bisha com o segundo melhor tempo, logo atrás de Guerlain Chicherit. No entanto, os responsáveis ​​da prova creditaram-lhe os 95 segundos em que o piloto colocou em prática o “espirito Dakar” ao ignorar a competição e parar para ajudar Laia Sanz após o acidente da piloto que capotou o Century. Foi história a fazer-se já que nunca antes um jovem de 22 anos tinha vencido uma etapa na categoria rainha. Guerlain Chicherit, de 46 anos, pode ser o pai dos dois jovens que hoje partilham o pódio com ele, já que além do vencedor o sul-africano Saood Variawa, de 19 anos, foi terceiro, a 1′45″ do seu companheiro de equipa na Toyota.



À primeira vista, os outros favoritos do Dakar parecem estar a sofrer com enormes perdas de tempo, mas na verdade, todos aliviaram o acelerador para evitar ter de iniciar a etapa crono de 48 horas demasiado perto dos lugares da frente. O único que se entusiasmou foi Carlos Sainz, que sairá para o percurso na oitava posição amanhã de manhã, tornando-se o alvo principal para nomes como Moraes, Al Attiyah, Al Rajhi e Loeb.


Destaque ainda para o Português Gonçalo Guerreiro, a dominar boa parte do percurso entre os Challenger, terminando a 4 segundos do vencedor que foi Corbin Leaverton, seu companheiro de equipa do Red Bull Off-Road Junior.



Nos camiões Mitchel van den Brink começou o Dakar 2025 em força vencendo. Aleš Loprais e Martin Macík, apontados como os seus dois principais rivais, estão a 1′40″ e 2′29″ respectivamente.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page