O desempenho financeiro do Grupo Audi nos primeiros nove meses reflete a desafiadora situação macroeconómica. Isso inclui um ambiente de mercado difícil e despesas de reestruturação, como, por exemplo, o possível encerramento da fábrica de Bruxelas. Nos primeiros nove meses de 2024, a receita totalizou 46,3 mil milhões de euros, o lucro operacional foi de 2,1 mil milhões de euros e o fluxo de caixa líquido atingiu 3,8 mil milhões de euros.
“A Audi está a trabalhar de forma consistente no seu desempenho financeiro, tendo em conta o panorama macroeconómico complicado e a concorrência cada vez mais feroz,” afirma o CFO Jürgen Rittersberger. “O nosso foco atual é aumentar ainda mais a eficiência e a competitividade. Com o Programa Performance 14, estamos a abordar tanto o potencial de custos como o de receitas. Ao mesmo tempo, estamos a lançar diversos modelos no mercado durante uma fase de transição desafiadora, que gradualmente terá impacto no volume de vendas e no lucro a partir de 2025.”
Diminuição nas entregas num ambiente de mercado desafiante
Nos primeiros três trimestres de 2024 o Grupo entregou 1.251.381 veículos (-10,9%) das marcas Audi, Bentley e Lamborghini, e 43.773 motociclos (-8,5%) da marca Ducati.
Individualmente, a marca Audi foi responsável por 1.235.590 veículos entregues (-10,9%), incluindo 115.788 veículos elétricos (-5,9%). A redução deve-se principalmente às condições desafiantes do mercado e da concorrência, bem como à disponibilidade limitada de peças. A Audi já introduziu 15 novos modelos em 2024, com mais lançamentos previstos para este ano e 2025. Os novos veículos – incluindo as gamas Audi A5 e Q5, baseadas na nova plataforma de motor de combustão Premium Platform Combustion – só terão um impacto significativo nos números do próximo ano.
CEO Gernot Döllner: “Estamos a posicionar a Audi para, mais uma vez, alcançarmos o extraordinário.”
“Estamos a ganhar velocidade num ambiente competitivo mais exigente e a levar os diversos modelos para a estrada com a qualidade Audi,” afirma o CEO Gernot Döllner. Após o Audi A6 e-tron, a gama Audi A5 e o SUV Audi Q5 no verão, a empresa apresentará o Audi Q5 Sportback em novembro e o Audi A7 no início do próximo ano. “Estamos a expandir e a renovar o nosso portfólio com estes modelos. Para além dos lançamentos, estamos claramente a focar-nos em estruturas otimizadas e a impulsionar mudanças dentro da empresa com a Audi Agenda.” Com a redefinição do Desenvolvimento Técnico, das séries de modelos e da estratégia de produtos, a Audi lançou as bases para mais mudanças organizacionais, continua Döllner. “Estamos a posicionar a Audi de forma que possamos, mais uma vez, alcançar o extraordinário.”
Entregas na Europa, EUA e China
Na Europa, a Audi entregou 503.746 veículos de janeiro a setembro deste ano, uma diminuição de 9,8% face ao mesmo período do ano passado. A queda nas entregas de automóveis elétricos foi significativamente menor: a Audi entregou 71.998 veículos totalmente elétricos aos clientes (-4,6%). O número de modelos elétricos entregues aumentou na Itália (+26,4%), França (+8,3%) e Reino Unido (+4,1%).
Nos EUA, a Audi entregou 139.665 veículos (-16,8%), incluindo 16.558 automóveis elétricos (-6,1%). As razões para a diminuição incluem a disponibilidade limitada de peças e desafios logísticos. A maior iniciativa de modelos da história da empresa nos Estados Unidos começará no final de 2024 com o lançamento do Audi Q6 e-tron.
Na China, a Audi entregou 477.247 automóveis, uma redução de 8,5% em comparação com o mesmo período de 2023. Enquanto o mercado automóvel chinês passa por uma grande transformação, a Audi está a reposicionar-se com uma estratégia clara e um portfólio expandido. Este ano, a empresa e o seu parceiro FAW começarão a produzir veículos totalmente elétricos na nova fábrica em Changchun. A Audi também está a desenvolver modelos personalizados para o mercado chinês em conjunto com o seu parceiro SAIC.
Desempenho financeiro após nove meses
Após os primeiros três trimestres de 2024, a Audi totalizou 46.262 milhões de euros em receitas, uma diminuição de 8,2% em relação ao ano anterior. A percentagem de receitas, alinhada com a taxonomia da UE foi de 14,4% (2023: 15,7%). O lucro operacional foi 2.088 milhões de euros (2023: 4.595 milhões de euros). Este resultado foi influenciado pelas difíceis condições económicas, elevada pressão competitiva e despesas de reestruturação esperadas, como, por exemplo, uma possível utilização alternativa ou o possível encerramento da fábrica de Bruxelas. No geral, o Grupo Audi alcançou uma margem operacional de 4,5% (2023: 9,1%).
Bentley, Lamborghini e Ducati
A Bentley entregou 7.380 veículos de janeiro a setembro de 2024 (2023: 10.053). Isto resultou numa receita de 1.943 milhões de euros (2023: 2.309 milhões de euros). O lucro operacional foi de 300 milhões de euros (2023: 506 milhões de euros) e a margem operacional foi de 15,5% (2023: 21,9%).
A Lamborghini é a marca do grupo que continuamente apresenta bons resultados, nos primeiros nove meses de 2024 entregou 8.411 veículos aos seus clientes, um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita cresceu 20,1%, atingindo 2.434 milhões de euros (2023: 2.026 milhões de euros). O lucro operacional aumentou 9,8%, totalizando 678 milhões de euros (2023: 618 milhões de euros), enquanto a margem operacional foi de 27,9% (2023: 30,5%).
Na área das duas rodas a Ducati entregou 43.773 motociclos nos primeiros nove meses do ano (2023: 47.856). A receita resultante foi de 792 milhões de euros (2023: 877 milhões de euros). O lucro operacional foi de 95 milhões de euros (2023: 140 milhões de euros), com uma margem operacional de 12,0% (2023: 15,9%).
Previsão para o que falta de 2024
Para o ano de 2024, a previsão de receitas do Grupo Audi mantém-se inalterada entre 63 mil milhões e 68 mil milhões de euros. O grupo continua a prever uma margem operacional na faixa de 6 a 8% e um fluxo de caixa líquido entre 2,5 mil milhões e 3,5 mil milhões de euros.
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