top of page

Edição limitada do Alpine A110 R Ultime, a expressão máxima do modelo

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa
Edição limitada do Alpine A110 R Ultime, a expressão máxima do modelo

Produzido numa série limitada de apenas 110 exemplares únicos, o A110 R Ultime é a expressão máxima do A110. Montado na histórica fábrica Jean Rédélé Alpine, em Dieppe, o A110 R Ultime é um automóvel ultra-desportivo único e emotivo, que leva os níveis de desempenho ao extremo. Acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, é cerca de 20 segundos mais rápido que o A110 R numa volta ao Nordschleife (Nürburgring, Alemanha). Com uma potência de até 345 cv, o A110 R Ultime é excecional, tanto pelo desempenho, como pela relação peso-potência tendo a marca recorrido a especialistas ligados à competição para “afinar” o resultado final deste fantástico automível.


Pela primeira vez, a Alpine está a pôr em prática um programa de ultra-personalização, dando aos clientes acesso a uma gama virtualmente ilimitada de combinações, para criar o seu próprio Alpine único.  Para além de oferecer uma gama de 28 cores de carroçaria, a marca associou-se à Poltrona Frau, um dos maiores especialistas em couro do mundo, para oferecer uma escolha de 14 tons de estofos em Alcantara, juntamente com 10 tons de couro.


Vamos aos bastidores para ver de perto o desenvolvimento do A110 R Ultime e o seu desempenho na pista Bugatti (Le Mans) e em Nürburgring (Nordschleife).


Com base no sucesso do A110 desde 2018, os engenheiros da Alpine propuseram-se criar a derradeira versão de estrada deste modelo icónico.


Edição limitada do Alpine A110 R Ultime, a expressão máxima do modelo

O A110 R Ultime nasceu no departamento de engenharia da Alpine. Dadas as especificações extremas em termos de desempenho desportivo, esperava-se, inicialmente, que o projeto se mantivesse na fase de protótipo. No entanto, não demorou muito para que estas considerações fossem postas de lado, por um desejo irresistível de criar um automóvel único, concebido em torno de dois grandes pontos focais: desempenho desportivo e apelo exclusivo.


Os engenheiros estavam convencidos de que podiam criar um automóvel de estrada com um desempenho avançado, recorrendo aos pontos fortes da Alpine - como o peso leve e o design aerodinâmico - e à experiência adquirida no desenvolvimento de um automóvel de F1, de modo a aumentar o desempenho, sem adicionar potência excessiva. A equipa também beneficiou dos oito anos de experiência em corridas de GT4.


Construído em apenas 110 exemplares, o A110 R Ultime não é apenas um automóvel com qualidades desportivas únicas. É também uma verdadeira oportunidade para a marca desenvolver a sua experiência, com um programa de ultra-personalização. Pela primeira vez, a Alpine oferece aos clientes a possibilidade de participarem num verdadeiro processo de co-criação: o Atelier Sur-Mesure ou programa de oficinas por medida.


Montado na fábrica Jean Rédélé Alpine, na cidade natal da marca, Dieppe, o A110 R Ultime é a última palavra em desempenho, requinte e estilo exclusivo da Alpine. O auge atingido por esta versão do A110 deixará um olhar para o futuro no design da marca, a começar pelo A110 elétrico, previsto para o final de 2026.


Edição limitada do Alpine A110 R Ultime, a expressão máxima do modelo

“O A110 R Ultime é a essência absoluta do que pretendemos alcançar na Alpine, quando concebemos automóveis dinâmicos que colocam o prazer de condução acima de tudo. Proporcionando uma experiência de condução inigualável, o A110 R Ultimate distingue-se dos seus rivais.”

Philippe Krief, Diretor-Geral da marca Alpine

 

Alpine A110 R Ultime, construído para o desempenho

O design do A110 R Ultime levantou um dilema para a Alpine, que teve de encontrar uma forma de aumentar o desempenho de um carro desportivo já muito bem conseguido, mantendo-se dentro dos limites exigidos para a homologação. Para enfrentar este desafio, os engenheiros da Alpine e o piloto de testes Laurent Hurgon adoptaram a postura de uma equipa de competição, reunindo os melhores parceiros do mundo do desporto automóvel.


Para melhorar ainda mais a agilidade e a velocidade em curva, os engenheiros redesenharam todos os aspectos relacionados com o desempenho dinâmico: motor, chassis, travagem e aerodinâmica. O automóvel ganhou uma nova caixa de velocidades DCT6 capaz de lidar com esta potência extra.


O chassis, finamente aperfeiçoado, é construído inteiramente em alumínio, o que faz do A110 R Ultime um dos automóveis desportivos mais leves do mundo. A suspensão foi completamente redesenhada com novos amortecedores Ohlins TTX, com regulação em altura, e regulação hidráulica bidirecional para compressão e recuperação. As novas jantes forjadas, de 18 polegadas à frente (10 mm mais largas que o A110 R) e de 19 polegadas atrás, têm um design exclusivo e são optimizadas em termos de peso. O sistema de travagem foi melhorado, com discos compostos de maior diâmetro e pastilhas inspiradas no mundo do desporto automóvel. Os pneus são Michelin PS CUP 2, desenvolvidos, especificamente, para o A110 R Ultime. 


A aerodinâmica foi reformulada, com um aumento de 160 kg de força descendente em relação ao A110 R. Optimizado para a utilização em pista, o automóvel apresenta um splitter dianteiro com um lábio flexível, aletas no para-choques dianteiro e placas terminais no para-choques traseiro. O sistema de arrefecimento modificado baseia-se em duas aberturas no capot que empurram o ar para cima. Para completar os melhoramentos, um spoiler e uma asa traseira biplana ajustável, bem como uma cauda de pato na linha de cintura.


O motor ganhou novos pistões forjados e novas bielas emprestadas do mundo dos desportos motorizados.  O turbocompressor foi optimizado com uma carcaça retificada e uma nova roda de compressor. O mapeamento foi optimizado para um índice de octanas de 102 RON, aumentando a potência do A110 R Ultime para 345 cv ou 254 kW (ou 325 cv com base em 98 RON), com a potência máxima atingida a 6.000 rpm. Com a caixa de velocidades DCT6, o A110 R Ultime debita um binário máximo de 420 Nm a partir das 3200 rpm, mais 80 Nm que o A110 R Turini, para um peso equivalente de 3,2 kg/cv.


Os resultados falam por si: o A110 R Ultime é cerca de 20 segundos mais rápido que o A110 R no lendário circuito de Nordschleife, colocando-o numa categoria de automóveis desportivos geralmente muito mais potentes.


“Apoiei-me nos meus oito anos de experiência ao volante do A110 GT4. Todos os fins-de-semana, afinamos o set-up para melhorar o nosso desempenho. Trouxemos todas estas sensações para o desenvolvimento deste A110 R Ultime.”

Laurent Hurgon, piloto de testes da Alpine

 

Edição limitada do Alpine A110 R Ultime, a expressão máxima do modelo

A110 R Ultime, um automóvel de extremo requinte e uma expressão do know-how francês

 

A exclusividade do A110 R Ultime reflecte-se também no design e numa experiência de cliente mais rica e exclusiva, com uma imersão total no mundo Alpine. O cliente dispõe de um leque quase infinito de possibilidades para personalizar o seu A110 R Ultime, de acordo com os seus gostos e necessidades, à semelhança das marcas de luxo de couro ou de jóias.


Graças à colaboração com marcas de prestígio, como Sabelt e Poltrona Frau, a Alpine oferece aos clientes uma escolha excecional de opções, através do seu programa de personalização Atelier Sur-Mesure, com novas combinações de cores exteriores e interiores, incluindo 28 tons de carroçaria, 10 tons de pele e 14 tons de Alcantara.


Muitas das caraterísticas exteriores podem ser da cor da carroçaria, incluindo as peças aerodinâmicas em carbono, o capot, o tejadilho e o vidro traseiro. Em colaboração com a Poltrona Frau, os designers da Alpine criaram um interior com tipos e tonalidades especiais de pele e requintes específicos. Por exemplo, todas as áreas do cockpit são estofadas em pele premium e Alcantara®, incluindo os bancos, os painéis das portas, as inserções, a consola, o painel de instrumentos e os puxadores.


Por fim, para celebrar a cor que define a marca, os 110 exemplares do A110 R Ultime incluem 30 numa versão denominada La Bleue, com uma pintura exterior com uma gradação de dois azuis e um interior exclusivo em pele preta e azul.


“O A110 R Ultime é um automóvel de design personalizado, tal como uma peça de roupa de alta costura. No Atelier Sur-Mesure, iremos ao encontro de cada cliente para o ajudar a criar o automóvel que o irá satisfazer plenamente.”

Stéphanie Petit, Diretora de Design, Cor e Material, Alpine


Edição limitada do Alpine A110 R Ultime, a expressão máxima do modelo

Como o automóvel de estrada Alpine mais extremo e mais exclusivo de todos os tempos, o A110 R Ultime é um símbolo, com a finalidade de mostrar a capacidade da Alpine para atingir níveis ainda mais elevados de desempenho desportivo, ao mesmo tempo que abre caminho para os futuros projectos da marca já em fase de desenvolvimento: oferecer um desempenho de supercarro, juntamente com o requinte extremo que é a marca do know-how francês da Alpine.


“O A110 R Ultime vai, certamente, deixar a sua marca na história dos automóveis desportivos franceses, estabelecendo o padrão de inovação e desempenho. Já é um enorme sucesso entre os entusiastas que procuram o melhor da Alpine.  De facto, já só nos restam algumas atribuições.”

Jean-Pascal Dauce, Líder de Veículo A110 R Ultime Alpine

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

01:31
Reproduzir vídeo
Habitáculo do Honda ZR-V: Elegância, conforto e digital na medida certa!🥇

Habitáculo do Honda ZR-V: Elegância, conforto e digital na medida certa!🥇

01:31
Reproduzir vídeo
Olha que coisa boa: Honda ZR-V, um Civic com carroceria de SUV🥇

Olha que coisa boa: Honda ZR-V, um Civic com carroceria de SUV🥇

01:28
Reproduzir vídeo
Honda e:Ny1 deu um salto de gigante no digital da marca

Honda e:Ny1 deu um salto de gigante no digital da marca

01:31
Reproduzir vídeo
bottom of page