
O construtor automóvel checo aumentou as suas entregas de veículos em todo o mundo em 6,9% em relação a 2023 sendo que os modelos mais vendidos foram o Octavia (215.700 veículos; +12,4% em termos homólogos), o Kamiq (126.000; +8,2%) e o Fabia, que registou o maior crescimento percentual em termos homólogos (117.100; +24,1%).
A Škoda registou um crescimento principalmente nos mercados europeus, com os maiores aumentos absolutos na Alemanha, Turquia, Reino Unido, Polónia e Espanha.
A procura do 100% elétrico Enyaq por parte dos clientes manteve-se forte, com 79.500 unidades entregues (-2,6% face ao ano anterior).
A Škoda Auto alcançou uma forte performance de vendas em 2024, entregando 926.600 veículos a clientes em todo o mundo – um aumento anual de 6,9%, apesar de um ambiente de mercado muito desafiante.
A Alemanha continuou a ser o maior mercado da marca, com 187.100 veículos entregues, representando um aumento de 29.200 unidades face a 2023. Também foram registados aumentos absolutos significativos na Turquia (8.600), Reino Unido (8.400), Polónia (7.500) e Espanha (6.200). O Octavia atualizado manteve o seu estatuto de modelo mais vendido da Škoda, com 215.700 unidades entregues (+12,4%). Apesar do aumento da concorrência e de um abrandamento da procura de veículos totalmente elétricos em toda a indústria, a gama Enyaq atraiu um forte interesse dos clientes.
A Škoda continuou a implementar a sua atualização global do showroom em linha com a nova identidade corporativa, transformando mais de 230 concessionários até à data. Ao entrar em 2025, a marca está preparada para um maior crescimento com o seu mais jovem e abrangente portefólio de produtos, num total de 12 modelos, onde se inclui o SUV Elroq, totalmente elétrico e acessível, o novo e popular Enyaq e o SUV compacto Kylaq, que deverá impulsionar as vendas no mercado indiano.

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, comentou:
“É emocionante ver a resposta positiva dos clientes que impulsionou o crescimento das nossas entregas em 2024, apesar de um ambiente de mercado volátil. Com modelos novos ou atualizados em todo o nosso portfólio, estou grato aos Škodianos que projetam, constroem e vendem os nossos automóveis, bem como aos exploradores do dia a dia e as suas famílias que os tornam parte das suas vidas.
Os nossos principais mercados europeus são fortes graças a um design excecional, segurança avançada e outras caraterísticas, oferecendo sempre um pouco mais em cada modelo. Subjacente a estas vantagens está a nossa estratégia de oferecer aos clientes uma ampla oferta de grupos motopropulsores nesta era de transição: motores de combustão a gasolina e Diesel, mild hybrid e plug-in e modelos totalmente elétricos.

O sucesso dos nossos resultados de 2024 é a melhor preparação que poderíamos ter para outro ano desafiante, 2025, e para a próxima fase de crescimento da nossa estratégia de internacionalização na Índia, na ASEAN e no Médio Oriente. Enquanto nos preparamos para assinalar o nosso 130º aniversário este ano, a Škoda Auto está no caminho certo.”
Forte crescimento na Europa Ocidental e Oriental e o sucesso do Enyaq
Os resultados da Škoda em 2024 foram em grande parte impulsionados pelo aumento das entregas em toda a Europa, onde a marca confirmou a sua posição como o quarto fabricante de automóveis mais vendido. A Alemanha liderou o trajeto com 187.100 veículos entregues (+18,5%), representando o maior crescimento absoluto (+29.200 veículos), seguido por fortes desempenhos na Turquia (42.200; +25,7%), Reino Unido (78.700; +11,9%), Polónia (61.400; +13,9%) e Espanha (36.300; +20,6%). A Alemanha, a República Checa (84.500) e o Reino Unido continuam a ser os maiores mercados da marca.
O Octavia liderou as tabelas de vendas da Škoda como o modelo mais vendido, com 215.700 unidades entregues (+12,4%), seguido pelo SUV Kamiq (126.000; +8,2%) e pelo Fabia, que alcançou o maior crescimento percentual, de 24,1% (117.100 unidades). A procura do Enyaq, totalmente elétrico, também se manteve forte, com 79.500 unidades entregues, apesar do aumento da concorrência e de um abrandamento mais generalizado da procura de veículos totalmente elétricos. O modelo assegurou posições de liderança nas vendas em vários mercados europeus importantes e classificou-se como o segundo veículo elétrico mais vendido na Alemanha, com mais de 25.000 unidades vendidas.

Novos modelos e reforço da presença no mercado mundial em 2025
2025 assistirá ao lançamento em grande escala dos novos modelos da Škoda. Juntamente com o novo Enyaq, que se estreou no início de janeiro de 2025, a produção do SUV compacto totalmente elétrico Elroq começará em breve. O mais recente membro da gama elétrica da Škoda oferece uma excelente relação ‘value for money’, com um preço inicial de cerca de 28.500 € + IVA em Portugal. Um marco importante na expansão da Škoda na Índia prende-se com o lançamento do novo SUV compacto Kylaq, desenvolvido e fabricado localmente para o mercado indiano. O Kylaq é o primeiro modelo da Škoda no segmento altamente popular de veículos com menos de 4 metros de comprimento, que representa quase 50% das vendas de automóveis na Índia.
Além disso, a Škoda está a preparar-se para iniciar a produção de veículos na sua fábrica recentemente construída no Vietname. A produção inicial centrar-se-á no Kushaq, seguido do Slavia, tirando o máximo partido das sinergias com a rede de produção indiana. As vendas também estão a ganhar impulso noutros mercados, como o Cazaquistão, onde a Škoda vendeu mais de 1.400 veículos no ano passado, após a sua reentrada no mercado.
Portugal.
Em Portugal, a Škoda cresceu 10% e reforçou a sua quota de mercado, superando assim o crescimento que a marca conseguiu atingir a nível global. A excelente performance comercial dos modelos Kamiq , Octavia e Kodiaq cuja procura excedeu largamente a capacidade de entrega, mostrou que o público já observa e confia na marca como um importante player, acompanhando o mercado Europeu, cada vez mais receptivo aos lançamentos da marca.
Comments