Em estreia europeia a Iveco Bus apresentou o Crossway Elec, uma nova solução para descarbonizar a mobilidade interurbana e modelo onde o destaque é modularidade e flexibilidade no armazenamento de energia em 3 a 6 packs para responder plenamente às necessidades da missão, urbanas e escolares, ou viagens maiores, com 12 ou 13 metros.
Em Lyon, o veículo apresentado é um Crossway Elec de 13 metros de comprimento. Está equipado com 4 baterias colocadas no tejadilho e no compartimento traseiro e tem capacidade para 61 passageiros.
Decorreu em evento na França, mais precisamente em Lyon, a estreia europeia do novo Crossway Elec integrado na gama elétrica da Iveco Bus.
Fortemente empenhada na implantação da mobilidade com emissões zero na Europa, a fabricante continua a expandir a sua gama Crossway com a introdução de um segundo modelo elétrico. A nova proposta vem atender às necessidades de descarbonização da mobilidade nas missões escolares e interurbanas.
“A introdução do Crossway Elec na nossa gama, juntamente com a versão Low Entry já disponível, demonstra a nossa capacidade em oferecer soluções elétricas para todas as missões”, afirmou Giorgio Zino, Diretor de Operações Comerciais da Iveco Bus Europe. “Este novo modelo é um veículo inovador. Permitirá à Iveco Bus, colocar também os operadores na sua transição elétrica nos transportes escolares e interurbanos em posição de vanguarda. Com entregas a partir de 2025, o nosso Crossway Elec oferece desde já aos operadores de transportes uma solução eficaz, mesmo antes dos objetivos da norma de redução de CO2 de 2030.”
O novo modelo incorpora diversos elementos da gama Crossway, incluindo o grupo propulsor elétrico, idêntico ao do modelo Low Entry Elec, facilitando a gestão diária dos operadores que já possuem modelos Crossway na sua frota.
Disponível nas versões de 12 e 13 metros (classe II e III), a nova proposta oferece uma grande flexibilidade graças à possibilidade de escolha de 3 a 6 packs de baterias. Isto permite-lhe responder às necessidades específicas dos clientes em termos de missões e de quilometragem diária entre carregamentos. As configurações de 3 ou 4 packs, com 2 baterias no tejadilho e 1 ou 2 no compartimento traseiro, sem afetar o espaço de bagagem, estão particularmente adaptadas às missões escolares, que raramente exigem mais de 200 km por dia. Quanto às versões de 5 ou 6 packs, as baterias suplementares são instaladas nas bagageiras, reduzindo ligeiramente a altura disponível nesta configuração.
Equipado com 6 packs de baterias, o modelo dispõe de uma capacidade total de armazenamento de energia de 415 kWh para uma autonomia de 450 a 500 km. Trata-se da última geração de baterias NMC de 69 kWh montadas pela FPT Industrial, que oferecem excelentes parâmetros em termos de densidade energética e de capacidade de carga.
A flexibilidade do armazenamento de energia permite conservar o espaço para os passageiros e o volume de armazenamento para bagagem. O novo Crossway Elec pode acomodar até 57 passageiros na versão de 12 metros e até 63 passageiros na versão de 13 metros, incluindo 5 lugares na traseira. A versão equipada com 4 baterias oferece até 6,2 m³ (versão de 13 m) e 5,1 m³ (versão de 12 m) de volume no compartimento de bagagens, para além de espaços interiores para bagagem com 3 m³ (versão de 13 m) e 2,8 m³ (versão de 12 m).
Equipado com um motor elétrico Siemens Elfa III de 290 kW com 3.000 Nm de binário, o Crossway Elec pode ser carregado na garagem de recolha através de uma tomada individual CCS. O estado da carga pode ser consultado pelo condutor no painel de instrumentos.
Tal como as outras versões da gama Crossway ele será produzido na fábrica de Vysoke Myto, na República Checa.
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