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Em Neckarsulm, linha de produção do novo Audi A5 é mais eficiente e sustentável

Em Neckarsulm, linha de produção do novo Audi A5 é mais eficiente e sustentável

Com a nova família Audi A5, os primeiros modelos com base na Premium Platform Combustion (PPC), com sistemas de propulsão parcialmente elétricos e uma nova arquitetura eletrónica, estão a sair da linha de produção em Neckarsulm. A marca dos quatro anéis está a orientar consistentemente a produção de veículos em direção à sustentabilidade. O objetivo: em linha com a estratégia de produção "360factory", todos os modelos fabricados na unidade de Neckarsulm serão neutros em carbono a partir de 2025. Para alcançar este objetivo, a Audi está a apostar em linhas de produção mais eficientes, um maior grau de automatização e tecnologias inovadoras. A partir de 2025, a nova oficina de pintura será uma das mais modernas da indústria automóvel.


Com o início da produção do novo Audi A5 em Neckarsulm, começou a maior fase de arranque na história da fábrica.

"Graças a muitos anos de experiência na produção de veículos com motores de combustão e à nossa especialização em ramp-ups complexos, a equipa de Neckarsulm tem as condições ideais," afirma Gerd Walker, Membro do Conselho de Administração para a Produção. Fred Schulze, Diretor da Fábrica de Audi Neckarsulm, acrescenta: "Para a nova família Audi A5, a equipa de Neckarsulm adquiriu mais qualificações para novos sistemas e tecnologias de produção automóvel. Ao mesmo tempo, criámos uma infraestrutura de produção à prova de futuro." Rainer Schirmer, Presidente do Conselho de Trabalhadores na Audi Neckarsulm, também está confiante: "Os colaboradores de Neckarsulm conseguem lidar com a complexidade e são flexíveis. Com estas competências, vamos contribuir para o sucesso do Audi A5 na nossa fábrica e na Audi."

O responsável da fábrica, Fred Schulze, e o presidente do conselho de trabalhadores, Rainer Schirmer, juntos na produção
O responsável da fábrica, Fred Schulze, e o presidente do conselho de trabalhadores, Rainer Schirmer, juntos na produção


A visão da Audi para a produção do futuro continua a ganhar forma: a empresa está a modernizar, digitalizar e transformar as suas fábricas para produzir de forma sustentável. Até 2025, Neckarsulm, tal como todas as fábricas da Audi em todo o mundo, deverá alcançar uma produção neutra em CO2.


Redução significativa do consumo de energia na nova oficina de pintura

Quando for concluída em 2025, a nova oficina de pintura da fábrica de Neckarsulm será uma das mais modernas da indústria automóvel. Já foram otimizados vários processos e introduzidos procedimentos ecológicos para o lançamento do Audi A5. Embora as tintas sustentáveis à base de água sejam há muito um padrão na Audi, os modelos mais recentes também passam por um novo processo de pintura. O primário é substituído por uma tinta que pode ser aplicada diretamente sobre a camada base ainda húmida. A secagem separada do primário, anteriormente necessária, já não é exigida, permitindo à marca dos quatro anéis reduzir significativamente o consumo de energia: até 140 kWh podem ser economizados por veículo.


Em Neckarsulm, linha de produção do novo Audi A5 é mais eficiente e sustentável

Em Neckarsulm, linha de produção do novo Audi A5 é mais eficiente e sustentável

Em Neckarsulm, a Audi utiliza métodos modernos e eficazes para prevenir a corrosão. A pintura por imersão catódica, por exemplo, inclui a imersão e rotação da carroçaria de cabeça para baixo no tanque através de um processo de rotação. Este método é mais eficiente em termos de espaço e mais rigoroso, evitando a formação de bolhas de ar mínimas e depósitos de sujidade. Um novo processo, mais eficiente em termos energéticos, também é utilizado para secar o revestimento por imersão catódica. Em vez do processo de secagem externo anterior, é agora utilizado um processo de secagem transversal. O ar é insuflado no interior, e a carroçaria é aquecida de dentro para fora. Além de ser mais eficiente em termos energéticos, o secador transversal é mais adequado para os futuros veículos elétricos e híbridos e para as suas estruturas de piso reforçadas.


A Audi alcança uma poupança adicional de cerca de 50 kWh por veículo graças a um novo processo de separação de tinta. Anteriormente, a névoa de tinta era recolhida em água com 100% de ar fresco e descartada. No novo processo de separação a seco, a névoa de tinta é capturada por filtros de última geração. Este processo permite que mais de 90 por cento do ar filtrado seja reutilizado, eliminando em grande parte a necessidade de ar fresco condicionado, que é intensivo em termos energéticos. Ao mesmo tempo, em contraste com a separação húmida convencional, o uso de água potável e produtos químicos é eliminado.


Em Neckarsulm, linha de produção do novo Audi A5 é mais eficiente e sustentável

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Uso sustentável de água na produção

A Audi está empenhada em utilizar os valiosos recursos hídricos de forma responsável em todas as suas instalações: a empresa tem como objetivo reduzir para metade o seu consumo de água, ponderado ecologicamente, na produção até 2035. Para alcançar este objetivo, os Quatro Anéis em Neckarsulm contam com um ciclo fechado de água, utilizando a estação de tratamento de águas residuais da Associação de Águas Residuais de Unteres Sulmtal, adjacente à fábrica. Novas tubagens e tecnologias de tratamento garantem que não será retirada mais água de processo do canal próximo do rio Neckar. Isto permitirá economizar até 70% de água potável a partir de 2025. A Audi tratará ainda mais a água purificada pela estação de tratamento de águas residuais com a ajuda de sistemas de filtros e membranas. A água do processo retornará então à estação de tratamento. No ano passado, a Audi aderiu à Aliança para a Gestão Sustentável da Água, sublinhando mais uma vez o seu compromisso com o uso económico e eficiente da água.


Em Neckarsulm, linha de produção do novo Audi A5 é mais eficiente e sustentável

Em Neckarsulm, linha de produção do novo Audi A5 é mais eficiente e sustentável

Um elevado grau de automatização para uma qualidade premium

Neckarsulm é a primeira fábrica do Grupo a instalar todas as peças adicionais na carroçaria de forma totalmente automática. Desta forma, a Audi melhora a precisão do encaixe das peças adicionais e minimiza as influências externas. Apenas para a montagem altamente complexa dos guarda-lamas, são utilizados simultaneamente sete robots.


Como parte da estratégia de produção "360factory" da Audi, a sua cadeia de abastecimento depende do fornecimento inteligente e automatizado de materiais. Foram criados mapas de automatização para cada local e estão a ser implementados gradualmente. Neckarsulm foi a primeira fábrica da Audi no mundo a colocar em funcionamento os sistemas de transporte sem condutor e de navegação livre (DTS) em 2014. Com o início da produção do novo Audi A5, mais de 80% dos volumes de material na oficina de carroçaria são agora fornecidos automaticamente.


A fixação praticamente sem fumo é uma inovação mundial na construção de carroçarias automóveis. Este processo envolve a fixação de componentes colados, como as portas, com pequenos pontos de soldadura, para evitar o deslizamento das partes internas e externas. Anteriormente, era necessário limpar numerosos pontos de fixação soldados, pois o fumo é corrosivo. O novo processo quase elimina a acumulação de resíduos graças a um fluxo de gás rotativo. Com este novo método, a Audi trabalha mais de duas vezes mais rápido em comparação com as técnicas anteriores.


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Controlo de qualidade de última geração na oficina de carroçaria

As medições de controlo de qualidade na oficina de carroçaria são realizadas principalmente em linha, ou seja, sem retirar o veículo da linha de produção. A nova tecnologia de medição é utilizada em duas estações. Existem quatro robots em cada estação que utilizam sensores de medição para determinar a precisão dimensional dos componentes. O resultado da medição é avaliado através de software, visualizado e disponibilizado aos colaboradores. Com esta nova tecnologia, cada veículo produzido pode ser medido diretamente na linha. Consequentemente, a Audi aumenta significativamente o número de medições e pode reagir mais rapidamente a qualquer desvio. O controlo de qualidade contínuo e sem interrupções também é possível graças ao elevado grau de automatização.


Os colaboradores utilizam tecnologias inovadoras, como a realidade aumentada (RA), para inspecionar as carroçarias dos automóveis. Uma aplicação de RA em tablets comercialmente disponíveis, equipada com uma câmara integrada, mostra em tempo real os pontos de conexão a serem verificados. Isso permite verificar e documentar diretamente se, por exemplo, as costuras ou pontos de soldadura estão presentes e foram executados de acordo com as especificações estabelecidas. O aumento da eficiência através da digitalização é enorme. Anteriormente, os inspetores tinham de despender muito tempo para determinar as especificações de uma costura colada. Com o tablet, este trabalho é agora realizado em apenas alguns segundos.

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