A Martin Uher Bus, uma empresa de transporte privada, selecionou a Solaris para fornecer os primeiros autocarros a hidrogénio para a sua frota. Dez autocarros Solaris 12 vão operar nas áreas montanhosas em redor de Mníšek pod Brdy, na região da Boémia Central. Os veículos movidos a hidrogénio serão entregues no final de 2025.
O primeiro projecto de autocarros a hidrogénio na região da Boémia Central será implementado com a participação da Solaris. O fabricante fornecerá dez autocarros Solaris Urbino 12 a hidrogénio, equipados com células de combustível de última geração e uma potência total de 70 kW. Os únicos subprodutos da reação química que ocorre na célula de combustível são o calor e o vapor, pelo que tais veículos não produzem absolutamente nenhuma emissão prejudicial no ponto de utilização. Os autocarros serão abastecidos com hidrogénio produzido a partir de electricidade 100% verde, proveniente da central hidroeléctrica de Vrané nad Vltavou. Este método não gera emissões de dióxido de carbono, tornando o hidrogénio produzido, verde, e completamente neutro para o clima.
"Estou extremamente orgulhoso que a Martin Uher Bus tenha escolhido a nossa empresa como parceira na transição para o transporte com emissões zero, utilizando 10 modernos autocarros a hidrogénio Solaris Urbino. Estamos honrados por fazer parte deste importante projecto de hidrogénio na República Checa. Vamos trazer a nossa experiência e amplo conhecimento para esta iniciativa – a nossa empresa já entregou mais de 220 autocarros com célula de combustível a hidrogénio a clientes de 10 países europeus", disse Roman Zdráhal, Diretor Geral da Solaris Czech.
"Somos a região mais populosa da República Checa e monitorizamos de perto as inovações nos transportes e noutros sectores. Somos a primeira região do país a lançar um grande projecto de hidrogénio nos transportes. Em algum momento no futuro, todos os transportes serão isentos de emissões e precisamos de testar na prática as mais recentes tecnologias. Já temos autocarros eléctricos em linhas em Kutná Hora, Kladno e na região de Benešov. provar o seu valor no terreno difícil e acidentado em torno de Mníšek pod Brdy", afirmou Petra Pecková, Governadora da região da Boémia Central.
“Ser operador neste prestigiado projeto-piloto é uma honra e uma grande responsabilidade para nós. A grande vantagem dos autocarros a hidrogénio é que são isentos de emissões e não necessitam de longos tempos de recarga da bateria, garantindo a sua crescente utilização no transporte. Acreditamos que os passageiros e motoristas irão apreciar na operação real os seus equipamentos de última geração e excelente desempenho no terreno difícil ao redor de Mníšek pod Brdy e irão gostar de viajar com eles”, acrescentou Martin Uher, Diretor Geral da Martin Uher Bus. companhia de transporte.
Até à data, a Solaris entregou 1.400 autocarros e troleicarros a quase 30 cidades checas, incluindo Praga, Ostrava, Brno, České Budějovice, Olomouc, Plzeň, Teplice e Ústí nad Labem. Um terço dos veículos fornecidos à República Checa são de emissões zero – autocarros elétricos Solaris Trollino e Solaris Urbino.
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