
Desde que reapareceu no mercado em 2023, a ST125 Dax conquistou as opiniões e os clientes, graças a uma atualização "simpática" do original dos anos 60. A preservação do espírito da Dax foi mantida em 2025 graças à continuidade de uma série de elementos simbólicos: o quadro em T, o guiador alto e as rodas pequenas mas robustas (12 polegadas). As alterações limitam-se a um catalisador melhorado, ECU com nova programação e um sensor OBD2-2 adicional para garantir a conformidade com a norma Euro5+; a cor Preto Pérola Shining vem juntar-se às opções de cores disponíveis para a Dax que se mantêm, Cinzento Pérola Cadet e Azul Pérola Glittering.

A sua irmã de tamanho mais pequeno mas também de 125 cm³, a Z125 Monkey, também levou uma série de revisões para 2025. As alterações de pormenor introduzidas no motor dão-lhe conformidade com a norma de emissões, mas sem prejudicar as performances ou a eficiência. A nova gama de cores tem três novas combinações para esta icónica "moto de bolso": Prata Metalizado Sheen com Preto Pérola Shining, Vermelho Millenium com Branco Pérola Himalayas e Amarelo Turmeric com Prata Metalizado Knight - cada uma dando um carácter único à moto.
Para garantir que a Super Cub C125 continua o seu legado como veículo mais produzido de sempre, as mesmas revisões de conformidade Euro5+ também lhe foram aplicadas. A sua silhueta que todos reconhecem sai reforçada para 2025, graças a uma opção de cor única, um Azul Pérola Bosphorus com Bege Pérola Sugarcane, complementada por um banco em pele encarnada contrastante.
Estas alterações colocam toda a gama de duas rodas da Honda em conformidade com as mais recentes e exigentes normas europeias em matéria de emissões; com isto estes "pequenos ícones" continuarão a trazer alegria aos condutores europeus nos próximos anos.

Além disso e pela primeira vez nas suas ilustres histórias, o desenvolvimento destes três modelos ficou à responsabilidade da mesma pessoa (LPL, Large Project Leader) - o Sr. Takashi Yagi. Na Honda há quase três décadas, o Sr. Yagi acumulou já uma vasta experiência e um amplo conhecimento técnico e de mercado;
A sessão de perguntas e respostas (P e R), dá-nos uma ideia da forma como ele abordou o desenvolvimento destes três modelos tão simbólicos.
Série Ícones
Pergunta: A Super Cub é o veículo motorizado mais vendido da história, tendo sido produzida pela primeira vez em 1958. A Monkey foi fabricada pela primeira vez em 1961 e a Dax tem uma história que remonta a 1969. Qual é a sensação de ter a responsabilidade de atualizar nomes tão famosos?
Resposta: Fiquei bastante nervoso por carregar a enorme responsabilidade de atualizar modelos tão icónicos na gama da Honda, mas, ao mesmo tempo, muito satisfeito por poder trabalhar nestes modelos de puro lazer.
Pergunta: Esta é a primeira vez que há um único engenheiro responsável por estes três modelos tão icónicos. Porque é que foi você o escolhido para liderar todos estes projetos?
Resposta: Gosto do motor Cub! Gostaria de dizer que foi por isso, mas acho que a principal razão é o facto de ter trabalhado na Tailândia, o país onde estes modelos são produzidos.


Pergunta: Tendo passado algum tempo na Tailândia, onde existe uma grande cultura de motociclismo e um grande interesse pela customização, como é que esse tempo influenciou a sua atitude em relação a estes modelos?
Resposta: A minha experiência na Tailândia permitiu-me testemunhar em primeira mão como é que as motos estão intimamente ligadas à vida de muitas pessoas. Não só transportavam as suas famílias para a escola e para o trabalho, como também transportavam as ferramentas do seu ofício, tendo alguns até convertido as suas motos inteiras em bancas de comida móveis ou transformando-as em ferramentas para se expressarem e mostrarem aos outros.
Pergunta: Quais são as principais alterações nestes três modelos para 2025?
Resposta: Os principais desenvolvimentos são a conformidade Euro 5+ OBD2-2, as novas cores e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento simultâneo de acessórios para elas, oferendo uma tranquilidade que só os acessórios genuínos Honda podem oferecer.

Pergunta: Diria que existe um elemento comum aos três modelos que os torna tão atrativos?
Resposta: Todos os modelos nascem da identidade universal da Honda de "estar mais perto dos clientes", uma filosofia e um estilo que foi sendo passado ao longo dos anos e que foi redefinido pela combinação com a tecnologia atual.
A Monkey tem um depósito de combustível de design exclusivo, um banco confortável, faróis, luzes traseiras e piscas de formato circular. O estilo tradicional da Monkey foi recriado com peças cromadas colocadas em várias partes para a fazer brilhar.
A Dax também reproduz o caraterístico quadro prensado que combina o estilo e o formato do quadro original, mas permitindo-lhe ter a potência e as performances de um motor 125. A moto tem um estilo simples e sem partes "salientes", tal como num depósito de combustível dito normal.
A Super Cub reproduz o "estilo fluido" do modelo histórico C100 da Honda.
Pergunta: Todos os três são modelos compatíveis com carta A1, mas têm identidades muito diferentes - e fortes - em comparação com outras propostas semelhantes da Honda. Qual é, na sua opinião, o ponto de atração mais forte para os jovens motociclistas ou para os jovens que se interessam pelas duas rodas?
Resposta: Acho que as vantagens destes modelos são o prazer de ter um modelo pequeno mas com um aspeto de qualidade e a facilidade de utilização, tranquilidade e performances dinâmicas suficientes.
Pergunta: De entre estas três, há alguma favorita? E porquê?
Resposta: A Dax é a minha favorita porque fui o responsável pelo projeto todo, desde a fase de desenvolvimento até à produção em série como novo modelo.

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