top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Euro RX3: João Ribeiro foi rei e senhor na Bélgica!

Euro RX3: João Ribeiro foi rei e senhor na Bélgica!

Domínio total é o que se pode dizer da vitória colossal do piloto de Paredes João Ribeiro no World RX of Benelux, terceira ronda do Europeu de Ralicross. O piloto colocou sempre o seu Audi A1 S1600 na frente do pelotão, dominando a Qualificação, a Meia-Final e a corrida decisiva, conquistando de forma brilhante a primeira vitória da temporada.


André Sousa, no Audi A1 S1600 da TSl Racing esteve também em grande plano, rodando sempre entre os melhores e só um furo na Final o impediu de chegar ao pódio, conquistando, mesmo assim, um positivo Top 5.


João Ribeiro não escondia a emoção enquanto ouvia ‘A Portuguesa’ no pedestal mais alto do pódio. Afinal, o piloto paredense estava a comemorar aquela que tinha sido não só a sua primeira vitoria na temporada, mas uma das exibições mais senhoriais de sempre de um piloto no Euro RX3, uma das categorias mais competitivas do Europeu de Ralicross.


Euro RX3: João Ribeiro foi rei e senhor na Bélgica!

Mercê de todo o seu talento,  João Ribeiro tratou ‘por tu’ o mítico Circuito Jules Tacheny, na localidade belga de Mettet, sendo o mais forte em todas as corridas de Qualificação, dominando a sua meia-final e, na corrida de todas as decisões, fazendo valer a sua posição na ‘pole-position’, resistindo aos ataques de Nils Volland (Audi A1 S600), líder do campeonato e seu único adversário na corrida pelo título, com o jovem germânico a tocar diversas vezes no carro do português, mas sem o desconcentrar, nem conseguir o levar de vencida.


Jogando muito bem com a sua escolha na ida à ‘Joker Lap’, esperando por ver o adversário a rumar à mesma e entrando ao mesmo tempo, mantendo-o atrás ao fazer valer a sua posição de líder, viu ainda o seu rival cair para o 3º lugar mesmo sobre a linha de chegada, suplantado por Dominik Senegacnik (Skoda Fabia).


Para além da saborosa vitoria, João Ribeiro conquistou o máximo número de pontos (40), com Volland a amealhar apenas 33, rumando agora o português a Montalegre apenas a 1 magro ponto do piloto alemão, transformando a pista portuguesa num verdadeiro ‘mata-mata’ final, onde o craque lusitano tem tudo para conquistar o cetro de campeão!

Euro RX3: João Ribeiro foi rei e senhor na Bélgica!

André Sousa foi 5º, mas merecia muito mais...


Perante uma ruidosa falange de apoio portuguesa, que vibrou e apoiou sempre de forma intensa, outro piloto nacional esteve em grande destaque: André Sousa.


E, se no início do ano de estreia a tempo inteiro neste exigente campeonato, se dissesse que o paredense da TSL Racing iria estar três vezes consecutivas na Final, em outras tantas provas e que seria 5º da geral na difícil tirada belga, todos comprariam de imediato a proposta.


Mas, este excelente resultado em Mettet sabe a pouco e é injusto, pois André Sousa esteve sempre entre os melhores, vencendo mangas na Qualificação, sendo segundo na mesma meia-final onde João Ribeiro triunfou e arrancando de forma sublime na partida para a corrida da decisão, chegando à primeira curva lado a lado com Nils Volland e logo atrás de João Ribeiro, mergulhando para a curva, protegendo o seu compatriota e amigo da agressividade do piloto da Volland Racing – que, literalmente, entrou ‘com tudo’... -, sofrendo aí um furo que o limitou ao longo da Final, tendo o sangue frio de conseguir levar o carro até à bandeirada de xadrez, no 5º posto.


Os pontos amealhados fazem com que André Sousa tenha subido ao 4º lugar do campeonato, indo para a última prova com reais possibilidades de lutar pelo 3º posto, estando apenas a 10 pontos desse objetivo.


A 7 e 8 de Setembro, Montalegre terá as honras de ser o circuito de todas as decisões!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Pottenza Global Consulting
bottom of page