Teve lugar esta madrugada, em Tóquio, a 5ª prova do Mundial de Fórmula E, com António Félix da Costa a terminar bem perto do pódio, num positivo 4º lugar, isto depois de ter largado da 9ª posição. Num dia positivo para a equipa TAG Heuer Porsche, AFC mostrou garra, atitude e um excelente andamento, naquela que foi a estreia do Japão no calendário da Fórmula E.
Na primeira corrida de sempre do Japão no calendário da Fórmula E, todo o pelotão utilizou as sessões de treinos livres para se ambientarem às características bem especificas do circuito de Tóquio. O piloto Português - António Félix da Costa, desde cedo se mostrou competitivo, rodando sempre no top 5. Na qualificação AFC ficou à porta de passar aos duelos, garantindo o 9º lugar da grelha.
Na corrida, Félix da Costa adoptou uma estratégia agressiva, e começou desde cedo a recuperar posições, até se instalar no 3º lugar. Nas voltas finais, numa manobra de tentativa de ascender a 2º e procurar ainda lutar pela vitória, AFC viria a perder a 3ª posição, acabando por cruzar a meta no 4º lugar, às portas do pódio. Um dia positivo para a equipa TAG Heuer Porsche, que colocou os seus dois pilotos no top 5, com António na 4ª posição e Pascal Wehrlein a ser o 5º classificado em Tóquio, Japão.
António Félix da Costa: "Voltámos a mostrar a nossa competitividade, principalmente em corrida, com um bom ritmo, boas ultrapassagens e uma eficiente estratégia de gestão de energia. No final ainda acreditei que podia vencer e procurei passar para 2º, mas o Rowland não facilitou e acabei por cair para 4º. Hoje queria mesmo um pódio, mas estou contente com a minha performance e também a evolução que temos vindo a fazer netas duas últimas corridas. O nível da Fórmula E está muito alto, com várias equipas muito fortes, por isso se queremos ir à luta das vitórias, temos agora de nos concentrar em melhorar a qualificação, para estarmos em melhor posição de lutar!"
O vencedor foi Max Gunther (Maserati), seguido de Oliver Rowland (Nissan), com Jake Dennis (Andretti) a fechar o pódio. Na classificação do campeonato Nick Cassidy mantém a liderança, com 63 pontos. António Félix da Costa soma agora 20 pontos, sendo 10º classificado do Mundial de Fórmula E.
A próxima prova do campeonato tem lugar em Itália, em Misano, numa jornada dupla, marcada para os dias 13 e 14 de Abril.
Calendário Mundial Fórmula E - 2024
6. Misano - Itália - 13 ABR
7. Misano - Itália - 14 ABR
8. Monaco - 27 ABR
9. Berlim - Alemanha - 11 MAI
10. Berlim - Alemanha - 11 MA
11. Shanghai - China - 25 MAI
12. Shanghai - China - 26 MAI
13. Portland - EUA - 29 JUN
14. Portland - EUA - 30 JUN
15. Londres - Reino Unido - 20 JUL
16. Londres - Reino Unido - 21 JUL
Yorumlar