A Cadillac será a décima primeira equipa na grelha e terá também um motor próprio até final da década.
A General Motors e a TWG Global chegaram a um acordo com a Fórmula 1 para trazer uma equipa Cadillac para a maior competição do desporto automóvel mundial já em 2026. A GM anunciou também que vai desenvolver uma unidade de potência que estará pronta até final da década o que colocará a equipa da Cadillac construindo os seus próprios carros e também, através da engenharia da GM, seus próprios motores.
A Cadillac será a décima primeira equipa na grelha.
Equipa Cadillac de Fórmula 1
“Tal como o auge do desporto automóvel, a F1 exige inovação e excelência que ultrapassem limites. É uma honra para a General Motors e a Cadillac juntarem-se à principal série de corridas do mundo e estamos empenhados em competir com paixão e integridade para elevar o desporto aos fãs de corridas em todo o mundo”, disse o presidente da GM, Mark Reuss. “Este é um palco global e uma oportunidade para demonstrarmos a experiência em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um cenário nível totalmente novo.”
“Estamos entusiasmados com a parceria com a General Motors para trazer uma presença dinâmica à Fórmula 1”, disse Dan Towriss, CEO do negócio de desporto automóvel da TWG Global. “Juntos, estamos a reunir uma equipa que irá incorporar a inovação americana e entregar momentos inesquecíveis para os fãs de corridas de todo o mundo. Agradecemos o apoio da FIA e da FOM à nossa candidatura e o reconhecimento do valor que podemos trazer ao campeonato.”
Foi assim criada a porta de entrada da família Andretti na F1, o que já vinha sendo negociado faz algum tempo, já que a nova equipa terá Mario Andretti, o último campeão americano de F1, como diretor do conselho da equipa.
“O meu primeiro amor foi a Fórmula 1 e agora – 70 anos depois – o paddock da F1 continua a ser o meu lugar feliz. Estou absolutamente entusiasmado com a Cadillac, a Fórmula 1, Mark Walter e Dan Towriss”, disse Andretti. “Para ainda estar envolvido com a categoria nesta fase da minha vida – tenho de me beliscar para ter a certeza de que não estou a sonhar.”
Desde que a oferta da GM para se juntar à F1 foi anunciada em janeiro de 2023, a Cadillac Fórmula 1 reuniu uma equipa experiente para trabalhar em aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e componentes, software e simulação de dinâmica de veículos. A equipa tem operações em Fishers, Indiana; Charlotte, Carolina do Norte; Warren, Michigan; e Silverstone, Inglaterra.
A GM tem décadas de sucesso nas corridas e uma história rica no desenvolvimento de motores de alto desempenho, com mais de 3.000 vitórias e mais de 100 campeonatos de automobilismo de pilotos e fabricantes.
Para além da parceria da Cadillac F1 com a GM, a TWG Global detém e opera a Andretti Global, a Wayne Taylor Racing e a Spire Motorsports.
Commentaires