top of page

F3 histórico na Single Seater Series pelas mãos de Carlos Tavares

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa
F3 histórico na Single Seater Series pelas mãos de Carlos Tavares

A segunda prova da temporada da Single Seaters Series, que se disputará de 12 a 14 de Julho no Autódromo do Estoril, dentro do programa do Estoril Summer Party, contará com a presença de um Fórmula 3 histórico, neste caso um Chevron B47 - Toyota Novamotor de 1979, que será conduzido por Carlos Tavares, homem forte do Grupo Stellantis e apaixonado por corridas, sendo participação regular em eventos na Europa, tanto na Velocidade como provas de longa duração (Endurance) ou ainda ralis.


A eclética grelha de partida da Single Seaters Series contará com um carro que tem um significado especial para Carlos Tavares, pois

“este Chevron foi o meu segundo Fórmula 3, depois de ter utilizado um Dallara 396 no campeonato francês. É um chassis com uma certa flexibilidade de torção, o que o torna agradável de conduzir e é muito progressivo nas suas reações.”

Este carro que celebra quarenta e cinco anos esta temporada encaixa no espírito da Single Seater Series, a única competição de monolugares existente em Portugal. A regulamentação técnica da Fórmula 3 nos anos 1970 e 1980 limitava os custos e a potencia através de um restritor de admissão de ar do motor de 22 mm. Com este restritor, a potência dos motores de 2000 cc de cilindrada estava limitada a 160 cv, com um binário muito forte a rotações baixas.


“Estes F3 históricos, são carros que exigem uma condução extremamente precisa, com pouco ângulo de volante e com a preocupação permanente de privilegiar a velocidade de saída das curvas”,

sublinha Carlos Tavares, que tripulará um carro que pertenceu à equipa irlandesa Derek McMahon Racing e foi pilotado à época, no Campeonato Britânico de Fórmula 3, pelo irlandês Bernard Devaney.


F3 histórico na Single Seater Series pelas mãos de Carlos Tavares

Para o piloto que tem uma vasta experiência de competição, que remonta a 1980, quando realizou a sua primeira prova automobilística, ao volante de um Alfasud Sprint de Grupo 1 em Vila do Conde, correr com estes carros acaba por ter um papel pedagógico:


“os F3 históricos, com chassis em alumínio e apêndices aerodinâmicos, algo que os Formula Ford e V não têm, são a melhor escola de condução que encontrei nos meus já quarenta e três anos de desporto automóvel. São a escola ideal para aprender a pilotar com precisão e sentir todas as implicações da dinâmica / cinética de um monolugar de competição. Oferecem o melhor rácio prazer de condução / custo de todos os carros de corrida que tive a oportunidade e o privilégio de conduzir até agora”.

O programa da Single Seater Series no Estoril Summer Party tem início na sexta-feira com uma sessão de testes de 20 minutos. O treino-livre decorre na manhã de sábado, pelas 9h40, regressando os monolugares novamente à pista, para disputar a sessão de qualificação de vinte e cinco minutos, às 18h00. As duas corridas de 15 minutos de duração estão agendadas para as 11h05 e 18h00, com transmissão em directo nas redes sociais Youtube e Facebook da Race Ready.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

01:29
Reproduzir vídeo
Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

01:28
Reproduzir vídeo
Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

01:25
Reproduzir vídeo
Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

01:36
Reproduzir vídeo
bottom of page