Fábrica na Eslováquia será climaticamente neutra e iniciará operações em 2026
A Volvo Cars acaba de anunciar a conclusão da fase inicial de construção da sua nova fábrica na Eslováquia.
Situada no Parque Industrial de Valaliky, em Kosice, na Eslováquia, a nova fábrica Volvo terá uma capacidade de produção anual de até 250.000 automóveis, posicionando-se como a terceira fábrica europeia da Volvo.
Esta nova unidade, fundamental para as operações da marca sueca na Europa, completa assim um triângulo europeu de fabrico que cobre a maior região de vendas da marca.
A ela juntam-se a fábrica belga de Ghent, a Ocidente, e a fábrica sueca de Torslanda, a Norte. Juntas, estas instalações podem produzir até 600.000 automóveis por ano.
"A expansão na Europa, a nossa maior região de vendas, é crucial para o nosso crescimento. Estou muito satisfeito pelo alargamento da linha de produção da Volvo Cars para a Eslováquia e estou ansioso por receber os novos colegas e os novos parceiros no desafio que se avizinha". Jim Rowan, Chief Executive - Volvo Cars
Representando um investimento de cerca de 1.2 biliões de euros, a nova fábrica irá gerar vários milhares de novos postos de trabalho na região mais oriental da Eslováquia, oferecendo boas ligações logísticas e de transporte para o resto da Europa e também acesso a uma boa base de fornecedores.
O local permite também uma maior expansão da fábrica no futuro.
Até à data, cerca de 60% da construção inicial já foi concluída, incluindo alguns dos edifícios principais como as unidades de pintura, carroçaria e fundição. A fase seguinte consiste na construção do pavilhão para as montagens finais, para a produção de motores elétricos e para a montagem de baterias.
O início oficial da produção está previsto para o final de 2026.
À semelhança das restantes fábricas Volvo, esta nova unidade será ambientalmente neutra e produzirá apenas veículos elétricos, reforçando os objetivos de sustentabilidade traçados pela marca. A capacidade de produção global expandida chega para corresponder, igualmente, às suas ambições de crescimento no mercado europeu.
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