top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Ford celebra os 60 anos do icónico Mustang com o anúncio de novas versões e abertura das encomendas



É sinónimo de prazer, liberdade e performance com um toque de rebeldia. Em todo mundo, os seus fãs celebram hoje o 60º aniversário do icónico Ford Mustang.


A comercialização do Mustang arrancou, pela primeira vez, na Feira Mundial de Nova Iorque, a 17 de abril de 1964, um modelo que rompeu com os paradigmas ao estabelecer um recorde de vendas na indústria durante o seu primeiro ano no mercado, com mais de 418.000 unidades vendidas, números que, desde então, não mais pararam de acelerar. O Mustang é, há mais de 10 anos, o automóvel desportivo mais vendido a nível global.


Para celebrar seis décadas de produção contínua do Mustang, a Ford dá hoje a conhecer duas novas versões para a Europa. O novo Mustang California Special dá um toque de modernidade a uma versão especial introduzida pela primeira vez em 1968, enquanto o novo Mustang Nite Pony Package adiciona ainda mais carácter com sóbrias evoluções estéticas.


Numa altura em que caminha em direção a um futuro elétrico na Europa, a Ford ampliou,também e pela primeira vez, o estábulo Mustang, com a introdução do SUV elétrico Mustang Mach-E.  


No próximo dia 30 de abril, a Ford irá abrir as encomendas para o Mustang Mach-E Rally, o primeiro modelo elétrico da Ford inspirado nos ralis. Outro presente no aniversário do Mustang inclui os primeiros pormenores do processo de encomenda do Mustang GTD de ultraelevada performance.



Entre o conjunto de celebrações do “Mustang Day” levadas a cabo pela Ford e pelos entusiastas do Mustang de todo o mundo, está o Ford Mustang Global Gallop. Sessenta embaixadores do Mustang, entre jornalistas e criadores de conteúdos, vão empreender jornadas épicas em simultâneo na América do Norte, América do Sul, Europa, África do Sul, China e Austrália em reconhecimento da longa popularidade do icónico modelo desportivo a nível mundial.


"Poucos veículos - se é que algum - podem afirmar que a sua história, legado e número de admiradores em todo o mundo são tão valiosos como o Ford Mustang e menos ainda são os que estão em produção ininterrupta há 60 anos", afirmou Jon Williams, Diretor Geral da Ford Blue, Europa. “As celebrações de hoje e a introdução de novas versões na gama Mustang captam o espírito de liberdade e o prazer de condução que têm sido a pedra angular do sucesso do Mustang ao longo de seis décadas, e que agora influenciam as tecnologias de forma a manter o Mustang a galope rumo ao futuro.”


Novos Mustang, o mesmo espírito

A Ford anunciou hoje a nova versão Mustang California Special para a Europa, a qual presta homenagem a uma muito aclamada versão especial de 1968, refletindo a essência do estilo da costa oeste americana através de um design único.


Disponível em oito opções de cores exteriores, incluindo Iconic Silver e Vapour Blue, o California Special adiciona distintivas faixas laterais com acabamento numa combinação de Medium Light Rave Blue com Preto de Alto e Baixo Brilho, apresentando uma inscrição “GT/CS” quase invisível com pouca luz, mas que se torna muito mais proeminente à luz do sol.


Molduras pretas envolvem os faróis, a que se juntam jantes de liga leve de 19 polegadas de

face maquinada com detalhes em Rave Blue, complementadas por um badge “GT/CS” na grelha dianteira e um outro “GT” na tampa da bagageira, ambos com acabamento na mesma cor.



No interior, a versão California Special prossegue o tema vibrante com estofos Navy Pier e bancos em pele Ebony Black, com pespontos em Raptor Blue e Metal Grey no painel de instrumentos, portas, volante e consola central, realçando a sua exclusividade. O Mustang California Special está disponível para encomenda a partir de hoje na configuração de carroçaria Mustang GT cabrio, com opção de caixa manual de seis velocidades ou automática de 10 velocidades para o motor V8 de 5,0 litros.


Já a nova versão Pack Nite Pony, igualmente disponível para encomenda a partir de hoje, no Mustang GT coupé e cabrio, com opção de transmissão manual ou automática para o V8 de 5,0 litros, oferece aos clientes a opção de um acabamento mais escuro para o seu novo Mustang. O pack inclui jantes de liga leve em Ebony Black, tejadilho, capas dos espelhos retrovisores e molduras dos faróis em preto, bem como logótipos “Pony” à frente e atrás em preto, que não deixam dúvidas de que se trata de uma verdadeira mean machine.



Pronto para a ação no asfalto ou em pisos de terra

A partir de 30 de abril, os clientes europeus poderão encomendar o inovador Mustang Mach-E Rally, transportando pela primeira vez a liberdade e a emoção do Mustang para os caminhos de terra.


Concebido para prender as atenções, tal como se agarra ao asfalto ou a uma superfície de terra batida, o Mustang Mach-E Rally apresenta duas riscas desportivas, uma secção dianteira única, um spoiler traseiro marcante e jantes de liga leve de 19 polegadas, em branco brilhante, inspiradas na longa história de competição da Ford nos ralis.


Um grupo propulsor elétrico de tração integral com dois motores fornece 950 Nm de binário e 486 cv de potência, enquanto a suspensão, com afinação específica, é 20 mm mais alta do que a do Mustang Mach-E GT, de forma a aumentar a distância ao solo, mais adequadas a superfícies de terra batida.


A Ford também confirma hoje que o Mustang GTD, o Mustang mais audacioso e avançado de sempre, vai chegar à Europa. Automóvel de alta performance com homologação para asestradas, possui tecnologia de ponta, incluindo aerodinâmica ativa e suspensão semiativa, e será comercializado em números estritamente limitados.


Os espectadores que marquem presenta nas 24 Horas de Le Mans, corrida de resistência a realizar nos próximos dias 15 e 16 de junho, poderão ver o Mustang GTD em ação, complementando o desempenho do Mustang GT3 em competição. Prevê-se que as encomendas europeias para o Mustang GTD abram este verão. Mais pormenores serão revelados em breve.



Uma lenda com 60 anos de história

São já mais de 10 milhões os Mustang vendidos desde o ano de 1964, distribuídos por sete gerações. O icónico desportivo fez milhares de aparições em filmes, programas de televisão, videoclips e jogos de vídeo, tornando-se até no veículo mais apreciado do universo no Facebook.


O Mustang tem, também, um historial de competição automóvel em todo o mundo, tendo alcançado a sua primeira vitória no Tour de France Automobile no seu primeiro ano de comercialização e vitórias e campeonatos em carros de sport, corridas de dragsters e ralis.


O espírito competitivo do Mustang continua até aos dias de hoje com o Mustang Dark Horse Spec R, GT4 e o Mustang GT3, modelo que se prepara para comandar o regresso da Ford às 24 Horas de Le Mans, neste verão.

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page