O novo Continental GT Speed de quarta geração fará a sua estreia ao público mundial no Goodwood Festival of Speed desta semana. Depois de ter conquistado um "Recorde Subaquático de Velocidade" não oficial - que se crê ser o mais rápido de sempre de um automóvel num túnel - o supercarro de uso quotidiano capaz de atingir 335 km/h irá apresentar-se no evento nas versões coupé e descapotável e correr na famosa Rampa de Goodwood duas vezes por dia, de quinta-feira a domingo.
Para além dos dois exemplares do novo Continental GT Speed que estarão presentes na Rampa de Goodwood, um terceiro automóvel estará em exposição no Festival of Speed de uma forma única para celebrar o recorde de velocidade subaquático. O FOShtank é uma versão personalizada das unidades de exposição em vidro Toy Box que a Bentley utiliza no seu campus Dream Factory em Crewe, Inglaterra, mas modificada para incluir um tanque de peixes feito à medida, numa abordagem irónica ao tema subaquático.
O Continental GT Speed com pintura Tourmaline Green aparecerá por detrás de um aquário de três toneladas com 1.400 litros de água e 30 Shubunkins e outros peixes dourados. Dois tanques separados pesam, em conjunto, mais de três toneladas quando cheios, com a água retida por placas de acrílico de 80 mm de espessura. Cada aquário é filtrado e tem caudal suficiente para garantir a limpeza da água, e um especialista em aquários no local cuidará do bem-estar dos seus 30 ocupantes durante o Festival of Speed. A parede traseira do expositor albergará um grande ecrã LED que reproduzirá o filme de lançamento do Recorde Subaquático de Velocidade e uma nova visão dos bastidores sobre a forma como o recorde foi alcançado.
Recorde Subaquático de Velocidade - Nos bastidores
No dia 18 de abril, o novo Continental GT Speed atingiu a sua velocidade máxima no túnel Ryfylke de 14,5 km na Noruega - o túnel rodoviário mais longo e o túnel submarino mais profundo do mundo, com o seu ponto mais baixo a 292 metros abaixo do nível do mar. Impulsionado pelo novo grupo propulsor Ultra Performance Hybrid da Bentley, o novo Continental GT Speed foi capaz de utilizar todos os 782 cv e 1000 Nm com facilidade, funcionando com o biocombustível renovável de segunda geração SUSTAIN da Coryton e uma bateria híbrida carregada com eletricidade proveniente do conjunto de painéis solares da Bentley.
O novo grupo propulsor, proporciona um desempenho extremo com mais potência e binário do que o motor W12 anterior, bem como uma redução significativa de CO2 para 29 g/km. Por sua vez, isto proporciona uma extraordinária gama de capacidades de condução, desde uma performance extraordinária até ao luxo elétrico silencioso e natural.
Foram necessários treze meses de preparação e planeamento para realizar a travessia do túnel a alta velocidade em segurança. Cada novo Continental GT Speed pode atingir a sua velocidade máxima sem qualquer modificação para além do enchimento dos pneus com a pressão correta para alta velocidade, mas para a passagem veloz no túnel foram necessárias precauções adicionais.
O primeiro passo foi assegurar o túnel correto. O túnel Ryfylke, perto da cidade de Stavanger, na Noruega, era o candidato perfeito, sendo relativamente retilíneo, suave e com grandes reservas de comprimento. A Bentley agradeceu o apoio da autoridade norueguesa para as autoestradas (Statens Vegvesen) e da polícia local de Stavanger pelo seu apoio inabalável ao projeto, assegurando tanto o túnel como a autorização necessária para exceder o limite de velocidade.
A física do automóvel à velocidade máxima num tubo de 10 metros de largura foi simulada utilizando a tecnologia Computational Fluid Dynamics, revelando que a resistência aerodinâmica seria 11% mais elevada no túnel. As cargas aerodinâmicas no automóvel também foram afetadas pelas ondas de choque e pelo rasto do automóvel que ricocheteava nas paredes do túnel, o que significa que os engenheiros de carroçaria da Bentley também tiveram de avaliar as forças atípicas nos painéis à volta do veículo. A simulação mostrou a importância de conduzir ao centro do túnel - a proximidade das laterais aceleraria o fluxo de ar entre o automóvel e a parede do túnel, criando uma sucção que puxaria o veículo para mais perto da parede.
O modelo utilizado - preparado exclusivamente para as passagens de alta velocidade com uma estrutura de proteção e bancos de competição - foi equipado com pneus Pirelli de 22" que foram radiografados para verificar se existiam quaisquer inconsistências sob a superfície. O automóvel foi conduzido pelo ex-campeão britânico de ralis Mark Higgins, piloto que detém o recorde de voltas no percurso Isle of Man TT.
As passagens a alta velocidade foram efetuadas à 01:00 da manhã, hora local, altura em que o encerramento de um dos dois túneis causaria o mínimo de perturbações ao tráfego local, o qual foi encaminhado para o túnel de reserva para evitar atrasos. Apesar do aumento da resistência aerodinâmica, o novo Continental GT Speed acelerou da imobilização aos 335 km/h em apenas 33 segundos e foi capaz de manter a velocidade máxima durante o tempo exigido pelo realizador do filme, Jon Richards (ex-Top Gear).
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