Hyundai IONIQ 5 N vence a Categoria Exhibition na 103ª Pikes Peak com o piloto Robert Walker
- Redação Europa
- 30 de jun.
- 2 min de leitura

Na continuação do sucesso do ano passado, o Hyundai IONIQ 5 N demonstra ser um vencedor nato, entre veículos 100% elétricos, na conquista da exigente prova de Pikes Peak, nos Estados Unidos. Em 2024, o Hyundai IONIQ 5 N estabeleceu dois recordes na icónica prova de Pikes Peak, nas categorias “SUV EV modificado” e “SUV EV de produção”, com Dani Sordo, atual piloto do Team Hyundai Portugal, e, com Ron Zaras, respetivamente.
O Hyundai IONIQ 5 N conquistou a vitória na icónica 103.ª Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb, na Categoria Exhibition, a 22 de junho, num percurso encurtado devido às condições meteorológicas, dando continuidade ao sucesso que obteve o ano passado com a conquista de dois recordes.
Robert Walker, da Evasive Motorsports, conduziu o Hyundai IONIQ 5 N à vitória na Categoria Exhibition em Pikes Peak, numa demonstração, uma vez mais, do desempenho excecional do desportivo 100% elétrico da Hyundai, mesmo sob condições adversas e confirmando a referência conquistada em outras edições.
A 103ª edição da Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como Race to the Clouds, provou ser tanto um teste de resistência quanto de velocidade. O evento deste ano foi fortemente afetado por condições climáticas extremas, com ventos fortes atrasando o início em mais de duas horas e meia.
Rajadas de vendo constantes que atingiram 120 a 160 km/h criaram condições inseguras perto do cume, forçando os organizadores da corrida a encurtar o percurso. A linha de chegada foi movida para Glen Cove, efetivamente reduzindo a icónica subida de 12,42 milhas quase pela metade.

Apesar do percurso encurtado e das circunstâncias desafiadoras, o Hyundai IONIQ 5 N da equipa Evasive Motorsports esteve à altura do desafio. Com Robert Walker ao volante o Hyundai IONIQ 5 N protagonizou uma corrida impressionante de 4 minutos e 23,858 segundos, garantindo uma excelente vitória na Categoria Exhibition. O seu desempenho foi uma prova não só da capacidade do veículo, mas também da adaptabilidade e determinação da equipa durante condições imprevisíveis na montanha mais lendária dos Estados Unidos.
Este triunfo reforça o sucesso de 2024, quando dois Hyundai IONIQ 5 N brilharam: a versão de produção e a TA Spec – esta última com Dani Sordo, atual piloto do Team Hyundai Portugal – bateram recordes nas suas categorias. O modelo de produção registou 10:49.267, enquanto o Hyundai IONIQ 5 N TA Spec registou um tempo impressionante de 9:30.852, sublinhando a supremacia elétrica da Hyundai na conquista de uma das rampas mais desafiantes do planeta.
Comentários