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Industria automóvel europeia dificilmente voltará aos níveis pré-pandemia

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa
Industria automóvel europeia dificilmente voltará aos níveis pré-pandemia

Em seu último relatório anual, uma das mais conceituadas empresas de análise de dados relativos ao mercado automóvel global, a Jato Dynamics, avaliou que o ano de 2024 na Europa foi de estabilidade, mas distante do crescimento que se esperava para números pré-pandemia.  


O novo mercado europeu de automóveis de passageiros cresceu 0,9% no ano passado. Isto está de acordo com novos dados da JATO Dynamics, que apurou que 12.909.741 novos automóveis de passageiros foram matriculados em toda a Europa-28 em 2024.


Apesar do ligeiro aumento dos registos, 2024 foi o quinto ano com números modestos quando comparados aos níveis pré-pandemia. O mercado automóvel europeu encolheu quase 2,9 milhões de unidades desde a chegada da pandemia, em 2020.


“No geral, quando se considera o leque de desafios que a indústria automóvel europeia enfrenta, os resultados para 2024 não são excessivamente negativos”, comentou Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics.


“No entanto, seria de esperar que qualquer outra indústria que engloba os 25 estados membros da União Europeia mais o Reino Unido, a Noruega e a Suíça mostrasse sinais significativos de recuperação e, até agora, há muito poucas evidências de que a indústria automóvel regresse a uma realidade pré-pandemia. O custo mais elevado dos veículos, o aumento do trabalho a partir de casa, a pressão inflacionista sobre os salários e o surgimento de novas soluções de transporte estão entre as razões pelas quais os europeus deixaram de comprar carros novos”, referiu Muñoz.


Alguns dos dados interessantes divulgados pela Jato Dynamics revela que o grupo dos automóveis híbridos foi o único segmento de veículos a registar um aumento anual das matrículas.


Destaque ainda para os registos de automóveis fabricados na China que superaram as vendas de veículos fabricados no Japão, na Grã-Bretanha e na Turquia.


Ainda nos dados de 2024 o número de SUVs representa quase 54% do total de matrículas, enquanto os hatchbacks perderam terreno, no entanto, o Dacia Sandero liderou pela primeira vez o ranking de modelos mais vendidos no total dos 28 países, destronando o Tesla Model Y.


Como dados relevantes no relatório, a Toyota superou as vendas do Grupo BMW e a Geely (principal acionista da Volvo Cars) terminou o ano na frente da Tesla.


Na tabela das marcas mais vendidas BMW e Skoda sobem no ranking, com o caminho inverso de marcas como a Audi, que cai quatro posições, Kia e Ford que também sairam da lista das dez marcas mais vendidas.


Ainda como curiosidades, o fato da Tesla vender mais que a Fiat nos 28 mercados analizados, a Lexus (marca de luxo da Toyota) vender atualmente mais que a Honda, e a BYD que regista mais automóveis novos do que marcas clássicas como a Alfa Romeo, com mais de 50.000 unidades da marca chinesa chegando nas estradas europeias.

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