top of page
Foto do escritorRedação Europa

Kia EV9 GT faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Los Angeles

Kia EV9 GT faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Los Angeles

SUV EV topo de gama da marca Kia, disponibilizado com três filas de bancos, passa a contar com variante desportiva GT com dois motores elétricos, tração integral e potência estimada de 501 cavalos.


A aceleração prevista de 0-100 km/h em 4,3 segundos, tem ainda suspensão controlada eletronicamente (ECS) e elementos exclusivos de design exterior e interior.

 

 

A Kia promoveu a estreia mundial do novo SUV de alta performance, o Kia EV9 GT 2026 no Salão Automóvel de Los Angeles. Com uma potência estimada de 501 cv impulsionado por dois motores instalados nos eixos dianteiro e traseiro, o EV9 GT deverá atingir os 100 km/h em apenas 4,3 segundos.


Aquele que é o SUV mais potente que a Kia alguma vez produziu, conta com uma suspensão controlada eletronicamente, a primeira num SUV da marca, que define o amortecimento com base no modo de condução selecionado ou através do botão GT instalado no volante. Esta nova versão inclui também travões dianteiros de maiores dimensões para aumentar a capacidade de imobilização, bem como elementos de design exclusivos no interior e exterior que a distinguem dos restantes elementos da premiada gama Kia EV9.



“O Kia EV9 foi o primeiro SUV elétrico com três filas de bancos a ser introduzido no mercado generalista e tem sido um sucesso para a Kia”, afirma Steven Center, COO&EVP da Kia America. A versão GT inclui tudo o que o EV9 oferece, mas aumenta significativamente o fator diversão, estando preparada para despertar os corações dos entusiastas da condução que não dispensam o carácter prático de um SUV. Ou seja, conjuga o melhor de dois mundos!”

Montado na Coreia do Sul e com chegada prevista para o segundo semestre de 2025, o Kia EV9 GT segue os passos do EV6 GT, mas com mais espaço para os ocupantes. Os preços serão anunciados mais perto da data de início de comercialização.



Performance, condução e manobrabilidade

Beneficiando de tração integral e-AWD como equipamento de série, o Kia EV9 GT é propulsionado por dois motores elétricos, um montado à frente (de 160 kW) e outro atrás (de 270 kW). Combinados, estes motores produzem uma potência estimada de 501 cv, um aumento de 122 cv em relação aos 379 cv do EV9 GT-Line. Embora prossigam ainda os testes internos e os números finais de potência possam diferir, a Kia estima que o EV9 GT possa vir a cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos, menos 0,7 segundos do que o EV9 GT-Line. Os travões aperfeiçoados, com pinças dianteiras exclusivas com a marca GT, vão contribuir para parar mais rapidamente o EV9 GT.


Para adequar o comportamento dinâmico a este nível de potência, a nova versão conta com uma Suspensão Controlada Eletronicamente (ECS), selecionável pelo condutor, a primeira do seu género num SUV com três filas de bancos da Kia. Através dos comandos no volante, é possível alternar entre os modos Normal, Eco, Sport e My Drive, de acordo com as condições do percurso ou do estilo de condução pretendido. Além da regulação do amortecimento, a direção e a sensação de travagem foram também otimizadas para cada modo. Premindo o botão verde brilhante GT que se encontra no centro do volante, acede-se ao modo GT, que regula o amortecimento para a sua posição mais rígida. O EV9 GT mantém a distância ao solo de 20 cm e a capacidade de reboque de 2500 kg, valores que já se encontravam em algumas versões do EV9.


Kia EV9 GT faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Los Angeles

Numa demonstração clara do seu carácter desportivo, o EV9 GT é fornecido de série com o exclusivo Seletor de Velocidades Virtual (VGS). Simulando a experiência de uma transmissão automática tradicional, o VGS proporciona “trocas de relação” percetíveis à medida que o veículo acelera, podendo reduzir a aceleração quando o limite de rotações é atingido. Para o efeito, o condutor pode também utilizar as patilhas localizadas em ambos os lados do volante, o que aumentará a sua sensação de envolvimento na condução. O sistema de som ativo elétrico funciona em conjunto com o VGS para reproduzir os sons simulados de uma caixa automática tradicional, à medida que o EV9 GT acelera.


À semelhança do EV6 GT, o EV9 GT está equipado de série com um diferencial autoblocante eletrónico (e-LSD), que ajuda a manter a estabilidade em curva ao limitar a rotação das rodas com menor aderência e canalizar eletronicamente o binário para aquelas que têm maior tração.


O EV9 GT beneficia igualmente da arquitetura de carregamento rápido de 800 V, fornecida de série com toda a gama EV9, e que permite carregamentos dos 10 aos 80% em menos de 25 minutos com carregadores rápidos de corrente contínua (DC).


Elementos de design exclusivos

Fazendo jus à designação GT, este modelo de alta performance distingue-se dos seus irmãos EV9 por um conjunto de elementos de design exterior e interior exclusivos.


No exterior, destaque para os pneus Continental 285/45R-21 de alto desempenho, montados em jantes de liga leve exclusivas de 21 polegadas. As pinças de travão são pintadas em verde néon, o que foi visto pela primeira vez no Kia EV6 GT. Exclusivos da gama GT, o padrão de iluminação “ENERGETIC” e o desenho das entradas de ar ativas contribuem para conferir um caráter diferente à secção dianteira.


Kia EV9 GT faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Los Angeles

No habitáculo, encontram-se mais elementos de design característicos. Os detalhes em verde vivo continuam em várias áreas do interior, incluindo o volante e os bancos. Exclusivos do EV9 GT são os bancos desportivos amplamente almofadados, com inserções em Alcantara e logótipo GT gravado. Outro elemento diferenciador é o revestimento do volante e do painel de instrumentos exclusivos GT. O interior está disponível em pele sintética nas cores cinzento[1]escuro e preto, uma conjugação também única para esta versão, com detalhes em néon.


O EV9 GT oferece também uma composição gráfica exclusiva no grande ecrã de 12,3 polegadas, bem como um esquema de iluminação ambiente próprio, de que todos os ocupantes podem desfrutar. Beneficiando da tecnologia de atualização remota “over-the-air”6, comum a todos os EV9, será possível futuramente descarregar novos padrões de iluminação e conteúdos, através da aplicação Kia Connect.


Tecnologia ADAS

Equipado de série com um conjunto de funções avançadas de assistência à condução (ADAS), o EV9 GT inclui também o sistema de assistência à prevenção de colisões no estacionamento (PCA - f/s/r). Esta tecnologia foi concebida para emitir um aviso em caso de deteção de risco de colisão com peões ou objetos em redor do veículo no decurso de manobras de estacionamento, podendo ativar automaticamente a travagem de emergência em determinadas circunstâncias.


Outras funcionalidades do ADAS fornecidas de série incluem a assistência à prevenção de colisões dianteiras “2” com deteção de automóveis, ciclistas e peões (FCA 2), incluindo assistência à direção evasiva, desenhada para fornecer dados sobre a viragem sempre que é detetada uma potencial colisão.


O cruise control inteligente baseado em navegação foi concebido para aplicar os travões de modo a manter uma velocidade predeterminada nas curvas quando o sistema está ativo. Outras funcionalidades ADAS fornecidas de série são ainda o alerta de tráfego à retaguarda (RCCA), o aviso de distância de estacionamento –dianteiro (PDW-F), traseiro (PDW-R) e lateral (PDW-S), a deteção do ângulo morto (BVM), o monitor com visão 360 graus e a assistência ao estacionamento inteligente remota, entre outras.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page