
63 equipas estão inscritas na prova organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, antecipando uma edição muito especial dedicada ao malogrado jornalista Luís Caramelo. Se a quantidade é motivo de aplauso, a qualidade dos intérpretes capazes de estar na luta pelo triunfo assume-se como de fino recorte, merecedora de uma ovação e capaz de garantir um espetáculo a não perder.
São muitos os nomes fortes desta edição 2025 do bilstein group Rallye das Camélias.
À cabeça do pelotão, Carlos Fernandes e Valter Cardoso, dupla de luxo que querem levar o Mitsubishi Carisma GT a novo triunfo nas Camélias. Não será tarefa fácil, pois, para tentar contrariar as suas pretensões, estarão muitos ‘rápidos e furiosos’ com ‘montadas’ da categoria Rally2. Duas duplas de respeito alinham aos comandos de duas unidades Skoda Fabia: Pedro Clarimundo/Mário Castro e Paulo Neto/Nuno Ribeiro. Também duas são as duplas que confiam no Ford Fiesta, a saber, André Cabeças/Miguel Castro e Carlos Martins/ Francisco Ponte.

E mesmo sabendo que vão alinhar num lendário, mas menos competitivo Mitsubishi Lancer EVO III, jamais seria possível tirar do lote dos pretendentes aos lugares cimeiros os ‘mundialistas’ Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, habituais fregueses das posições de topo nas Camélias.
Em destaque, aparece também Gil Antunes e Alexandre Ramos, que confiam no seu habitual Dacia Sandero R4 para se imiscuírem na batalha dos poderosos.
Nas 2RM o naipe é enorme, aparecendo na cabeça do pelotão João Rodrigues e Bruno Carvalho, num Renault Clio Rally4, Diogo Marujo, com o seu usual Peugeot 208 Rallye4, Bruno Carvalho, piloto muito dado às lides da Montanha e que estará nas Camélias com o seu potente Citroen Saxo, navegado por Jorge Azevedo, bem como Diogo Mil-Homens e Pedro Oliveira no endiabrado Toyota Starlet, juntando-se a estas duplas um naipe alargado de equipas capazes de reclamarem um lugar nesta refrega particular das Duas Rodas Motrizes.

Destaque ainda para a presença de muitos carros clássicos, que darão um toque de grande classe, incrementando ainda mais o alto nível do alinhamento de inscritos.
Fernando Matias, presidente do Clube de Motorismo de Setúbal não esconde
“o enorme orgulho que sinto por esta fantástica adesão, premiando assim o esforço tremendo que foi assumido pelo nosso clube, juntamente com as autarquias de Cascais, Mafra e Sintra e os nossos patrocinadores, para conseguir levar a bom porto a preparação desta edição 2025 das Camélias”.
Para o líder do clube setubalense, esta é “mais uma prova do prestígio deste histórico rali e também é a melhor forma de homenagearmos o Luís Caramelo. Estamos prontos para um fim-de-semana de muito trabalho organizativo, mas tudo faremos para que a prova seja, uma vez mais, um enorme êxito desportivo, organizativo e que entregue às populações e aos apaixonados pelos ralis mais um evento memorável!”.
O dia de amanhã, sexta-feira, 7 fevereiro, será integralmente dedicado às verificações técnicas e administrativas que decorrerão, entre as 14.00 e as 18.00 horas, nas instalações do Bilstein Group, situadas em Venda de Pinheiro, na Malveira.

Sábado, 8 de fevereiro, será dia da etapa única da prova, com a partida e a chegada a terem como palco os jardins do Casino do Estoril, sendo que o Rali das Camélias 2025 terá uma extensão total de 263,08 km, dos quais 61,67 contra o cronómetro, distribuídos por 6 classificativas.
As duas primeiras, serão percorridas na secção matinal e correspondem à passagem única pelos troços de Parque Natural Sintra/Cascais (11,66km) e Codeçal (7,99km), seguindo-se um reagrupamento junto ao Palácio Nacional de Mafra.
As hostilidades vespertinas arrancam com a dupla passagem por Tapada Mafra (11,33km), ficando para o fecho da prova as duas vezes em que as equipas do Rali das Camélias vão enfrentar a especial de Sintra (9,68km).
Comments