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Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade


Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade

A Mitsubishi acaba de dar mais um importante passo para reforçar sua presença no segmento B-SUV, com o lançamento do novo ASX, um modelo que se destaca pela sua tecnologia avançada, conectividade de última geração e design apelativo.


O novo ASX (acrónimo de “Active Sports X-over”) introduz tecnologias de infotainment inovadoras, a par de aplicações para telemóveis com funcionalidades Google incorporadas.

Desenvolvidas em conjunto com as marcas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, estas novidades asseguram uma melhor experiência para o utilizador, além de solidificarem a posição deste modelo num dos segmentos europeus mais bem-sucedidos, o dos B-SUV.


“A competitividade do Mitsubishi ASX será fortemente beneficiada pela incorporação mais profunda da linguagem de design da marca e pelo enorme passo em frente em termos de digitalização e conectividade”, refere o presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe, Frank Krol. “A introdução das funcionalidades Google permite uma integração perfeita com a ‘vida digital’ do condutor, quer no habitáculo, quer através do exterior com a aplicação My Mitsubishi Motors, que proporciona um controlo em tempo real de numerosas funcionalidades”.


Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade

Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade

Desenvolvido para a Europa e assente na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesma utilizada por Clio, Captur e Arkana, o novo ASX oferece uma ampla gama de motorizações eletrificadas, nomeadamente com tecnologia semi-híbrida (MHEV) e totalmente híbrida (HEV), esta última ainda sem data de chegada ao mercado português, bem como motores de combustão, além de um conjunto completo de tecnologias de segurança e conforto para condutor e passageiros.


O novo modelo beneficia do Compromisso de Serviço Mitsubishi, que inclui uma garantia de origem de 5 anos ou 100 000 km, o que acontecer primeiro.


O novo ASX será produzido na fábrica da Renault em Valladolid (Espanha), a partir de maio do corrente ano.


Design e acabamentos

O design do novo ASX incorpora de forma integral o emblemático “Dynamic Shield” da Mitsubishi, que reforça as suas características de maior versatilidade. O perfil lateral combina uma silhueta fluída com ombros amplos e em plano elevado, reforçada pelas jantes de 17” ou 18” polegadas. As jantes de aço, de 17”, incluem embelezadores desenvolvidos à medida para este modelo, enquanto as jantes pretas de 18” com acabamento a diamante trazem um design novo e personalizado.


Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade

A estética traseira complementa o caráter desportivo do design do ASX. Os farolins em C apresentam contornos muito característicos, incluindo, tal como os faróis dianteiros, tecnologia Full-LED. A porta da bagageira ostenta a designação ASX e as letras esculpidas que compõem a palavra “Mitsubishi”, deixando bem clara a identidade do novo modelo.


O exterior deste SUV surge aprimorado por um conjunto de acabamentos injetados e polidos, em preto brilhante ou cromado nos níveis de equipamento INVITE e INTENSE e INSTYLE, entre os quais o resguardo de proteção inferior dianteiro, os frisos das embaladeiras e a proteção inferior traseira, que contribuem para um aspeto musculado.


O novo ASX estará disponível em cinco cores, em todos os níveis de equipamento: CrystalWhite, Sunrise Red, Onyx Black, Royal Blue e Steel Grey (metalizadas). Nos níveis INTENSE e INSTYLE, pode também ser escolhido um tejadilho em Onyx Black metalizado em combinação com qualquer uma das opções de cor, obtendo-se uma estética de dois tons diferenciada.


O habitáculo do ASX apresenta um design versátil. As entradas e saídas são agora mais fáceis, graças ao “ponto H” mais elevado. Estão disponíveis revestimentos em tecido e pele, consoante o nível de equipamento, e um sistema de aquecimento dos bancos e do volante que assegura o máximo conforto nos meses de inverno.


O interior do novo ASX beneficia de uma de luz abundante graças ao amplo teto de abrir panorâmico. Com 690 mm de largura, este apresenta três opções de abertura intermédias, todas facilmente controladas através de um dispositivo de comando localizado junto ao espelho retrovisor. Na sua posição totalmente aberta, o teto de abrir recua 315 mm, proporcionando uma ampla luz natural.


Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade

O conforto, a versatilidade e o carácter prático do modelo evidencia-se ainda noutras características: o banco traseiro desliza 16 cm para a frente, oferecendo mais espaço e arrumação na bagageira. Tal significa mais 69 litros (VDA) de capacidade de carga com o banco deslocado totalmente para a frente, a juntar aos 332 litros (VDA) que a bagageira oferece com o banco na sua posição normal. Esta funcionalidade é de série em todos os níveis de equipamento.


A versatilidade do novo ASX é ainda incrementada com as opções de arrumação que se encontram disponíveis no habitáculo: no porta-luvas, no apoio de braços central e nos compartimentos das portas, que, em conjunto, oferecem mais de 22 litros de capacidade.


Digitalização e conectividade

O novo ASX usufrui da incorporação do sistema Google e da aplicação My Mitsubishi Motors, que proporcionam aos utilizadores o acesso a diagnósticos em tempo real, operações remotas e funcionalidades de localização do veículo, entre outros benefícios.


A incorporação do Google oferece aos condutores aplicações e serviços como o Google Maps e outros, que podem ser instalados através do Google Play. O Google Assistant também passa a estar presente, o que significa assistência mãos-livres ao condutor durante a viagem, bastando para tal que este último pronuncie as palavras “Olá Google” ou carregue durante alguns instantes no botão de ativação de voz existente no volante. O Google Assistant pode ser utilizado, por exemplo, para navegar, reproduzir conteúdos multimédia, realizar chamadas telefónicas, enviar mensagens de texto ou comandar as funcionalidades do veículo.


Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade

A incorporação do Google irá ser gradualmente implementada em toda a gama de modelos da Mitsubishi na Europa ao longo dos próximos anos.


A integração de um conjunto completo de serviços conectados é reforçada pela introdução da aplicação móvel My Mitsubishi Motors, que fornece informações relevantes e serviços remotos numa aplicação móvel fácil de utilizar, disponível na App Store e no Google Play, e que apoia o condutor onde quer que este se encontre.


O sistema de infotainment Smartphone-link Display Audio (SDA) do novo ASX está centrado no amplo ecrã vertical de 10,4”. Fornecendo todas as informações que os ocupantes necessitam e com uma excelente qualidade de imagem (graças aos seus 960 x 1280 pixels de resolução), este ecrã de 150 DPI permite a replicação de smartphones para aceder a informações de mapas ou de muitas outras aplicações. Para maior comodidade, está também disponível um sistema de carregamento sem fios para smartphones, a par de um sistema de som premium da Harman Kardon, que assegura uma reprodução sonora mais límpida. De acordo com a descrição da marca, “este sistema de 10 canais e 410 W reproduz baixos claros e impactantes, bem como médios e agudos suaves e detalhados para todos os ocupantes.”


A digitalização do habitáculo do novo ASX é marcada ainda pelo ecrã do painel de instrumentos configurável, de 7”, ou pelo Ecrã Digital do Condutor (DDD), de 10”, que pode ser personalizado, permitindo a reprodução de instruções de navegação. Ambos oferecem um leque alargado de informações, colocando os dados mais importantes diretamente à frente do condutor.


O nível de interação e controlo do novo ASX permite também aos ocupantes a personalização da sua experiência de bordo, ao possibilitar a mudança da luz ambiente de acordo com uma vasta gama de cores, que destacam o design do habitáculo e se adequam aos diferentes estados de espírito. Com o sistema Drive Mode da Mitsubishi Motors (comandado através do SDA), o condutor pode personalizar a resposta da direção, o controlo dinâmico do chassis e a distribuição da potência, além de poder optar pelos modos pré-definidos Comfort, Eco e Sport.


O novo ASX continuará a ser atualizado, mesmo depois da aquisição. Novas aplicações, funções e atualizações surgirão continuamente, incluindo as atualizações de software remotas, ou OTA (muito semelhantes às dos smartphones), com o objetivo de melhorar a experiência de infotainment.


O ASX dispõe também da função eCall, assegurando que, em caso de acidente, a ajuda estará à distância de um simples toque num botão. Quando o botão de eCall é acionado, o veículo contacta automaticamente o Ponto de Resposta de Segurança Pública (em inglês, PSAP) da região, enviando a localização e as informações dos sensores, para que os serviços de emergência possam atuar o mais rapidamente possível.


Mitsubishi revela o novo ASX, com destaque para a digitalização e conectividade

Grupos propulsores

O motor de entrada é o 1.0 de 3 cilindros turbo, a gasolina. Designado 1.0 MPI-T, opera em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades e oferece 67 kW (90cv) de potência e 160 Nm de binário. O consumo de combustível é de apenas 5,7 litros/100 km e as emissões de CO2 de 130 g/km.


Já o motor 1.3 DI-T turbo, a gasolina, inclui injeção direta e é fornecido em combinação com um sistema semi-híbrido. Incorporando um gerador de arranque por correia conjugado com uma bateria de iões de lítio de 12V, consegue recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de disponibilizar um sistema elétrico de assistência ao binário.


A versão com caixa manual de 6 velocidades combina uma potência de 103 kW (140cv) com um binário de 260 Nm, com um consumo de 5,7 litros/100 km e emissões de 130 g/km CO2.

Já a versão com caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem (7SST) sobe a potência e binário para 116 kW (160cv) e 270 Nm, o que se traduz num consumo e emissões de 5,8 litros/100 km e 132 g/km CO2.


1.6 híbrido (HEV)

O ASX disponibiliza ainda para quem procura consumos e emissões ainda mais baixos um grupo propulsor 100% híbrido (HEV), cuja tecnologia combina uma unidade a gasolina de 1,6 litros e dois motores elétricos (um deles como gerador) com uma transmissão automática multimodo (MMT). Com os seus 105 kW de potência combinada, esta unidade proporciona um excelente equilíbrio entre performance e eficiência, graças à assistência elétrica.


Oferecendo uma autonomia total de 900 km, até 80% de condução elétrica na cidade (média da distância percorrida na cidade diariamente), a marca indica como referência, emissões de CO2 de 104 g/km e o consumo de combustível em 4,6 litros/100 km (tendo por base o ciclo de testes oficial).





Segurança, comodidade e conforto

A lista de equipamentos de série no capítulo da segurança inclui: Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões, Luzes de Máximos Automáticas, Cruise Control com Limitador de Velocidade, Monitorização da Atenção do Condutor, Assistente de Velocidade Inteligente, Aviso de Distância, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem, além de Sensores de Estacionamento e Câmara Traseira.


Com a nova geração do modelo a Mitsubishi entrega ainda sistemas como Monitor de 360°, Assistência ao Estacionamento, Aviso de Ângulo Morto, Assistência à Saída dos Ocupantes e Alerta de Tráfego Traseiro.


MI-PILOT

Nos níveis de equipamento mais elevados e equipados com a caixa de velocidades automática das versões MHEV e HEV, o sistema MI-PILOT (do inglês Mitsubishi Intelligent Pilot) combina o Cruise Control Adaptativo (ACC) com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem (LCA).


Recorrendo a câmaras, a um radar e a uma ECU dedicada, o MI-PILOT controla a aceleração, os travões e a direção para aumentar a comodidade e a tranquilidade do condutor, quer em viagens de longa distância por autoestrada ou em filas de trânsito. A tecnologia permite três definições por parte do utilizador (Manual, Automático – Contexto de Estrada e Automático –Velocidade Legal). O sistema não é intrusivo, exigindo que o condutor assuma o total comando do veículo sempre que necessário.


Segurança passiva

A estrutura do ASX é constituída por uma mistura de aços de alta resistência, que ajudam a absorver o impacto em caso de colisão. O habitáculo está equipado com 6 airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais para o condutor e passageiro, dois airbags de cortina de cada lado, cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de esforço, encostos de cabeça anti-efeito de chicote e fixações para cadeiras de criança ISOFIX.


O novo ASX foi também concebido para evitar ferimentos nos utilizadores da via pública mais vulneráveis, como é o caso dos peões e dos ciclistas. O capô, para-choques dianteiro, faróis e zona inferior do para-brisas foram especificamente adaptados para diminuir a probabilidade de causarem ferimentos.


Tal como ocorre com a restante gama da Mitsubishi na Europa, o novo ASX é fornecido com o Compromisso de Serviço Mitsubishi, que inclui:

• Garantia de série: 5 anos/100 000 km

• Garantia anticorrosão: 12 anos

• Garantia da bateria de propulsão: 8 anos/160 000 km

• Garantia da capacidade da bateria: 8 anos/160 000 km

• Assistência em viagem: 5 anos (Pacote de Assistência Mitsubishi).

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