top of page

Modelos C4 e C4 X da Citroën chegam renovados ao mercado Português

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa

Atualizado: 28 de jan.

Modelos C4 e C4 X da Citroën chegam renovados ao mercado Português

A Citroën acaba de lançar em Portugal os novos C4 e C4 X, renovando de uma assentada a sua gama de berlinas do segmento médio (C).


A eletrificação simples e acessível é assegurada por duas versões 100% elétricas de potência e autonomia distintas. Estão também disponíveis versões híbridas, simultaneamente eficientes e versáteis. Por fim, os dois modelos equipam também com um motor térmico a gasolina.


O visual dos dois modelos foi atualizado, com uma nova frente - idêntica em ambos e adota a nova identidade da marca bem como os novos bancos Citroën Advanced Comfort além de um novo painel de instrumentos de 7” que vêm juntar-se ao conforto a bordo.

 

 

A Citroën renova por completo a sua gama de berlinas do segmento C com a chegada dos novos C4 e C4 X, este mês, à rede de concessionários da marca em Portugal. A Citroën prossegue, assim, a sua dinâmica comercial, tendo renovado a gama de veículos comerciais, atualizado os modelos Berlingo e SpaceTourer,  mudado a oferta do segmento B com o novo C3, e preparando-se para lançar o novo C3 Aircross.


Lançado no final de 2020, o C4 foi, em 2024, a 2.ª berlina mais vendida do segmento C em Portugal. Por seu turno, lançado em 2023, o C4 X complementa a oferta do C4, disponibilizando aos clientes um fastback espaçoso e elegante. Em 2024 foi o 5º modelo mais vendido em Portugal entre os C-Sedan, com 12% de quota, consideradas todas as energias. É o 2º modelo mais vendido no seu subsegmento no que toca a motores térmicos (24% de quota) e, sendo uma das raras propostas BEV deste subsegmento, lidera as vendas BEV na sua categoria.


Os modelos C4 e C4 X mantiveram sua identidade propria mas receberam agora atualizações, mantendo seus pontos fortes históricos, como o conforto e o espaço a bordo.

A dianteira foi alterada em ambos os modelos, incorporando o novo logótipo e a nova identidade da marca. No caso do C4, a secção traseira também evoluiu para lhe dar mais pureza e substância, enquanto o C4 X mantém o seu já muito atrativo estilo fastback.


Esta mudança de design é acompanhada por um maior conforto a bordo, com a adoção de novos bancos Citroën Advanced Comfort redesenhados e de um novo painel de instrumentos digital de 7“, além do ecrã tátil de 10”. Estas caraterísticas são complementadas pelo tradicional espaço generoso em todos os bancos e por cerca de 20 tecnologias de assistência à condução, verdadeiramente úteis na condução quotidiana.


Preços dos novos C4:

Para além das versões elétricas de 100 e 115 kW que começam nos 39.065€ (You) e 40.725€ (Plus) respetivamente para o C4, já com provas dadas, os clientes poderão optar entre as novas versões Híbrida 100 e Híbrida 136 desde os 29.215€ no caso do Híbrido 100 (You) e 30.975€ no Híbrido 136 (Plus). Está também disponível, o 1.2 PureTech 130 EAT8 nas versões Plus e Max para dar uma resposta relevante a todas as necessidades, com preços a iniciar nos 29.475€ (Plus) e 32.015€ (Max).

 

Modelos C4 e C4 X da Citroën chegam renovados ao mercado Português

Preços dos novos C4X:

As versões elétricas de 100 e 115 kW começam nos 39.415€ (You) e 41.075€ (Plus) respetivamente no C4X, ao passo que a versão Híbrida 136 inicia nos 30.665€ (You). Já as versões equipadas com o motor  1.2 PureTech 130 EAT8 têm um preço de  29.825€ (Plus) e 32.665€ (Max).


Uma frente mais moderna e aerodinâmica

Inspirada em grande parte no concept OLI de 2022, a secção dianteira incorpora o novo logótipo da marca, colocado orgulhosamente ao centro de uma grelha redesenhada. O capot, por sua vez, mantém as suas linhas originais, adapta-se para realçar os chevrons, que têm um acabamento em Silver Chrome, e acrescenta um toque de elegância e requinte.


Os faróis dianteiros LED, finos e elegantes, apresentam uma assinatura luminosa característica dividida em três segmentos horizontais distintos, que asseguram o seu reconhecimento imediato, mesmo à distância. Ao aproximar-se das luzes de circulação diurna, nota-se imediatamente a precisão da forma das lâminas e do lingote central, um sinal de modernidade também no design e nos processos de fabrico. Os piscas dianteiros são em LED, integrados diretamente na parte inferior da assinatura luminosa.


Estes desenvolvimentos não são apenas uma questão de estética. Cada elemento foi concebido em estreita colaboração com os engenheiros para otimizar a eficácia, como demonstra o trabalho nas proteções periféricas verticais dos faróis dianteiros, que orientam o fluxo de ar, colocando o desempenho energético no centro da abordagem.


O para-choques dianteiro incorpora uma grelha moderna que se eleva sobre uma placa de proteção inspirada num SUV na secção inferior, na cor Mercury nas versões YOU e PLUS ou Silver Chrome na variante MAX. A frente é muito estruturada, com uma forte expressão de carácter e verticalidade guiada pelo posicionamento do novo logótipo. Os Color Clips - em Preto Pure ou Dourado Satin - estão posicionados verticalmente na grelha do para-choques.

Maior fluidez: novas jantes aerodinâmicas e proteções laterais aperfeiçoadas


Nas laterais, as novas jantes Amber de 18 polegadas, com acabamento diamantado, são uma combinação de estética e funcionalidade. O seu design aerodinâmico não só é agradável à vista, como também contribui para melhorar os consumos.


As proteções laterais foram redesenhadas para dar uma aparência mais fluida. O seu design aerodinâmico ajuda a alongar visualmente a silhueta do automóvel, dando-lhe um aspeto mais dinâmico. Em perfeita harmonia com a grelha dianteira, são animadas por Color Clips que correm horizontalmente pela traseira do automóvel, acrescentando um toque de personalização que realça o carácter único do design.


Uma traseira mais elegante e mais apta para a estrada no C4

Na traseira do novo Citroën C4, a simplicidade e a clareza tornaram-se as palavras de ordem do novo estilo, eliminando toda a complexidade supérflua para deixar apenas o essencial. A ligação entre a parte inferior do pilar C e os farolins traseiros foi tornada mais elegante e estreita, contribuindo para a eficácia aerodinâmica global do C4. Os farolins traseiros, elementos-chave deste conjunto, foram concebidos para acompanhar o impacto visual da frente, alargando visualmente a traseira do veículo e reforçando a sua posição na estrada. A faixa, em Preto Glossy, que liga os farolins traseiros, confere apelo estético e serve de pano de fundo à emblemática designação Citroën.


O novo C4 X não necessitou de alterações significativas na traseira. A tampa da bagageira, com a secção vertical inclinada para a frente, realça o dinamismo do automóvel. Os faróis traseiros em LED estão em harmonia com a iluminação dianteira, enquadrando a abertura da bagageira, e a introdução do novo logótipo.



Duas novas cores na gama

Esta mudança de atitude do C4 e do C4 X é acompanhada por uma mudança de visual. Duas novas cores foram acrescentadas à gama. O Verde Manhattan, luminoso, elegante e enérgico, e o Cinzento Mercury, um cinzento sóbrio e moderno, que estará disponível ao lado do recém-lançado Azul Eclipse, do Vermelho Elixir, do Branco Okenite e do Preto Perla Nera.


Além disso, continua disponível a opção em dois tons com tejadilho preto, que confere um toque de distinção e exclusividade. Este acabamento realça as linhas dinâmicas destes modelos e oferece um aspeto mais prestigiante.


“Os novos Citroën C4 e C4 X representam uma evolução significativa da nossa linguagem de estilo. Não só exibem uma elegância refinada, como também exprimem um carácter mais robusto, uma presença musculada que testemunha a nossa determinação em continuar a sobressair da multidão. Os faróis dianteiros, com o seu design vincado e tecnologia LED, não são apenas uma garantia de visibilidade, mas uma afirmação de dinamismo e qualidade. Na traseira, a simplicidade é acompanhada pela solidez visual, com todos os elementos a contribuírem para uma impressão de robustez. As luzes traseiras, com o seu design escultural, não são meros ornamentos; refletem a força intrínseca do novo C4, uma força que repercute o espírito pioneiro do ‘concept’ OLI.” – Pierre Leclerc, Diretor de Design da Citroën.

Suspensão e novos bancos Citroën Advanced Comfort são destaque no conforto

Os bancos foram redesenhados para aumentar o conforto a bordo. Combinados com as suspensões Citroën Advanced Comfort, estes bancos oferecem mais conforto. Esta tecnologia de suspensão utiliza batentes hidráulicos progressivos, que absorvem as imperfeições da estrada, proporcionando uma sensação que a marca define como “tapete voador”. É um grande avanço em relação aos sistemas de suspensão tradicionais, proporcionando uma experiência de condução mais calma e simplificando a vida a bordo.


Sistema de infoentretenimento de última geração e novo painel de instrumentos digital de 7''


O painel de instrumentos não foi deixado para trás, com a introdução de um novo painel de alta-definição de 7” posicionado atrás do volante. Está ligado à navegação 3D conectada, em opção no nível PLUS e de série no MAX. Esta novidade melhora a perceção de qualidade a bordo do C4 e C4 X, com uma interface gráfica moderna que complementa o ecrã tátil de 10”. Este painel de instrumentos digital foi concebido para uma clareza ideal e uma visualização intuitiva das informações. É completado por um head-up display a cores que mostra as informações essenciais, reduzindo o cansaço visual e aumentando a segurança. O volante apresenta o novo logótipo da marca.


O C4 e o C4 X oferecem um sistema de infoentretenimento de última geração com navegação 3D que utiliza um ecrã HD de 10” e pode ser totalmente personalizada pelo cliente graças ao seu sistema de widgets. Estes permitem a rápida consulta de aplicações e de conteúdos no ecrã tátil do veículo. A interface dispõe ainda de reconhecimento de voz natural, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo com o comando vocal “Hello Citroën”. O assistente entende o que é dito, respondendo às perguntas e executando os seus comandos de voz.


Por fim, não há mais cabos espalhados pelo habitáculo graças à reprodução sem fios do smartphone no tablet HD de 10”. Este sistema pode ser facilmente aprimorado com atualizações ‘over the air’.


O C4 e o C4 X oferecem também ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, diretamente integrado no sistema de infoentretenimento graças ao sistema de reconhecimento de voz e de áudio SoundHound, e disponível através do Pack Connect NAV.


Com o ChatGPT, a Citroën apresenta uma nova ferramenta de inteligência artificial que torna o reconhecimento de voz ainda mais fluido e natural e aumenta o conforto a bordo através de um assistente digital que promove um espaço de vida inteligente e interativo para facilitar a vida quotidiana.



Tecnologia para a paz de espírito

Os novos C4 e C4X incluem até 20 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), que utilizam tecnologias automatizadas, como sensores e câmaras, para aumentar a segurança rodoviária: 

•             Travão de Segurança Ativo (Active Safety Brake):  este sistema intervém quando é detetado um risco de colisão, travando automaticamente o veículo para evitar um acidente.  Funciona de dia e de noite e reconhece vários obstáculos, incluindo peões e ciclistas;

•             Alerta de risco de colisão: a partir de 30 km/h, esta função alerta o condutor para o perigo potencial de colisão com o veículo da frente, permitindo reagir com rapidez;

•             Cruise Control Adaptativo com Stop & Go: este dispositivo ajusta a velocidade de acordo com o veículo da frente, mantendo uma distância de segurança e até mesmo parando e reiniciando o veículo sem a intervenção do condutor.

•             Assistência ao Condutor em Autoestrada (Highway Driver Assist): combinando o cruise control adaptativo e o aviso de saída da faixa de rodagem, este sistema de condução semiautónoma de Nível 2 permite a delegação parcial da condução, mantendo a vigilância e o controlo do condutor.

 

Os novos C4 e C4 X também integram as funções de monitorização do ângulo morto, alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem, alerta de deteção de fadiga, alerta de atenção do condutor, comutação automática das luzes de estrada, reconhecimento alargado de sinais de velocidade e recomendações de velocidade, etc.


Ver melhor é também uma fonte de conforto, e os modelos apresentam-se com:

•             Head-up Display a cores: projeção dos principais dados de condução a cores diretamente no campo de visão do condutor para uma atenção ininterrupta na estrada.

•             Câmara de visão traseira com Top Rear Vision: ativada quando se faz marcha-atrás para apresentar uma vista traseira de 180 graus no ecrã tátil, com indicadores coloridos para avisar dos obstáculos próximos.

•             Visão 360: visão panorâmica de 360 graus em redor do veículo, atualizada em tempo real, para ajudar o condutor durante as manobras a baixa velocidade.


Modelos C4 e C4 X da Citroën chegam renovados ao mercado Português

Espaço a bordo

Evidentemente, todas as características de conforto dos novos C4 e C4 X são mantidas face à atual oferta.


O novo C4 encarna a própria essência de uma berlina compacta versátil, com dimensões exteriores práticas e um interior espaçoso:

•             Uma distância entre eixos de 2.670 mm, proporcionando 198 mm de espaço atrás para os joelhos, classificado como o melhor da classe;

•             Largura exterior de 1.800 mm, acomodando confortavelmente três passageiros na retaguarda, com largura de ombros de 1.380 mm e largura de cotovelos de 1.440 mm;                        

•             Porta-bagagens com 380 litros de capacidade e soleira de carga rebaixada e plana (715 mm) e laterais retas para uma utilização ótima;

•             Piso da bagageira em duas posições para um volume máximo de 1.250 litros com o banco traseiro rebatido;     

•             Ganchos laterais para pendurar sacos e escotilha de esqui para transportar objetos mais compridos.

 

O novo C4 X é uma fusão notável de design elegante e funcionalidade pragmática, mantendo as vantagens de uma arquitetura concebida para o conforto e a estética. Eis um resumo:

 

•             Espaço para os joelhos na segunda fila de 198 mm, oferecendo um conforto superior na sua classe;

•             Inclinação do encosto a 27 graus, para uma postura descontraída;

•             Largura exterior de 1.800 mm, permitindo sentar três pessoas lado a lado;

•             Largura dos ombros na traseira de 1.366 mm e largura dos cotovelos de 1.440 mm, para um amplo espaço pessoal;

•             A bagageira espaçosa é outra grande vantagem, qualquer que seja a motorização escolhida:

             Volume da bagageira de 510 litros, respondendo às necessidades dos clientes profissionais e dos serviços de aluguer;

             Largura máxima no interior da bagageira de 1.010 mm entre as cavas das rodas, para facilitar o carregamento.

 

 

Na Europa, promover soluções eletrificadas simples e acessíveis

•             As alterações de estilo dos novos C4 e do C4 X permitirão lançar plenamente as versões Híbrido 136 e Híbrido 100 destes modelos, que acabam de ser introduzidas em 2024. Estas versões oferecem aos clientes uma solução mais acessível, simples e versátil;

•             A gama será completada pelas versões elétricas de 115 kW e 100 kW, que oferecem até 416 e 354 km de autonomia, respetivamente, no C4, e 427 km e 360 km no C4 X*, e que, ao optarem por uma bateria mais pequena combinada com um carregamento rápido realmente eficaz, reduzem os custos, os pesos e os consumos, facilitando a realização de longas distâncias. 

* dados provisórios WLTP, atualmente em homologação

 

Em complemento, estará disponível até ao final do mês de janeiro uma versão térmica com motor turbo 130 EAT8 de 1,2 litros. Com 130 cv e uma caixa automática de oito velocidades, esta mecânica oferece uma experiência de condução dinâmica e fluida.


Modelos C4 e C4 X da Citroën chegam renovados ao mercado Português

Tecnologia híbrida de 48v: simplicidade, versatilidade e baixos consumos

A Citroën apresenta dois níveis de potência distintos: o Híbrido 136 nos novos C4 e C4 X e o Híbrido 100 no novo C4. Esta tecnologia permite gerar poupanças graças a reduções significativas dos consumos de combustível e das emissões de CO2 de cerca de 20%. É particularmente vantajosa para os condutores em meios urbanos, onde se estima que até 50% da condução possa ser feita em modo elétrico, reduzindo a pegada de carbono e os custos de operação.


Sem necessidade de recarregar, esta tecnologia é particularmente fácil e cómoda de utilizar. O conforto de condução é reforçado pela gestão suave e automática dos motores elétricos e de combustão interna, que se adaptam às condições de condução sem intervenção do condutor. Esta facilidade de utilização, associada à capacidade de carregamento da bateria durante a desaceleração, torna estes veículos particularmente adaptados ao quotidiano citadino.


Na versão Híbrido 136, o motor de três cilindros, de 1.199 cc, debita 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm e 230 Nm de binário às 1.750 rpm. O seu design inclui um turbocompressor de geometria variável e uma corrente de distribuição, melhorando o seu desempenho e fiabilidade. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando no ciclo Miller, beneficia de uma eficiência térmica otimizada, reduzindo as emissões de CO2. Simultaneamente, o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes debita 15,6 kW (21 cv) e 55 Nm de binário, gerindo as necessidades energéticas registadas a baixo binário e a baixa velocidade. Também ajuda a arrancar o motor de combustão e recarrega a bateria durante a travagem, minimizando o desgaste dos travões. O sistema é complementado por um motor de 48V para um arranque rápido do motor de combustão interna, uma caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6 de seis velocidades e uma bateria de iões de lítio de 48V e 432 Wh colocada sob o banco dianteiro esquerdo, preservando o espaço interior e o volume da bagageira.

 

A versão Híbrido 100 foi concebida com a mesma base técnica, mas exibindo uma potência de 100 cv (74 kW) às 5.500 rpm e um binário de 205 Nm às 1.750 rpm. Este motor a gasolina sobrealimentado de 1,2 litros de nova geração foi desenvolvido para a hibridação e incorpora 40% de novos componentes.


Uma oferta 100% elétrica

Em 2020, a Citroën foi uma das primeiras marcas a propor uma gama 100% elétrica numa berlina do segmento C, com duas escolhas fortes que ainda hoje fazem parte da sua filosofia de Marca. A primeira é a utilização de silhuetas multienergia que tornam a gama simples e fácil de compreender para os clientes, que podem assim escolher a versão de unidade motriz que melhor se adapta às suas necessidades. Depois, a escolha de baterias pequenas para limitar o peso e os custos e reduzir os consumos e o orçamento. Equipados com um carregamento rápido de 100 kW, os nossos modelos adaptam-se perfeitamente às deslocações diárias, sendo também compatíveis com as deslocações de longo curso.


Os novos ë-C4 e ë-C4 X são uma extensão do espaço pessoal, um casulo que transforma cada viagem num momento de relaxamento e de prazer. A promessa ë-Comfort é poder conduzir em modo elétrico, com zero emissões de CO2 durante a condução do veículo, zero ruídos e zero odores, fluidez com zero vibrações, zero solavancos, zero mudanças de velocidade, facilidade com um binário imediatamente disponível para estimular as sensações de condução e serviços programáveis à distância para uma tranquilidade quotidiana,


Modelos C4 e C4 X da Citroën chegam renovados ao mercado Português

A distinção entre as duas ofertas elétricas dos novos modelos reside, principalmente, na sua autonomia e na sua adaptabilidade a diferentes tipos de deslocações:

•             A versão com uma autonomia de até 416 km no C4 e 427 km no C4 X* está particularmente adaptada às deslocações extraurbanas, oferecendo uma maior flexibilidade para viagens mais longas sem necessidade de recargas frequentes. Esta versão está equipada com uma bateria de 54 kWh e um motor de 115 kW, o que lhe confere uma maior capacidade para responder às necessidades dos utilizadores que percorrem regularmente distâncias mais longas;

•             A segunda versão, com uma autonomia de até 354 km no C4 e 360 km no C4 X*, uma bateria de 50 kWh e motor de 100 kW de potência, é uma solução económica para as deslocações quotidianas em meio urbano e suburbano, sendo ainda adequada para viagens longas graças ao seu sistema de carregamento rápido.

* dados provisórios WLTP, atualmente em homologação

O carregamento rápido em viagens longas é um requisito essencial, e os novos ë-C4 e ë-C4 X respondem a esta necessidade com a opção de utilizar carregadores rápidos DC de 100 kW. O automóvel recupera cerca de 10 km de autonomia por minuto e pode recuperar 80% da sua carga em menos de 30 minutos. 


Citroën e-ROUTES: planear viagens sem constrangimentos

A aplicação Citroën e-ROUTES oferece uma gestão dinâmica e sem stress dos percursos e transforma a forma como os condutores interagem com os seus veículos elétricos. Trata-se de um verdadeiro assistente pessoal, conectado ao veículo e que se adapta em tempo real para otimizar a viagem. Conectado em tempo real aos dados do automóvel, às condições de tráfego e ao estado das estações de carregamento, o Citroën e-ROUTES promete um controlo ótimo de cada viagem.


Modelos C4 e C4 X da Citroën chegam renovados ao mercado Português

Adapta-se às condições dinâmicas e sugere rotas alternativas, se necessário, assegurando que os condutores chegam ao seu destino com a máxima eficiência. A aplicação não só garante tempos de viagem otimizados, como também fornece informações fiáveis e atualizadas sobre a rede de carregamento, permitindo aos condutores planear as suas paragens de carregamento com confiança.


Em 2025, as funções do planeador de viagens e-ROUTES serão oferecidas diretamente no sistema de infoentretenimento a bordo do automóvel.


V2L: otimizar a utilização da energia

A tecnologia V2L (Vehicle-to-Load) permite que um veículo elétrico forneça eletricidade a dispositivos externos, transformando o automóvel numa fonte de energia móvel e flexível. A Citroën vai integrar esta função nos novos ë-C4 e ë-C4 X. Para a utilizar, basta ligar o dispositivo pretendido à tomada dedicada do veículo, que estará disponível como acessório a partir do primeiro semestre de 2025.


A V2L é particularmente útil em situações em que o acesso a uma fonte de energia é limitado, como em viagens ou atividades ao ar livre. É possível ligar o computador portátil, carregar a bicicleta elétrica ou mesmo alimentar um pequeno frigorífico diretamente do automóvel durante um piquenique, ou um corte de energia em casa. A capacidade da bateria do veículo determinará a quantidade de energia disponível para os dispositivos externos, e os utilizadores devem estar conscientes da gestão da energia para garantir que retêm carga suficiente para as suas necessidades de condução.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

01:29
Reproduzir vídeo
Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

01:28
Reproduzir vídeo
Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

01:25
Reproduzir vídeo
Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

01:36
Reproduzir vídeo
bottom of page