A Alstom introduz um sistema dinâmico de alimentação terrestre (APS) – pela primeira vez em Espanha – eliminando a necessidade de catenária e garantindo que o eléctrico pode funcionar normalmente.
A nova extensão da rede de elétricos de Barcelona pode transportar até 24 mil passageiros por dia, ajudando assim a retirar cerca de 2 mil carros do centro da cidade
A Autoridade de Transportes Metropolitanos de Barcelona (ATM) colocou em serviço comercial a nova extensão do elétrico de Barcelona, uma extensão de aproximadamente dois quilómetros – que incorpora a inovadora tecnologia sem catenária da Alstom, conhecida como APS. Esta extensão pode transportar mais 24.000 passageiros por dia, ajudando assim a eliminar cerca de 2.000 automóveis do centro da cidade. O eléctrico de Barcelona é a espinha dorsal do plano da cidade para incentivar uma mobilidade mais sustentável, com o compromisso de um desenvolvimento urbano ecológico, acessível, equitativo e saudável.
A Alstom foi responsável pelo projeto e fornecimento do novo sistema de alimentação dinâmica baseado no solo (APS), que elimina a utilização de catenária, mantendo um desempenho equivalente. As equipas da Alstom em Madrid e Barcelona foram responsáveis pelos elementos APS – necessários na infraestrutura e na adaptação da atual frota de 18 elétricos Citadis – para os tornar compatíveis com o novo sistema de fornecimento de energia elétrica.
Graças à utilização da tecnologia APS, adoptada pela primeira vez em Espanha, não foi necessária a instalação de catenária no novo troço da rede de eléctricos, melhorando assim a integração do sistema em áreas específicas do ambiente urbano.
O sistema APS consiste na instalação de um terceiro carril condutor na via, que serve de sistema de alimentação de energia. Este terceiro carril condutor está dividido em troços que são ativados e desativados automaticamente à medida que o elétrico passa por eles, eliminando qualquer risco para os peões e utilizadores da via. Além disso, comparativamente a outras soluções, esta tecnologia não compromete a autonomia das composições em condições meteorológicas cada vez mais extremas ou qualquer outro incidente que pode interromper a circulação dos comboios como problemas com a rede aérea.
Hoje, a tecnologia APS da Alstom já está instalada e em funcionamento em 11 cidades de quatro continentes (Bordéus, Tours, Rio de Janeiro, Istambul, Dubai, Lusail e Sydney, entre outras). Todos os dias, mais de 370 eléctricos utilizam esta solução em mais de 150 km de via em serviço comercial, representando 58 milhões de quilómetros percorridos com APS (em Julho de 2022).
A extensão do elétrico de Barcelona
A inauguração do percurso em Barcelona é a primeira fase do projecto de ligação das duas redes de eléctrico de Barcelona, Trambaix e Trambesos. Esta ligação – com 3,9 quilómetros de extensão e com seis novas paragens acrescentadas à rede de eléctrico – irá melhorar a mobilidade na cidade e reforçar a intramodalidade ao ligar o eléctrico às redes suburbanas de comboios e ao Metro. Além disso, uma vez concluída a ligação, contribuirá para a redução da pegada de carbono, transferindo os utilizadores dos veículos particulares para o eléctrico. O projeto implicou também uma grande transformação urbana, com novas ciclovias, mais zonas verdes e um amplo espaço para peões.
O eléctrico de Barcelona, inaugurado em 2004, é composto por dois sistemas independentes: Trambaix (liga Barcelona às cidades de Baix Llobregat) e Trambesòs (liga Barcelona a Sant Adrià de Besòs e Badalona). A rede tem um total de seis linhas e 56 paragens num sistema com 29,22 quilómetros de extensão que movimenta mais de 30 milhões de passageiros anualmente, sendo o serviço de transporte público melhor avaliado pelos utilizadores (EMEF 2023). A rede é operada por 41 elétricos Citadis, fabricados e mantidos pela Alstom em Barcelona.
Alstom Espanha
A Alstom tem uma longa história de inovação e de aposta no desenvolvimento económico e industrial de Espanha, com uma presença industrial e tecnológica local para todas as atividades relacionadas com o transporte ferroviário e a mobilidade sustentável. Com mais de 3.200 pessoas no país, a Alstom possui uma unidade industrial em Barcelona dedicada ao fabrico de todo o tipo de material circulante, uma fábrica de sistemas de propulsão no País Basco e, em Madrid, vários centros de inovação tecnológica para o desenvolvimento de projectos no domínio da segurança ferroviária, sinalização, manutenção e mobilidade digital. Um em cada três comboios que circulam em Espanha foi fabricado pela Alstom.
コメント