Na sua variante europeia, o novo Citroën C3 Aircross partilha a plataforma Smart Car com o novo C3, e a estatura e as dimensões do novo C3 Aircross mudaram com o seu novo posicionamento. Com 4,39 metros de comprimento, o modelo chega com versões de 5 lugares e uma nova versão de 7 lugares, inédita e com as mesmas proporções. A distância entre eixos é de 2,67 m.
O C3 Aircross apresenta o conceito C-Zen-Lounge com Head-Up Display e um volante de dimensões reduzidas, bem como novos bancos Citroën Advanced Comfort redesenhados para um apoio melhorado dos ocupantes. O modelo chega também com suspensões Citroën Advanced Comfort com duplos batentes hidráulicos progressivos - disponível pela primeira vez no modelo e em todas as versões. O C3 Aircross oferece todas as tecnologias de assistência à condução esperadas neste segmento, bem como um sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 10,25 polegadas.
Para além de um motor a gasolina, o novo C3 Aircross propõe duas alternativas de eletrificação: um grupo propulsor Híbrido 48V de 136 cv, que favorece a redução dos consumos, e uma versão 100% elétrica. Com uma autonomia superior a 300 km (certificação em curso), a versão elétrica pode ser carregada dos 20% aos 80% em apenas 26 minutos e a marca promete para 2025 uma versão com uma autonomia superior a 400 km.
Já disponível para encomenda, o C3 Aircross torna a mobilidade elétrica acessível a partir de 26.490€ e dá acesso à eletrificação a partir de 24.590€ com a versão Hybrid 136. Na versão tradicional a gasolina, o modelo estará disponível a partir de 18.990€. O acabamento bicolor está disponível de série no nível Max, em branco ou preto.
"Desde o início do projeto, quisemos reforçar a posição do C3 Aircross no mundo dos SUV. Optámos por um design robusto e bem afirmado, com um estilo musculado e que denota força. Com mais de 20 centímetros de distância ao solo, uma posição de condução elevada e subtis jogos de luz no seu design, o novíssimo C3 Aircross dá o próximo passo e torna-se um verdadeiro SUV", Boris Reinmoller, Gestor de Design do Projeto C3 Aircross.
"O novo C3 Aircross está mais evoluído e as suas proporções são as de um verdadeiro SUV, com um capot muito horizontal e uma frente vertical muito pronunciada. As proporções são equilibradas, com um controlo perfeito das saliências e uma silhueta que demonstra a sua força. O design parece ter sido executado a partir de um único traço e é muito consistente", completou Reinmoller.
O híbrido: um motor a gasolina com acesso à eletrificação
O novo C3 Aircross disponibiliza uma nova motorização Híbrida 136 equipada com uma caixa de velocidades automática e-DCT. O híbrido de 48V utiliza o motor 1.2 PureTech de nova geração, desenvolvido especificamente para aplicações híbridas, com 40% de componentes totalmente novos. Com uma cilindrada de 1.199 cm³, este motor de 3 cilindros desenvolve 100 kW/136 cv. De acordo com a marca o motor “tem um turbocompressor de geometria variável e uma corrente de distribuição que contribui para a sua robustez”. O motor de ciclo Miller é combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem eletrificada e-DCT que incorpora um motor elétrico de 21 kW/28 cv alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48 V alojada sob o piso.
O grupo propulsor é fácil de utilizar e não necessita de carregamentos. O motor elétrico (máquina síncrona de ímanes permanentes) ajuda o motor de combustão interna a reduzir o consumo de combustível de forma transparente, permitindo uma condução 100% elétrica durante quase 50% da utilização urbana e recarregando a bateria durante a desaceleração. Esta nova transmissão é produzida em França e oferece a melhor otimização em termos de configuração e de custo. Assim, as emissões de C02 da versão híbrida foram reduzidas para apenas 124 g de CO2/km (homologação em curso). Esta nova experiência de condução estará disponível tanto na versão de 5 como na de 7 lugares.
Paralelamente a esta motorização eletrificada, a Citroën propõe para o C3 Aircross uma motorização turbo a gasolina de 75 kW/100 cv. Este motor PureTech Turbo 100 de 3 cilindros, associado a uma caixa manual de 6 velocidades, cumpre as normas Euro7.
O primeiro SUV compacto totalmente elétrico da Citroën
Pela primeira vez no segmento dos SUV familiares do segmento B, a Citroën propõe uma versão elétrica do seu C3 Aircross de 5 lugares. A versão elétrica é alimentada por um motor de 83 kW/113 cv associado a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh. De acordo com os dados divulgados pela marca a autonomia será de 300 km – com a homologação ainda pendente). O seu motor e a sua transmissão totalmente automática oferecem uma aceleração linear com um binário imediatamente disponível e uma velocidade máxima de 145 km/h. A versão 100% elétrica do C3 Aircross oferece um desempenho adequado para se inserir facilmente no tráfego diário.
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