top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Novo Citroën C3 Aircross chega no último trimestre com muitas novidades

Novo Citroën C3 Aircross chega no último trimestre mas já pode ser encomendado

Na sua variante europeia, o novo Citroën C3 Aircross partilha a plataforma Smart Car com o novo C3, e a estatura e as dimensões do novo C3 Aircross mudaram com o seu novo posicionamento. Com 4,39 metros de comprimento, o modelo chega com versões de 5 lugares e uma nova versão de 7 lugares, inédita e com as mesmas proporções. A distância entre eixos é de 2,67 m.


O C3 Aircross apresenta o conceito C-Zen-Lounge com Head-Up Display e um volante de dimensões reduzidas, bem como novos bancos Citroën Advanced Comfort redesenhados para um apoio melhorado dos ocupantes. O modelo chega também com suspensões Citroën Advanced Comfort com duplos batentes hidráulicos progressivos - disponível pela primeira vez no modelo e em todas as versões. O C3 Aircross oferece todas as tecnologias de assistência à condução esperadas neste segmento, bem como um sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 10,25 polegadas.


Para além de um motor a gasolina, o novo C3 Aircross propõe duas alternativas de eletrificação: um grupo propulsor Híbrido 48V de 136 cv, que favorece a redução dos consumos, e uma versão 100% elétrica. Com uma autonomia superior a 300 km (certificação em curso), a versão elétrica pode ser carregada dos 20% aos 80% em apenas 26 minutos e a marca promete para 2025 uma versão com uma autonomia superior a 400 km.


Novo Citroën C3 Aircross chega no último trimestre mas já pode ser encomendado

Já disponível para encomenda, o C3 Aircross torna a mobilidade elétrica acessível a partir de 26.490€ e dá acesso à eletrificação a partir de 24.590€ com a versão Hybrid 136. Na versão tradicional a gasolina, o modelo estará disponível a partir de 18.990€. O acabamento bicolor está disponível de série no nível Max, em branco ou preto.


"Desde o início do projeto, quisemos reforçar a posição do C3 Aircross no mundo dos SUV. Optámos por um design robusto e bem afirmado, com um estilo musculado e que denota força. Com mais de 20 centímetros de distância ao solo, uma posição de condução elevada e subtis jogos de luz no seu design, o novíssimo C3 Aircross dá o próximo passo e torna-se um verdadeiro SUV", Boris Reinmoller, Gestor de Design do Projeto C3 Aircross.

Novo Citroën C3 Aircross chega no último trimestre mas já pode ser encomendado
"O novo C3 Aircross está mais evoluído e as suas proporções são as de um verdadeiro SUV, com um capot muito horizontal e uma frente vertical muito pronunciada. As proporções são equilibradas, com um controlo perfeito das saliências e uma silhueta que demonstra a sua força. O design parece ter sido executado a partir de um único traço e é muito consistente", completou Reinmoller.

O híbrido: um motor a gasolina com acesso à eletrificação

O novo C3 Aircross disponibiliza uma nova motorização Híbrida 136 equipada com uma caixa de velocidades automática e-DCT. O híbrido de 48V utiliza o motor 1.2 PureTech de nova geração, desenvolvido especificamente para aplicações híbridas, com 40% de componentes totalmente novos. Com uma cilindrada de 1.199 cm³, este motor de 3 cilindros desenvolve 100 kW/136 cv. De acordo com a marca o motor “tem um turbocompressor de geometria variável e uma corrente de distribuição que contribui para a sua robustez”. O motor de ciclo Miller é combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem eletrificada e-DCT que incorpora um motor elétrico de 21 kW/28 cv alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48 V alojada sob o piso.


Novo Citroën C3 Aircross chega no último trimestre mas já pode ser encomendado

Novo Citroën C3 Aircross chega no último trimestre mas já pode ser encomendado

O grupo propulsor é fácil de utilizar e não necessita de carregamentos. O motor elétrico (máquina síncrona de ímanes permanentes) ajuda o motor de combustão interna a reduzir o consumo de combustível de forma transparente, permitindo uma condução 100% elétrica durante quase 50% da utilização urbana e recarregando a bateria durante a desaceleração. Esta nova transmissão é produzida em França e oferece a melhor otimização em termos de configuração e de custo. Assim, as emissões de C02 da versão híbrida foram reduzidas para apenas 124 g de CO2/km (homologação em curso). Esta nova experiência de condução estará disponível tanto na versão de 5 como na de 7 lugares.


Paralelamente a esta motorização eletrificada, a Citroën propõe para o C3 Aircross uma motorização turbo a gasolina de 75 kW/100 cv. Este motor PureTech Turbo 100 de 3 cilindros, associado a uma caixa manual de 6 velocidades, cumpre as normas Euro7.


Novo Citroën C3 Aircross chega no último trimestre mas já pode ser encomendado

O primeiro SUV compacto totalmente elétrico da Citroën

Pela primeira vez no segmento dos SUV familiares do segmento B, a Citroën propõe uma versão elétrica do seu C3 Aircross de 5 lugares. A versão elétrica é alimentada por um motor de 83 kW/113 cv associado a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh. De acordo com os dados divulgados pela marca a autonomia será de 300 km – com a homologação ainda pendente). O seu motor e a sua transmissão totalmente automática oferecem uma aceleração linear com um binário imediatamente disponível e uma velocidade máxima de 145 km/h. A versão 100% elétrica do C3 Aircross oferece um desempenho adequado para se inserir facilmente no tráfego diário.

Commenti


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page