
O Novo Opel Grandland vai chegar com iluminação Intelli-Lux HD, uma tecnologia de última geração que torna visíveis “criaturas da noite” de todos os tamanhos.
Os novos faróis Intelli-Lux HD com mais de 50.000 elementos individuais trazem segurança melhorada com objetos e perfil da estrada detetados mais cedo graças ao sistema LED adaptativo e sem reflexos.
Com a sua nova luz Intelli-Lux HD, a última geração da tecnologia LED Intelli-Lux sem encandeamento, o novo SUV “made in Germany”, que está disponível para encomenda há alguns dias, cria luz onde antes só havia escuridão. Mas esta não é a única inovação em termos de iluminação que foi introduzida na Opel com o novo Grandland. É também o primeiro Opel com o 3D Vizor, o Opel Blitz iluminado e tecnologia “Edge Light”. Isto faz com que o novo Grandland seja um modelo recém-chegado radiante que chama a atenção apenas com as suas tecnologias de iluminação inovadoras.

Os clientes da Opel já estão bem familiarizados com a tecnologia LED Intelli-Lux adaptativa e sem encandeamento de bestsellers como o atual Astra, o Corsa, o Grandland e o Combo. No entanto, em conjunto com o novo Opel Grandland, a luz Intelli-Lux HD, que é líder da indústria neste segmento de veículos, está agora a celebrar a sua estreia. Pela primeira vez, os faróis têm mais de 50.000 elementos (exatamente 51.200, ou seja, 25.600 por lado) e permitem uma distribuição de luz de alta resolução e sem reflexos.
O sistema transforma a noite em dia para o condutor e ilumina com precisão o trajeto e as imediações. Dependendo da situação do tráfego, a câmara deteta os utilizadores da estrada à frente e o tráfego em sentido contrário e a luz Intelli-Lux HD “corta-os” ainda mais rapidamente e com maior precisão do que as anteriores tecnologias de luz matricial. O “túnel de luz”, ou seja, a área deixada de fora pelo feixe de luz, é mais estreito do que antes, enquanto o resto da rua e a área circundante são mais bem iluminados. Desta forma, o sistema proporciona uma distribuição de luz ainda mais brilhante e uniforme sem encandear os outros. Estudos científicos comprovam as vantagens para a segurança. Os objetos à frente do veículo podem ser detetados cerca de 30 a 40 metros mais cedo a uma velocidade de 80 km/h do que com os faróis de halogéneo convencionais. Isto permite que o condutor reaja ao potencial obstáculo entre um a dois segundos mais cedo - tempo valioso para evitar uma colisão iminente.

Próxima fase de evolução: Novas funções e animações gráficas
Ao mesmo tempo, todas as funções automáticas da Intelli-Lux, desde a luz de cidade e de estrada rural até à luz de curva e à luz de mau tempo, foram melhoradas e levadas a um novo nível. O cone de luz à frente do veículo pode ser completamente ajustado digitalmente utilizando mais de 50.000 pixéis, de modo a orientar intuitivamente a perspetiva do condutor ao longo da estrada quando faz curvas. Para além do ajuste digital do cone de luz, dependendo do ângulo de viragem, é ativado um módulo de luz adicional no lado correspondente do veículo. Este ilumina ainda melhor o lado da estrada e evita assim os “buracos negros” nas curvas. No modo de mau tempo ou nevoeiro, a Intelli-Lux HD tem em conta o possível efeito de encandeamento causado por ruas molhadas pela chuva e ajusta a intensidade da luz em conformidade, de modo a reduzir este efeito para o tráfego em sentido contrário.
Além disso, a tecnologia de luz de alta resolução não só protege os olhos dos outros utilizadores da estrada, como também os do condutor do Grandland. O sistema reconhece os sinais de trânsito que surgem na estrada e reduz a intensidade dos LED para que o reflexo dos sinais não encadeie o condutor. E o “modo turista” assegura que o farol Intelli-Lux HD pode utilizar todo o seu desempenho e todas as funções, mesmo quando conduz em países com circulação pela esquerda.

Por fim, as novas animações sob a forma de vídeos gráficos que são projetados à frente do veículo para saudar e despedir-se dos ocupantes do Grandland dão uma primeira impressão dos desenvolvimentos de iluminação que serão possíveis no futuro.
Comments