Com o Audi RS e-tron GT Performance, a Audi estreia o seu primeiro modelo RS Performance totalmente elétrico.
Para além de um motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo dianteiro, com um eixo de transmissão reforçado e uma potência de 252 kW (342 cv), o Gran Turismo elétrico também apresenta um PSM recentemente desenvolvido no eixo traseiro, com uma potência de 415 kW (564 cv). A maior densidade de cobre no enrolamento especial em gancho do estator dos motores elétricos maximiza a condução da corrente. Além disso, o rotor do motor elétrico traseiro é mais compacto e leve. No total, a Audi reduziu o peso do motor elétrico no eixo traseiro em dez kg. Ambos os motores elétricos têm ainda reservas de potência para situações de condução dinâmica. O Launch Control pode utilizar brevemente os recursos da bateria de alta tensão (HV) e dos motores elétricos para alcançar uma potência de até 680 kW (925 cv).
Além disso, o eixo dianteiro dispõe de um novo componente eletrónico de potência com um inversor de impulsos aperfeiçoado, que permite correntes de descarga mais elevadas, até 600 amperes — mais 300 amperes do que nas outras variantes, o Audi S e-tron GT e o Audi RS e-tron GT. O eixo traseiro também opera a 600 amperes. A Audi aumentou a recuperação da travagem para 400 kW.
O valor máximo de desaceleração é de 4,5 m/s². Até este valor, o carro confia exclusivamente na recuperação de energia. A recuperação durante a desaceleração foi aumentada para 0,6 m/s² e 1,3 m/s² (anteriormente 0,3 e 0,6 m/s²).
Gestão térmica adaptada para uma potência extra estável
Um dos objetivos de desenvolvimento para o modelo de performance foi alcançar uma elevada eficiência em todas as faixas de carga e garantir a disponibilidade de potência repetida. Assim, é possível haver uma maior previsibilidade e uma performance superior. A gestão térmica adaptada e a interconexão inteligente dos quatro circuitos de refrigeração desempenham um papel essencial — especialmente no modo de performance RS, uma característica exclusiva do modelo topo de gama. Quando é utilizada uma potência aumentada, o sistema de gestão térmica ativa o circuito de ar condicionado para garantir que a bateria de alta tensão (HV) seja suficientemente arrefecida.
O circuito de refrigeração adaptado regula a temperatura do interior do veículo enquanto simultaneamente e ativamente baixa a temperatura nos circuitos de refrigeração da bateria HV e dos dois motores elétricos do RS e-tron GT Performance. O arrefecimento dos motores elétricos, a climatização do interior e a gestão da bateria HV podem agora ser controlados de forma quase independente uns dos outros. A Audi fez alterações significativas nas bombas e válvulas para otimizar o desempenho do sistema de gestão térmica.
A nova composição química das células também contribui para o aumento da potência do RS e-tron GT Performance, com um rácio de mistura ajustado de níquel, cobalto e manganês, e uma capacidade bruta de armazenamento de 105 kWh (97 kWh líquidos). O que resulta numa maior capacidade energética e em correntes de carga e de condução mais elevadas em comparação com o modelo anterior. As correntes máximas de carga foram aumentadas para 400 amperes. Quando o Launch Control está ativado, é possível que a corrente atinja até 1.100 amperes.
Isso também se aplica quando se utiliza a nova função push-to-pass no RS e-tron GT Performance, que oferece um aumento de 70 kW na potência a velocidades superiores a 30 km/h durante até dez segundos, conforme indicado por um cronómetro no cockpit virtual. Quando o condutor ativa o push-to-pass, a bateria utiliza o mesmo mapa que usa para o Launch Control. Simultaneamente, os componentes de propulsão mudam automaticamente para o modo dinâmico do Audi drive select. Após um mínimo de dez segundos de regeneração, a função pode ser ativada novamente.
Uma nova placa de arrefecimento com arquitetura U-Flow assegura uma transferência homogénea de calor e frio. As células mais quentes na bateria HV limitam sempre a corrente de carregamento. Na Audi, o princípio-chave de "performance" também se aplica à experiência de carregamento. A potência máxima de carregamento foi aumentada em 50 kW, até um total de 320 kW. Desta forma, permite que a bateria HV do veículo carregue de 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos numa estação de carregamento de alta potência (HPC) sob condições ideais.
Suspensão ativa e Audi drive select com modos RS individualmente configuráveis
A suspensão pneumática, que utiliza tecnologia de 2 câmaras/2 válvulas e foi recentemente desenvolvida, vem de série. Esta oferece vantagens distintas relativamente à dinâmica de condução sem comprometer o conforto. Pela primeira vez, um sistema de suspensão ativa inovador e seletivo por roda está disponível como opção. “O nosso objetivo era aumentar de forma significativa a distinção entre conforto e dinâmica de condução, tornando essa diferença mais evidente”, explica Carsten Jablonowski, Engenheiro Chefe da Equipa de Desenvolvimento das Características de Condução da Audi.
“De acordo com a filosofia da Audi, o modo de conforto realça o conceito de Gran Turismo. Por outro lado, a capacidade de controlar ativamente os movimentos da carroçaria proporciona uma dinâmica de condução aprimorada, que o condutor pode sentir graças ao sistema de direção, agora ainda mais otimizado. Desta forma, conseguimos oferecer uma condução confortável e, simultaneamente, uma dinâmica altamente controlável através da direção de precisão elevada”, acrescenta Jablonowski.
O sistema de gestão dinâmica Audi drive select permite ao condutor controlar o caráter do veículo como já é habitual. Dispõe de três perfis: eficiência, conforto e dinâmica. Além disso, existem dois modos específicos RS, RS1 e RS2, que são configuráveis individualmente, permitindo ao condutor ajustar a condução, a suspensão, a altura da carroçaria e o som. Estes modos podem ser ajustados diretamente no comando de controlo à direita dos dois botões vermelhos no volante, que é plano na parte superior e inferior.
Como uma característica exclusiva, o RS e-tron GT Performance dispõe do modo RS Performance, concebido para a configuração ideal em circuitos exigentes e em caminhos de montanha sinuosos. As forças verticais nas rodas foram melhoradas para proporcionar a melhor dinâmica neste modo. Estas características especiais permitem um perfeito controlo do binário de propulsão nos limites de aderência.
O modo Performance também ajusta as características do controlo de deslizamento, vectorização de binário, afinação da suspensão, aerodinâmica e estratégia de arrefecimento. Neste modo, o carro utiliza a mesma estratégia de mudança de velocidades que no modo Dinâmico, o que significa que o RS e-tron GT Performance mantém a primeira marcha da caixa de duas velocidades o máximo de tempo possível para tornar a aceleração mais dinâmica.
Pneus de alta performance para mais aderência ou pneus de longa duração para uso diário
O Audi RS e-tron GT Performance vem de série com jantes de 20 polegadas.
Os pneus, otimizados para resistência ao rolamento nas novas jantes de múltiplos aros, garantem uma maior autonomia. As versões opcionais de 21 polegadas oferecem cinco designs de jantes e dois tipos de pneus com características distintas. Os pneus Bridgestone Potenza Sport possuem uma resistência ao rolamento muito baixa, o que melhora o consumo de energia e a autonomia. A sua composição e construção interior foram especialmente adaptadas para o RS e-tron GT Performance. Os designers tiveram especial atenção aos materiais utilizados na produção destes pneus personalizados, sem comprometer a segurança ou a performance. Os pneus são fabricados com 55% de materiais renováveis ou reciclados, incluindo 35% de fontes renováveis, como borracha natural, e 20% de conteúdos reciclados, como borracha moída ou negro de carbono proveniente de pneus usados.
No pináculo das dinâmicas de condução do Audi RS e-tron GT Performance, os pneus de performance foram testados em pista e avaliados em diversas condições ambientais. A aderência aperfeiçoada melhora a condução em superfícies secas e molhadas, permitindo uma maior aceleração lateral, uma resposta de direção mais precisa e um melhor desempenho de travagem. Mesmo em caminhos sinuosos de montanha, os pneus de performance oferecem reservas suficientes para manter o RS e-tron GT Performance com o espírito desportivo esperado de um Gran Turismo.
Acabamento em carbono combina sofisticação estética e funcionalidade
O teto em carbono escurecido em mate, opcional, pode ser combinado com outros detalhes em carbono, que a Audi está a utilizar pela primeira vez e são exclusivos para esta variante. O acabamento em carbono é aplicado nos revestimentos do para-choques, na faixa lateral, em partes do difusor e nos espelhos laterais. A nova cor exterior Bedford Green também está disponível especificamente para o RS e-tron GT Performance.
No interior, um dos destaques é o novo e exclusivo pacote de design, que inclui costuras em Serpentine Green para combinar com o exterior Bedford Green e bancos ajustáveis em 18 posições. Os acabamentos decorativos também estão disponíveis em carbono mate para corresponder ao exterior. Em homenagem ao Audi Avant RS 2 de 1994, cujos mostradores analógicos também eram brancos, o RS e-tron GT Performance inclui um indicador de potência e um velocímetro brancos como características digitais especiais.
Experiência sonora desportiva rica em detalhe
No RS e-tron GT Performance, o condutor pode ajustar o som do veículo – desde a tranquilidade de um sistema elétrico até uma experiência sonora mais envolvente. O som desportivo, forte e de alta qualidade do e-tron Sport vem de série. Como uma expressão audível do carácter progressivo do Gran Turismo, o som no habitáculo foi trabalhado para este modelo Performance. A afinação foi feita com precisão, especialmente na faixa de velocidade sem carga de 70 a 90 km/h. No porta-bagagens, encontram-se duas unidades de controlo e amplificadores que geram sons distintos para o exterior e para o interior, emitidos através de dois altifalantes – um para fora e outro para dentro do veículo.
O som digital é baseado em dados como a velocidade dos motores elétricos, a posição do pedal do acelerador, a velocidade do veículo e outros parâmetros. O resultado é um som sintético derivado de 32 fontes individuais – que vão desde gravações reais até áudio sintetizado editado – proporcionando uma representação autêntica e altamente detalhada do funcionamento do sistema de propulsão.
Produção em pequena série em Böllinger Höfe
O novo RS e-tron GT Performance também é produzido na fábrica da Audi Sport GmbH em Neckarsulm. Em Böllinger Höfe, utilizam-se tecnologias especialmente adaptadas, mas a fase final é confiada a colaboradores experientes, com olhares atentos e mãos hábeis. Os cerca de 500 funcionários da fábrica de Böllinger Höfe receberam formação avançada e abrangente para a nova família de modelos e-tron GT. Antes do início da produção, alguns processos e sistemas foram ajustados para permitir a instalação dos novos destaques do produto. Por exemplo, a montagem da inovadora suspensão ativa foi integrada como uma nova etapa no processo de instalação.
No ciclo 20 da linha de montagem, realiza-se o “casamento” do Audi e-tron GT, onde a carroçaria montada se junta à bateria, aos motores elétricos e à suspensão. Os principais componentes tecnológicos são colocados num suporte de peça que se desloca sobre um transportador de rolos, permitindo que seja posicionado sob a carroçaria com precisão milimétrica. Utilizando ferramentas inteligentes e autocalibráveis, os colaboradores fixam a bateria e os componentes de propulsão à carroçaria em 74 pontos distintos.
A produção em pequena série em Böllinger Höfe serve como laboratório real para o avanço da digitalização na produção e logística. Aqui são testadas, aperfeiçoadas e, eventualmente, adaptadas para a produção em grande escala, soluções inteligentes para uma fábrica totalmente integrada e inteligente, como é o caso da fábrica de Neckarsulm.
Disponível para encomenda, com preços estimados a partir de 166.163 euros
O valor de comercialização estimado do RS e-tron GT Performance começa nos 166.163 euros. O S e-tron GT tem preços estimados a partir de 130.668 euros, enquanto o RS e-tron GT inicia-se nos 152.925 euros.
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