Um dos maiores projetos de infraestruturas de transporte urbano do mundo coloca em funcionamento 67 comboios metropolitanos com o sistema CBTC de alto desempenho, operando totalmente automatizados com o mais alto grau de automatização, proporcionando um sistema de transporte coletivo eficiente, seguro e confortável, capaz de transportar até 3,6 milhões de pessoas diariamente, em plena capacidade. Com 64 quilómetros a rede é equipada com 67 comboios Siemens Mobility Inspiro;
O consórcio BACS liderado pela Bechtel, juntamente com as empresas de construção locais Almabani e Consolidated Contractors Company, e em colaboração com a Siemens Mobility, entregou com sucesso a Linha Azul (linha 1) e a Linha Vermelha (linha 2) do Metro de Riade , de 64 quilómetros, equipada com 67 comboios Siemens Mobility Inspiro para operações totalmente automatizadas e sem condutor. Isto marca uma conquista significativa no desenvolvimento do transporte público na capital, proporcionando aos residentes e visitantes um sistema de transporte coletivo rápido, seguro e ecológico. As operações de passageiros na Linha Azul da rede começaram no dia 1 de dezembro e a Linha Vermelha inicia oficialmente as operações de passageiros a 15 de dezembro.
Siemens constrói sistema de metro sem condutor em Riade
Este sistema de transporte de última geração não só satisfaz as atuais necessidades de transporte de Riade, como também apoia as crescentes exigências de mobilidade, à medida que a Arábia Saudita se prepara para co-organizar a Taça Asiática de Seleções de 2027, receber a Exposição Mundial de 2030, acolher o Campeonato Asiático de Seleções de 2034 Jogos e candidatura para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2034. A construção do projeto começou em 2013.
Michael Peter, CEO da Siemens Mobility, afirmou:
“Riade está a crescer rapidamente e a prosperar economicamente. Para apoiar uma população em crescimento, o Governo da Arábia Saudita está a implementar um dos maiores sistemas de transportes públicos do mundo. Este investimento cria uma rede de transportes eficiente, segura e sustentável, gera milhares de postos de trabalho e dinamiza a economia. As linhas Azul e Vermelha incluem operações totalmente automatizadas, permitindo intervalos mais curtos entre comboios para aumentar significativamente a capacidade de passageiros. Oferecem opções de viagens digitais e sustentáveis para os cidadãos de Riade e representam um projeto emblemático para o negócio Turnkey da Siemens Mobility.”
O impressionante projecto de transporte de massas de Riade consiste em seis linhas de metro que abrangem um total de 176 quilómetros, integrados com uma frota de 842 autocarros que cobrem 1.900 quilómetros de percurso. A Siemens Mobility desempenhou um papel crucial neste desenvolvimento, não só ao entregar 67 comboios Inspiro, mas também ao equipar a Linha Azul e a Linha Vermelha com a mais recente versão do Sistema de Controlo de Comboios Baseado em Comunicações [CBTC]. Para além do seu envolvimento no projeto do metro, a Siemens Mobility garantiu um contrato de serviço separado com a Capital Metro Company [CAMCO], uma joint-venture entre a RATP Dev e a SAPTCO, a operadora da Linha Azul e da Linha Vermelha. Este contrato compreende uma fase de mobilização, seguida da manutenção de todos os componentes e sistemas fornecidos pela Siemens Mobility, bem como da infraestrutura de via por mais três anos.
Metro Riyadh: comboios de metro automatizados e sem condutor
Os 41 comboios de quatro carruagens e outros 26 comboios sem condutor de duas carruagens baseados na plataforma Siemens Mobility Inspiro, são concebidos para as condições meteorológicas específicas da região. Um sistema de ar condicionado maior e mais potente garante condições climatéricas agradáveis no habitáculo. Além disso, os filtros e os sistemas de vedação reduzem a entrada de areia em áreas como o ar condicionado, nos sistemas de tração, nos travões e bogies.
Outra característica técnica notável é a capacidade de acoplar e desacoplar comboios automaticamente. Isto permite ao operador escolher remotamente quais os comboios que necessitam de ser acoplados ou desacoplados do centro de controlo de operações, permitindo comprimentos flexíveis de comboios com base na demanda da operação. Os comboios Inspiro oferecem informações abrangentes aos passageiros para anúncios e informações multimédia para melhorar as experiências de viagem. Os metros de Riade garantem um consumo energético otimizado, baixos custos de manutenção e elevada reciclabilidade. A entrega dos comboios de metro sem condutor a Riade começou em 2018, assinalando um marco significativo na implementação do Sistema de Transportes Públicos de Riade.
A Siemens Mobility tem impactado significativamente a infraestrutura de transportes do Reino desde 2006, assinalando 18 anos de contribuições transformadoras. A empresa implementou o primeiro Sistema Europeu de Controlo de Comboios no CCG (Conselho de Cooperação do Golfo) para a Linha Ferroviária Leste-Oeste, melhorando o transporte de passageiros e de carga entre Riade e Dammam. O seu envolvimento no Haramain High-Speed Rail sublinha a presença da empresa no Reino com soluções ferroviárias de alta velocidade. Além disso, a Siemens Mobility desempenhou um papel fundamental na eletrificação da linha do Metro Al Mashaaer Al Mugaddassah, melhorando a sua eficiência operacional.
Comments