
Concebido na Europa para condutores europeus, o novo Capri chega totalmente diferente de seu percursor, promete até 627 km de autonomia e fica disponível a partir de 40.300 euros.
Passados quase 40 anos, o lendário Ford Capri está de volta às estradas. Não só está de regresso, como foi totalmente reformulado para a era elétrica, prometendo entregar uma experiência de condução emocionante e requintada, perfeita para famílias que procuram um automóvel desportivo com uma grande personalidade, sem comprometer a vertente prática.
Apresentado pela primeira vez em 1969, propondo-se, então, aos clientes europeus como um coupé desportivo com um estilo e desempenho acessíveis, o Capri já se tornara num ícone do mundo automóvel aquando do fim da sua produção, em 1986. Durante todo esse período, foram produzidas mais de 1,8 milhões de unidades.
Revelado à imprensa portuguesa em Lisboa, o novo Ford Capri 100% elétrico, construído no moderno Centro de Veículos Elétricos da Ford em Colónia, já está disponível para encomenda.


Este coupé combina o design clássico e o espírito rebelde do Capri original com a tecnologia de ponta da propulsão elétrica.
Como refere a Ford, “Concebido na Europa especificamente para condutores europeus”, o novo Capri foi cuidadosamente desenvolvido pelos engenheiros da Ford em Colónia e na pista de testes da Ford em Lommel, de modo a proporcionar uma experiência de condução desportiva e rigorosa. A suspensão, a direção e o chassis foram ajustados para preservar a essência do Capri original, com um centro de gravidade baixo que maximiza a estabilidade em curva.
Combinando a engenharia alemã com o estilo americano, dispõe de cinco lugares em duas filas de bancos e está totalmente equipado para conduzir as famílias numa aventura com uma experiência digital excecional e uma dinâmica de condução adaptada aos clientes europeus.
Entre as suas funcionalidades contam-se o touchscreen móvel SYNC Move2 de 14,6 polegadas e um sistema de infotainment totalmente conectado, com um sistema áudio premium, integração de aplicações wireless e tecnologias avançadas de assistência ao condutor.


“O Capri clássico não se limitava a ter o visual de um coupé desportivo: o prazer de conduzir era uma grande caraterística do seu fascínio. Replicar esse encanto a partir do lugar do condutor foi muito importante para nós quando desenvolvemos o novo Capri 100% elétrico”,
afirmou Geert van Noyen, Diretor de Dinâmica de Veículos.
Pronto para qualquer aventura
O novo Capri exclusivamente elétrico conta com um vasto equipamento de série, incluindo grupos propulsores elétricos a bateria que permitem zero emissões durante a condução e até 627 km de autonomia com um único carregamento.
Disponível em duas versões, com apenas um motor e tração traseira (RWD) e com dois motores e tração integral (AWD), ambas equipadas com uma avançada bateria de iões de lítio de níquel-manganês[1]cobalto (NMC), o Capri oferece uma autonomia generosa e um ótimo desempenho, mesmo nas condições climatéricas mais exigentes da Europa.
A tecnologia de carregamento rápido do Capri é tão impressionante como o seu motor. Com até 185 kW de potência de carregamento no modelo AWD, são precisos apenas aproximadamente 26 minutos para obter uma carga de 10% a 80%. Além disso, a integração com a Rede de Carregamento BlueOval, que inclui a IONITY e a Allego, permite aos condutores aceder a mais de 800.000 pontos de carregamento na Europa, de forma fácil e segura, através da aplicação FordPass ou da tecnologia Plug & Charge.

Além da rapidez de carregamento, o Capri é igualmente potente na aceleração. O modelo AWD atinge os 100 km/h em 5,3 segundos, superando até o Ford Performance Focus ST. A sua capacidade de reboque de até 1.200 kg (AWD) adiciona ainda mais versatilidade a este automóvel excecionalmente refinado.
Com uma espaçosa bagageira de 572 litros ampliável através do compartimento extra com 17 litros, o Capri vem ainda com touchscreen central ajustável de 14,6 polegadas do sistema SYNC Move que pode ser levantado e baixado num ângulo superior a 30 graus, ajudando os condutores a encontrar facilmente a posição ideal para aceder às funções ativadas pelo touchscreen, ver a navegação ou simplesmente ajustar as suas preferências de estilo interior.
Este sistema oferece uma experiência de infotainment intuitiva e conectada. O equipamento de série inclui volante e bancos dianteiros aquecidos, banco do condutor com função de massagem e carregamento wireless para telefone.
O design interior de última geração inclui bancos desportivos com apoios de cabeça integrados e uma elegante barra de som para usufruir do áudio reproduzido através de dispositivos wireless conectados via Android Auto e Apple CarPlay.

O nível de equipamento Capri Premium acrescenta um sistema de som B&O com 10 altifalantes e iluminação interior ambiente. Além disso, os faróis caraterísticos do Capri passam de LED com máximos automáticos para LED Matriz Dinâmica com máximos sem encandeamento na versão Premium.
Para simplificar a compra e garantir um elevado nível de equipamento, a maioria dos elementos premium são de série.
Apenas algumas opções, como o teto panorâmico (mais de 1 m²) ou o Pack Condutor (com funções de assistência à condução), estão disponíveis como opcionais. O equipamento de série inclui o prático portão traseiro mãos-livres, ideal para aceder à bagageira com as mãos ocupadas, bem como head-up display, câmara de 360 graus e a inovadora tecnologia de Aassistente de Mudança de Faixa para ainda maior segurança e comodidade.
Este abrangente equipamento de série é complementado por mais de 15 tecnologias de assistência ao condutor, incluindo o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, e o sistema Alerta de Saída, concebido para evitar acidentes com ciclistas.
Comments